Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Moedas comemorativas de 2 euros – 2020

A informação divulgada nesta página foi retirada do Jornal Oficial da União Europeia, podendo, por conseguinte, apresentar ligeiras diferenças face a outros materiais publicados neste sítio Web.

Luxemburgo

Desenho: Nascimento do Príncipe Charles

Descrição: O núcleo da moeda exibe, ao centro, uma representação do Príncipe Charles, bem como as efígies dos seus pais, Suas Altezas Reais o Grão‑Duque Guillaume e a Grã‑Duquesa Stephanie. Abaixo das efígies, o texto “S.A.R de Prënz Charles” (Sua Alteza Real o Príncipe Charles) é seguido da data de nascimento (10 de maio de 2020). À esquerda, a inscrição “LËTZEBUERG”, que designa o país emissor, figura na vertical. O monograma (um “H” coberto por uma coroa) representa o Grão‑Duque Henri. A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 500 mil moedas

Data de emissão: dezembro de 2020

Portugal

Desenho: 730.º aniversário da Universidade de Coimbra

Descrição: O núcleo da moeda exibe a Torre da Universidade de Coimbra e uma composição visual de triângulos em representação dos telhados da universidade, sendo o mais alto o da Biblioteca Joanina, entre as letras “UNIVERSIDADE DE COIMBRA 730 ANOS PORTUGAL 2020”. Na coroa circular externa encontram‑se gravadas as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 360 mil moedas

Data de emissão: novembro de 2020

Eslováquia

Desenho: 20.º aniversário da adesão da Eslováquia à Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE)

Descrição: A metade superior direita da face nacional evoca o conceito de humanismo digital: circuitos impressos sob a forma de um cérebro humano, no centro do qual se encontra um círculo que representa um microprocessador. O brasão da Eslováquia é visível junto à parte inferior direita. Dentro do quadrado que se sobrepõe parcialmente à imagem principal, estão gravadas as inscrições “20. VÝROČIE” e “VSTUP SR DO OECD” (20.º aniversário da adesão da Eslováquia à OCDE). Abaixo do quadrado, encontra-se a designação do país emissor em eslovaco (SLOVENSKO) e o ano de emissão (2020), uma sobre o outro. Entre o quadrado e a parte esquerda do desenho, vê-se a insígnia da casa da moeda de Kremnica, que consiste nas letras “MK” (de “Mincovňa Kremnica”) gravadas entre dois cunhos. Abaixo da insígnia surgem as iniciais estilizadas (PV) do desenhador Peter Valach. Na coroa circular externa figuram as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 1 milhão de moedas

Data de emissão: novembro de 2020

Chipre

Desenho: 30.º aniversário do Instituto de Neurologia e Genética de Chipre

Descrição: O núcleo da moeda apresenta um “neurónio com as suas sinapses”, em referência às atividades realizadas pelo Instituto de Neurologia e Genética de Chipre, que celebra 30 anos de existência. O Instituto de Neurologia e Genética de Chipre é reconhecido internacionalmente e desempenha um papel ativo e essencial como centro de excelência nacional, regional e internacional para a prestação de serviços de alta qualidade, a investigação inovadora e o ensino de pós‑graduação. O nome do país emissor “KYΠΡΟΣ - KIBRIS” e a expressão “ΙΝΣΤΙTOYΤΟ ΝΕΥΡΟΛΟΓΊΑΣ & ΓΕΝΕΤΙKHΣ KYΠΡΟY 1990‑2020” (Instituto de Neurologia e Genética de Chipre 1990‑2020) estão inscritos em círculo em redor do núcleo. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 412 mil moedas

Data de emissão: quarto trimestre de 2020

Lituânia

Desenho: Património cultural da UNESCO – Kryžių Kalnas (Colina das Cruzes)

Descrição: O núcleo da moeda exibe a Colina das Cruzes: fragmentos de cruzes de madeira e de metal, que simbolizam a tradição do fabrico de cruzes e a cultura popular da Lituânia. O fabrico e o simbolismo das cruzes estão incluídos na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. São visíveis as seguintes inscrições: o nome do país emissor em lituano (LIETUVA), o ano de emissão (2020) na parte superior, “KRYŽIŲ KALNAS” (Colina das Cruzes) e, abaixo, a marca da casa da moeda lituana. O desenho é da autoria de Rytas Jonas Belevičius. Na coroa circular externa encontram-se gravadas as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 500 mil moedas

