European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

Análise dos requisitos estatísticos do BCE

17 de Dezembro de 2004

O Banco Central Europeu (BCE) publica hoje um relatório em que são analisados os requisitos no domínio das estatísticas económicas gerais (“Review of the requirements in the field of General Economic Statistics”). O referido relatório define as necessidades do BCE no que respeita às estatísticas económicas para a área do euro, particularmente no que diz respeito a dados sobre preços e custos, contas nacionais, o mercado de trabalho, indicadores de curto prazo do produto e da procura e inquéritos a empresas e a consumidores. Estas estatísticas são, na maioria dos casos, produzidas pelo Eurostat e pelos institutos nacionais de estatística. O relatório é uma actualização de uma publicação semelhante divulgada em Agosto de 2000.

Desde a publicação do relatório anterior, foram feitos progressos consideráveis. Foram cumpridos vários requisitos do BCE relativamente às estatísticas económicas e estão em curso importantes iniciativas adicionais nesse domínio, que são apoiadas pelo BCE. Estas últimas incluem melhorias no quadro jurídico para as contas trimestrais dos sectores institucionais da área do euro e para os indicadores de curto prazo; a adopção e melhoria na disponibilização e na actualidade dos Principais Indicadores Económicos Europeus; uma melhor coordenação das políticas de divulgação e revisão desses indicadores, tanto a nível europeu com nacional; e métodos mais eficazes e eficientes para a compilação de estatísticas para a área do euro. Contudo, o actual relatório defende uma maior incidência sobre a compilação actualizada e fiável de agregados para a área do euro e inclui uma proposta no sentido da coordenação das políticas de divulgação e revisão das estatísticas económicas gerais nacionais com as necessidades de agregados para a área do euro.

O relatório visa obter um equilíbrio entre, por um lado, os requisitos do BCE e, por outro, a necessidade dos produtores de estatísticas de estabelecerem prioridades. Como consequência, os requisitos para o conjunto da área do euro foram, por regra, definidos com base nos padrões estatísticos alcançados pelos Estados-Membros da UE mais avançados neste âmbito. Os elevados padrões de actualidade e cobertura alcançados noutras áreas económicas são vistos como um objectivo a mais longo prazo, tendo igualmente em consideração os acordos institucionais específicos da UE.

O relatório encontra-se disponível no site do BCE, no seguinte endereço: http://www.ecb.europa.eu. O relatório, cuja versão em língua inglesa é hoje publicada, será em breve disponibilizado noutras línguas oficiais da Comunidade. Cópias da versão impressa poderão ser solicitadas por escrito à Divisão de Informação e Imprensa do BCE na morada abaixo indicada.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa