O BCE decide sobre as etapas seguintes do projecto da sua nova sede
Com base numa análise aprofundada, o Conselho do BCE decidiu que a construção da nova sede do BCE em Frankfurt am Main será novamente submetida a concurso, sob a forma de aproximadamente 15 empreitadas específicas, cujos concursos serão lançados durante 2009.
Com a abertura de novo procedimento para a execução da obra, pretende-se aumentar a concorrência para a realização do projecto. No final de 2009, com base nos resultados dos vários concursos, o Conselho do BCE decidirá se prosseguirá ou não com o projecto. Em caso afirmativo, as obras na área do anterior mercado grossista de Frankfurt (o Grossmarkthalle) continuarão em 2010, prevendo-se que terminem no início de 2014.
O BCE permanece totalmente empenhado em respeitar o limite de custos de cerca de 500 milhões de euros (a preços constantes de 2005), inicialmente estimado para a construção da sua nova sede, projectada pelo gabinete de arquitectura vienense COOP HIMMELB(L)AU.
Os arquitectos e projectistas darão início ao plano de execução em Janeiro de 2009. Paralelamente, será lançado o processo de contratação para a gestão global das obras.
Para mais pormenores sobre a nova sede do BCE, consultar http://www.ecb.europa.eu/ecb/premises. Os vários concursos serão também publicados no Jornal Oficial da União Europeia.
Banco Central Europeu
Direção-Geral de Comunicação
- Sonnemannstrasse 20
- 60314 Frankfurt am Main, Alemanha
- +49 69 1344 7455
- media@ecb.europa.eu
A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.
Contactos de imprensa