Data de emissão: quarto trimestre de 2020

Finlândia

Desenho: Väinö Linna – 100 anos

Descrição: A moeda celebra o famoso escritor finlandês Väinö Linna. Este ano assinala o centenário do seu nascimento em 1920. O núcleo da moeda reflete o trabalho de Väinö Linna numa fábrica de têxteis e exibe, além do seu rosto, letras como material e fios tecidos que atravessam os seus livros. À esquerda, encontra-se gravada a inscrição “VÄINÖ LINNA”. Na parte inferior figuram o ano de emissão (2020), o código do país emissor (FI) e a insígnia da casa da moeda. A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 800 mil moedas

Data de emissão: setembro a dezembro de 2020

Malta

Desenho: Jogos de crianças

Descrição: O núcleo da moeda apresenta uma combinação de jogos tradicionais populares entre as crianças maltesas, designadamente o jogo do berlinde, o jogo do pião e construir e fazer voar papagaios de papel. Exibe ainda a versão maltesa do jogo da macaca, conhecido localmente por “passju”. Três abelhas a voar em círculo fazem alusão a um canto popular, que as crianças maltesas cantam enquanto jogam. O nome do país emissor (MALTA) e o ano de emissão (2020) figuram igualmente no desenho. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 220 mil moedas

Data de emissão: outubro de 2020

Alemanha

Desenho: 50.º aniversário da genuflexão do chanceler Willy Brandt no monumento à Revolta do Gueto de Varsóvia

Descrição: A moeda exibe Willy Brandt – na altura, chanceler da Alemanha – ajoelhado perante o monumento aos Heróis do Gueto de Varsóvia como gesto de humildade. A Revolta do Gueto de Varsóvia de 1943 é evocada pelas imagens poderosas da composição. No núcleo da moeda, traçados num relevo extremamente fino, figuram símbolos incontornáveis: um candelabro judaico (menorá) de sete braços, as vítimas do gueto, bem como a genuflexão. O núcleo exibe também as iniciais do desenhador (na parte superior), a inicial da casa da moeda correspondente (A, D, F, G ou J), o ano de emissão (2020) na parte central esquerda, o código do país emissor (D) abaixo à direita e a inscrição “50 JAHRE KNIEFALL VON WARSCHAU” (50 anos da genuflexão em Varsóvia). Na coroa circular externa encontram-se gravadas as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 30 milhões de moedas

Data de emissão: outubro de 2020

França

Desenho: Investigação médica

Descrição: O núcleo da moeda apresenta o ser humano em união, sob a forma de um rosto gravado numa esfera. Enfrenta o infinitamente pequeno, representado por fragmentos de ADN gravados num círculo. Através do seu eixo oblíquo, esta alegoria simboliza a investigação e a sua inteligência a dominar o infinitamente pequeno, a estudá‑lo e a triunfar sobre as doenças. A indicação do país emissor (RF) está localizada na parte superior direita, enquanto a insígnia da casa da moeda e o ano de emissão (2020) são visíveis abaixo à esquerda. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 300 mil moedas

Data de emissão: outubro de 2020

Cidade do Vaticano

Desenho: 500.º aniversário da morte de Rafael

Descrição: O núcleo da moeda exibe um retrato de Rafael e dois anjos. À direita, em semicírculo, figura a inscrição “RAFFAELLO SANZIO”. Acima da imagem dos dois anjos surgem os anos 1520 e 2020 e, abaixo da mesma, o nome do Estado emissor (CITTA’ DEL VATICANO). Na parte inferior do núcleo, vê‑se o monograma da casa da moeda de Roma (R) e o nome da desenhadora Daniela Longo (D. LONGO). Na coroa circular externa, encontram‑se gravadas as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 101 mil moedas

Data de emissão: outubro de 2020

São Marino

Desenho: 250 anos da morte de Giambattista Tiepolo

Descrição: Na parte esquerda do núcleo, figura o busto de um anjo, um pormenor da pintura Agar ed Ismaele de Tiepolo, em exibição na Scuola Grande di San Rocco em Veneza, e as iniciais da desenhadora Claudia Momoni (CM). Na parte superior do núcleo, vê‑se o nome do pintor (TIEPOLO) e o monograma da casa da moeda de Roma (R). À direita do anjo, surgem os anos 1770 e 2020, bem como o nome do Estado emissor (SAN MARINO). A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 54 mil moedas

Data de emissão: agosto e setembro de 2020

Finlândia

Desenho: Universidades e sociedade – centenário da Universidade de Turku

Descrição: O desenho em rede representa a interação entre as universidades e a sociedade. Na parte superior do núcleo, vê‑se o ano de emissão (2020) e, na parte inferior direita, surge a insígnia da casa da moeda e, abaixo desta, o código do país emissor (FI). A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 800 mil moedas

Data de emissão: primavera/verão de 2020

Andorra

Desenho: Cinquentenário do sufrágio universal para as mulheres

Descrição: O núcleo da moeda exibe uma face feminina envolta em linhas em movimento perpétuo. Essas linhas são constituídas por nomes de mulheres em língua catalã, difíceis de ler individualmente, simbolizando a solidariedade das mulheres na luta pelos seus direitos. As inscrições “50 ANYS DEL SUFRAGI UNIVERSAL FEMENÍ” (50 anos do sufrágio universal para as mulheres) e “ANDORRA 1970‑2020” completam o desenho. Estas inscrições estão também integradas no movimento das linhas para reforçar a importância do aniversário comemorado. A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 60 mil moedas

Data de emissão: segundo semestre de 2020

Eslovénia

Desenho: 500 anos do nascimento de Adam Bohorič

Descrição: A moeda tem como motivo principal uma frase multilingue extraída da capa da gramática de latim‑esloveno de Bohorič, intitulada “Proste zimske urice”. Exibida na parte inferior esquerda do núcleo da moeda, a frase em esloveno está escrita em ortografia bohoričica (cujo nome deriva de Adam Bohorič), facilmente reconhecível devido à utilização da letra “f” típica. Sob a frase em esloveno, figura o equivalente em latim, ilustrando o contributo de Bohorič para o mundo académico internacional. Na parte superior do núcleo, vê‑se, em semicírculo, a inscrição “ADAM BOHORIČ1520 / SLOVENIJA 2020”. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 1 milhão moedas

Data de emissão: segundo semestre de 2020

Letónia

Desenho: Cerâmica da Latgália

Descrição: A moeda é dedicada à cerâmica da Latgália. Esta cerâmica tradicional existiu durante longos períodos em duas regiões – a Latgália e a Curlândia –, tendo sobrevivido apenas na Latgália, onde foi passada de geração em geração. A cerâmica da Latgália faz parte do cânone da cultura letã. O núcleo da moeda exibe uma peça característica da cerâmica da Latgália – um candelabro de barro. Exibe também a inscrição “LATGALES KERAMIKA” (cerâmica da Latgália), o nome do país emissor em letão (LATVIJA) e o ano de emissão (2020). Na coroa circular externa, figuram as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 412 mil moedas

Data de emissão: segundo trimestre de 2020

França

Desenho: Charles de Gaulle

Descrição: O núcleo da moeda apresenta dois perfis de Charles de Gaulle em dois momentos diferentes. O perfil em segundo plano mostra Charles de Gaulle com o uniforme de general do exército, da época do apelo de 18 de junho de 1940 ou da libertação de Paris. O perfil em primeiro plano representa Charles de Gaulle na época do seu segundo mandato presidencial. À esquerda, sobrepondo‑se às efígies, surge a menção RF semi‑integrada numa cruz de Lorena, símbolo da França livre escolhido pelo general de Gaulle em 1940. Inscritos na cruz de Lorena, figuram também os anos de nascimento (1890) e de morte (1970) do general, bem como o ano de emissão (2020). A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 18 061 940 moedas

Data de emissão: junho de 2020

Andorra

Desenho: 27.ª Cimeira Ibero‑Americana em Andorra

A 27.ª Cimeira Ibero‑Americana de Chefes de Estado e de Governo realiza‑se no Principado de Andorra em 2020. Andorra, o mais recente e mais pequeno membro da Conferência Ibero‑Americana, acolhe esta reunião ao mais alto nível político, na qual participam 19 países da América Latina, além de Espanha, Portugal e Andorra, os quais visam colaborar em prol de objetivos comuns, como o desenvolvimento sustentável.

Descrição: O núcleo da moeda exibe uma árvore formada por silhuetas humanas e rodas dentadas. As silhuetas humanas simbolizam a integração da sociedade, da cultura e da educação para alcançar um futuro sustentável. As rodas dentadas simbolizam a sinergia do movimento entre as ideias e as propostas dos participantes na cimeira. Na parte inferior direita do núcleo, junto à árvore, figura o logótipo da 27.ª Cimeira, constituído por três triângulos na parte superior, que representam as cores da bandeira andorrana, e por seis triângulos na parte inferior, que representam a abertura de Andorra aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em torno da árvore, vê‑se a inscrição “XXVII CIMERA IBEROAMERICANA ANDORRA 2020“ (27.ª Cimeira Ibero‑Americana Andorra 2020). Na coroa circular externa, encontram‑se representadas as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 73 500 moedas

Data de emissão: junho de 2020

Mónaco

Desenho: 300 anos do nascimento do Príncipe Honoré III

Descrição: A moeda tem como motivo principal um retrato do Príncipe Honoré III. À esquerda deste, figura o nome “HONORÉ III” e, à direita, a designação do Estado emissor (MONACO). Na parte inferior do núcleo, surge, em semicírculo, a inscrição “1720 – Naissance – 2020”. Na coroa circular externa, figuram as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 15 mil moedas

Data de emissão: junho de 2020

Itália

Desenho: 150.º aniversário do nascimento de Maria Montessori

Descrição: A moeda exibe um retrato de Maria Montessori, em composição geométrica, com alguns elementos didáticos retirados do seu sistema educativo. Na parte direita do núcleo, figuram, no centro, as iniciais do país emissor (RI, de República Italiana). Na parte inferior do núcleo, vê‑se, à esquerda, o monograma da casa da moeda de Roma (R) e, à direita, as iniciais da desenhadora Luciana De Simoni (LDS). O ano de nascimento da pedagoga italiana (1870) surge na parte superior do núcleo e o ano de emissão de moeda (2020) na parte inferior. Em torno da parte inferior esquerda do retrato, encontra‑se gravado o nome “MARIA MONTESSORI”. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 3 milhões de moedas

Data de emissão: junho de 2020

Grécia

Desenho: Centenário da união da Trácia com a Grécia

Descrição: O núcleo da moeda reproduz uma moeda antiga com um grifo da cidade de Abdera, na Trácia. Em torno do núcleo figuram, em semicírculo, as inscrições “CENTENÁRIO DA UNIÃO DA TRÁCIA COM A GRÉCIA” e “REPÚBLICA HELÉNICA”, bem como o ano de emissão (2020) e uma palmeta (a insígnia da casa da moeda grega). Vê‑se também, à esquerda, o monograma do desenhador George Stamatopoulos. A região da Trácia, situada no nordeste do país, foi unida à Grécia após o final da Primeira Guerra Mundial. A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 750 mil moedas

Data de emissão: maio de 2020

Bélgica

Desenho: Jan van Eyck

Descrição: O núcleo da moeda reproduz um retrato do famoso pintor flamengo Jan van Eyck, a sua assinatura e uma paleta, na qual figuram as iniciais do desenhador da moeda Luc Luycx (LL) e dois pincéis. Na parte superior do núcleo, encontra‑se inscrito, em semicírculo, o nome “J. van Eyck”. Na parte inferior do núcleo, vê‑se a insígnia da casa da moeda de Utrecht (o caduceu de Mercúrio), dado que é a casa da moeda neerlandesa a emitir as moedas, e a marca do mestre‑gravador belga (o brasão do município de Herzele). À direita do retrato, surgem o código do país emissor (BE) e o ano de emissão (2020). A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 155 mil moedas

Data de emissão: maio de 2020

Portugal

Desenho: 75.º aniversário das Nações Unidas

Descrição: A moeda exibe o logótipo da Organização da Nações Unidas (ONU). Na parte superior do núcleo, figuram o ano de emissão (2020), o nome do país emissor (PORTUGAL) e a inscrição “UN 75 YEARS”. Abaixo das iniciais “UN” e da palavra “YEARS”, são indicados os equivalentes em português, respetivamente “ONU” e “ANOS”. À esquerda, vê‑se o nome da instituição emissora (CASA DA MOEDA) e, à direita, o nome do gravador (ANDRÉ LETRIA). Na coroa circular externa, estão representadas as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 510 mil moedas

Data de emissão: maio de 2020

Malta

Desenho: Templos pré‑históricos de Skorba (Património Mundial da UNESCO)

Descrição: A moeda tem como motivo principal os templos pré‑históricos de Skorba, situados perto da aldeia de Zebbiegh, no noroeste de Malta. O complexo é constituído por dois templos, construídos lado a lado sobre os vestígios de uma povoação muito mais antiga, descobertos fora do complexo de templos. Skorba não tem a monumentalidade de outros templos das ilhas maltesas. Contudo, o sítio reveste‑se da mais elevada importância, já que permitiu aos arqueólogos reconstituir a cronologia cultural pré‑histórica de Malta e determinar que as ilhas foram habitadas pela primeira vez por volta do ano 5000 AC. Na parte superior do núcleo, vê‑se a inscrição “SKORBA TEMPLES 3600‑2500 BC”. Na parte inferior, surge o nome do país emissor (MALTA) e, abaixo deste, o ano de emissão (2020). Na coroa circular externa, encontram‑se gravadas as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 170 mil moedas

Data de emissão: maio de 2020

Cidade do Vaticano

Desenho: Centenário do nascimento do Papa João Paulo II

Descrição: O núcleo da moeda exibe um retrato do Papa João Paulo II, a casa onde nasceu e a basílica perto da sua casa em Wadowice, na Polónia. Na parte superior esquerda, figura, em semicírculo, a inscrição “PAPA GIOVANNI PAOLO II”. À direita, surgem os anos 1920 e 2020, bem como o monograma da casa da moeda de Roma (R). Na parte inferior, vê‑se, em semicírculo, o nome do Estado emissor (CITTÁ DEL VATICANO). Abaixo da imagem da basílica, figura o nome do desenhadora da moeda Gabriella Titotto (G. TITOTTO) e as iniciais da gravadora Maria Angela Cassol, seguidas da abreviatura italiana de “gravadora” (M.A.C. INC). A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 101 mil moedas

Data de emissão: maio de 2020

São Marino

Desenho: 500 anos da morte de Rafael

Descrição: O núcleo da moeda reproduz o perfil da Virgem Maria, um detalhe do fresco Madonna di Casa Santi, a primeira obra‑prima do ainda muito jovem Rafael, pintada na casa da família, em Urbino, que alberga atualmente a prestigiosa Academia Raffaello. O fresco apresenta a Virgem Maria com o Menino Jesus adormecido no seu colo, transmitindo uma delicada intimidade entre mãe e filho, um tema recorrente na produção artística do pintor. Na parte superior direita do núcleo, vê‑se o nome do Estado emissor (SAN MARINO) e os anos 1520 e 2020. Na parte inferior, figura o nome “RAFFAELLO”, bem como, à direita, as iniciais da desenhadora Annalisa Masini (AM) e, à esquerda, o monograma da casa da moeda de Roma (R). A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 54 mil moedas

Data de emissão: março de 2020

Lituânia

Desenho: Aukštaitija – série dedicada às regiões etnográficas lituanas

Descrição: O núcleo da moeda apresenta um escudo de armas, com um cavaleiro de armadura brandindo uma espada na mão direita. O escudo é erguido por dois anjos que, simbolicamente, exaltam e protegem Aukštaitija, uma das mais importantes regiões da Lituânia e o berço do país. Abaixo destes, o listel exibe o lema “Considera o mundo inteiro como a tua pátria” em latim (PATRIAM TUAM MUNDUM EXISTIMA). Na parte superior do núcleo, surgem o nome do país emissor em lituano (LIETUVA) e o ano de emissão (2020). Na parte inferior, figuram o símbolo da casa da moeda lituana e a palavra “AUKŠTAITIJA”. A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 500 mil moedas

Data de emissão: março de 2020

Estónia

Desenho: Bicentenário da descoberta da Antártida

A descoberta está ligada à Estónia, porque um dos primeiros homens a ver a Antártida, em 1820, foi Fabian Gottlieb von Bellingshausen, um marinheiro alemão do Báltico, nascido em Saaremaa, que documentou a descoberta.

Descrição: A moeda tem como motivo um veleiro. O seu núcleo exibe também o nome “Fabian Gottlieb von Bellingshausen”, a inscrição “ANTARKTIKA 200”, a designação do país emissor em estónio (EESTI) e o ano de emissão (2020). Na coroa circular externa, figuram as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 750 mil moedas

Data de emissão: março de 2020

Espanha

Desenho: Aragão e a arquitetura mudéjar aragonesa – série dedicada ao Património Mundial Natural e Cultural da UNESCO

Descrição: O núcleo da moeda exibe uma imagem da Torre de El Salvador de Teruel. À esquerda da torre, figura o nome do país emissor (ESPAÑA) na vertical e, à direita da mesma, a insígnia da casa da moeda, com o ano de emissão (2020) imediatamente abaixo. Na parte superior do núcleo, em semicírculo, vê‑se a inscrição “ARQUITECTURA MUDEJAR DE ARAGÓN”. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 4 milhões de moedas

Data de emissão: fevereiro de 2020

Alemanha

Desenho: Brandeburgo – série dedicada aos estados federados alemães

Descrição: A moeda tem como motivo o Palácio de Sanssouci. Na parte superior do núcleo, surgem a insígnia da casa da moeda correspondente (A, D, F, G ou J), as iniciais do desenhador e o ano de emissão (2020). Na parte inferior, figuram a inscrição “BRANDENBURG” e o código do país emissor (D). A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 30 milhões de moedas

Data de emissão: fevereiro de 2020

Bélgica

Desenho: Ano Internacional da Fitossanidade 2020

Descrição: O núcleo da moeda exibe o logótipo oficial do Ano Internacional da Fitossanidade, que simboliza as folhas, e a legenda “International year of plant health”. As folhas representam as plantas saudáveis, fonte do oxigénio que respiramos, dos alimentos que comemos e de toda a vida na terra. Esta imagem positiva das folhas protegidas contra pragas e doenças fatais forma um círculo, que representa o mundo e sublinha o modo como a fitossanidade e a proteção das plantas constituem uma questão mundial. A fitossanidade é a chave para erradicar a fome, reduzir a pobreza, proteger o ambiente e impulsionar o desenvolvimento económico. Dado que será a casa da moeda neerlandesa a emitir as moedas, na parte direita do núcleo, vê‑se a insígnia da casa da moeda de Utrecht (o caduceu de Mercúrio). Na parte esquerda, surge a marca do mestre‑gravador belga (o brasão do município de Herzele) e, na parte inferior, figuram o código do país emissor (BE) e o ano de emissão (2020). A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 755 mil moedas

Data de emissão: fevereiro de 2020

Estónia

Desenho: Centenário do Tratado de Paz de Tartu

Este Tratado foi assinado entre a Estónia e a Rússia soviética em 2 de fevereiro de 1920. Fixou a fronteira oriental da Estónia, pondo termo à guerra da independência do país.

Descrição: No núcleo da moeda, vê‑se uma árvore com ramos, que ocultam as palavras “TARTU RAHU” (Tratado de Paz de Tartu). Vê‑se também o nome do país emissor em estónio (EESTI) e a data de emissão (2 de fevereiro de 2020). A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 1 milhão de moedas

Data de emissão: fevereiro de 2020

Itália

Desenho: 80 anos da fundação do Corpo Nazionale dei Vigili del Fuoco (o serviço nacional de bombeiros italiano)

Descrição: O núcleo da moeda exibe o logótipo do serviço nacional de bombeiros italiano. À esquerda do logótipo, figuram as iniciais do país emissor (RI, de República Italiana) e, à direita do mesmo, o ano de emissão (2020), com o monograma da casa da moeda de Roma (R) imediatamente abaixo. Na parte inferior do núcleo, encontram‑se gravadas as iniciais da desenhadora Luciana De Simoni (LDS) e, na parte superior, em semicírculo, a inscrição “CORPO NAZIONALE DEI VIGILI DEL FUOCO”. A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 3 milhões de moedas

Data de emissão: janeiro de 2020

Luxemburgo

Desenho: Bicentenário do nascimento do Príncipe Henri

Descrição: O núcleo da moeda apresenta, à direita, a efígie de Sua Alteza Real, o Grão‑Duque Henri e, à esquerda, a efígie do Príncipe Henri. Na parte inferior do núcleo, figuram o nome do país emissor (LUXEMBOURG) e, abaixo desde, o ano de emissão (2020). À esquerda das efígies, vê‑se, em semicírculo, a inscrição “Prince Henri D’Orange‑Nassau” e, abaixo da efígie do Príncipe Henri, os anos do seu nascimento e morte (1820‑1879). Na coroa circular externa, encontram‑se gravadas as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 500 mil moedas

Data de emissão: janeiro de 2020

Grécia

Desenho: 2500 anos da Batalha de Termópilas

Descrição: O núcleo da moeda exibe um capacete grego antigo. Em torno do núcleo, figuram, em semicírculo, as inscrições “2500 ANOS DA BATALHA DE TERMÓPILAS” e “REPÚBLICA HELÉNICA”. Também gravados na face da moeda estão o ano de emissão (2020) e uma palmeta (a insígnia da casa da moeda grega). Na parte inferior direita do capacete, surge o monograma do desenhador (George Stamatopoulos). Embora tenha terminado em derrota para os gregos, a Batalha de Termópilas continua a ser um símbolo intemporal de resistência heróica. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 750 mil moedas

Data de emissão: janeiro de 2020