Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Moedas comemorativas de 2 euros – 2006

Cidade do Vaticano

Desenho: 5.º centenário da Guarda Suíça Pontifícia

Descrição: A moeda apresenta um guarda suíço a prestar juramento de lealdade ao Papa. A inscrição “GUARDIA SVIZZERA PONTIFICIA” forma um semicírculo em torno do guarda. Abaixo da bandeira, figura o nome do Estado emissor (CITTÀ DEL VATICANO). No lado esquerdo, acima da assinatura do gravador (O. ROSSI) e ao longo do mastro da bandeira, encontra‑se inscrito o ano 1506. No lado direito, acima do símbolo da casa da moeda (R), surge o ano de emissão (2006). A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 100 mil moedas

Data de emissão: novembro de 2006

São Marino

Desenho: 500 anos da morte de Cristóvão Colombo

Descrição: A moeda exibe um retrato de Cristóvão Colombo e três caravelas. Na parte superior do núcleo, figura, em semicírculo, o nome do Estado emissor (SAN MARINO) e, à direita, uma rosa dos ventos e o monograma da casa da moeda de Roma (R). Na parte inferior do núcleo, figura a menção “1506 – 2006”, inscrita num pergaminho. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 120 mil moedas

Data de emissão: outubro de 2006

Finlândia

Desenho: 100.º aniversário do sufrágio universal e igualitário

Descrição: No núcleo da moeda, figuram dois rostos, um masculino e outro feminino, separados por uma linha. Do lado esquerdo dos rostos, é exibida a data “1.10.1906” e, do lado direito, “20 FI 06”, ou seja, o ano de emissão com o código do país emissor (FI) no meio. A marca da casa da moeda (M) surge junto aos dois rostos. A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 2,5 milhões de moedas

Data de emissão: outubro de 2006

Bélgica

Desenho: Atomium

Descrição: No núcleo da moeda, figura uma representação do Atomium e, à direita da imagem, vê‑se as iniciais do gravador (LL). Junto à base do Atomium, surgem os dois símbolos da casa da moeda. A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia, a inicial do país emissor (B) e o ano de emissão (2006).

Volume de emissão: 5 milhões de moedas

Data de emissão: abril de 2006

Alemanha

Desenho: Schleswig‑Holstein – série dedicada aos estados federados alemães

Descrição: No núcleo da moeda, figura uma representação da Holstentor, a porta emblemática da cidade de Lübeck, e, abaixo desta, a expressão “Schleswig‑Holstein”, o primeiro dos 16 estados federados da Alemanha a ser objeto de comemoração numa moeda de euro. As iniciais do gravador (HH) surgem à direita da imagem e, à esquerda, a insígnia da casa da moeda, representada pelas letras A, D, F, G ou J, dependendo da casa da moeda responsável pela cunhagem. Na coroa circular externa, figuram o ano de emissão (2006), as 12 estrelas da União Europeia e o nome do país emissor em alemão (BUNDESREPUBLIK DEUTSCHLAND).

Volume de emissão: 30 milhões de moedas

Data de emissão: fevereiro de 2006

Itália

Desenho: XX Jogos Olímpicos de Inverno – Turim 2006

Descrição: O núcleo da moeda apresenta a figura curvilínea de um esquiador em ação. Acima do esquiador, vê‑se a expressão “GIOCHI INVERNALI” (Jogos de Inverno) e, à esquerda deste, para identificar a localização, a palavra “TORINO” e a imagem de um dos edifícios emblemáticos de Turim, a Mole Antonelliana. Os monogramas da República Italiana (RI) e da casa da moeda (R) surgem também à esquerda do esquiador. O ano de emissão (2006) e as iniciais da desenhadora Maria Carmela Colaneri (MCC) surgem à direita da figura. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 40 milhões de moedas

Data de emissão: janeiro de 2006

Luxemburgo

Desenho: 25.º aniversário do Grão‑Duque Guillaume, herdeiro do trono

Descrição: O núcleo da moeda exibe a efígie de Sua Alteza Real o Grão‑Duque Henri, sobreposta à efígie do Grão‑Duque Guillaume, herdeiro do trono. O ano de emissão (2006) surge abaixo das efígies, flanqueado pela letra S e pela insígnia da casa da moeda. A designação do país emissor em luxemburguês (LËTZEBUERG) figura acima das efígies. A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 1,1 milhões de moedas

Data de emissão: janeiro de 2006