Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

O edifício principal do BCE

Um edifício moderno para um banco central moderno

O complexo de edifícios na Sonnemannstrasse 20 ficou concluído em novembro de 2014. Ao incorporar o Großmarkthalle (o antigo mercado abastecedor de fruta e produtos hortícolas de Frankfurt am Main), o conjunto arquitetónico combina elementos modernos e históricos e constitui uma referência urbana singular.

O edifício principal do BCE

A visão inicial subjacente ao edifício principal do BCE foi a de um mercado europeu único com a sua própria moeda. Em 2001, após uma reflexão cuidada, os terrenos do Großmarkthalle foram considerados adequados para o BCE construir um edifício próprio.

O edifício principal do BCE – da conceção à realização

Conceito energético

A eficiência energética foi um elemento fundamental na conceção do edifício. O edifício principal do BCE dispõe de um sistema de recolha de águas pluviais e de reciclagem e o calor gerado pelo centro de informática é utilizado no aquecimento dos escritórios. As condutas geotérmicas incorporadas nas fundações também servem para aquecer e arrefecer o edifício.

Leia mais sobre a proteção ambiental no BCE

Memorial

O período de 1941 a 1945 é um capítulo negro na história do Großmarkthalle. Nesses anos, a cave da ala leste foi utilizada para a deportação de judeus. No antigo centro de agrupamento, encontra‑se agora um memorial às vítimas do Holocausto.

Leia mais sobre o memorial Uma sobrevivente conta a sua história

Vídeo de imagens aceleradas

De mercado de fruta e produtos hortícolas a edifício principal do BCE: o percurso desde a conceção à realização abrangeu pouco mais de uma década e o novo edifício na zona leste de Frankfurt tornou‑se um contraponto aos arranha‑céus do centro da cidade.

Factos e números

185 m

Torre dupla de escritórios: 185 m de altura

250 m

Großmarkthalle: 250 m de comprimento

120 000 m2

Área total: 120 000 m2

700 árvores

700 árvores plantadas

6000 painéis

6000 painéis de vidro na fachada da torre de escritórios

73 km

73 km de juntas preenchidas na fachada

Todas as páginas desta secção