Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Moedas comemorativas de 2 euros – 2008

Cidade do Vaticano

Desenho: Ano Paulino – bimilenário do nascimento de São Paulo

Descrição: A moeda reproduz a conversão de Paulo a caminho da cidade de Damasco, apresentada como pano de fundo. Encandeado por uma luz celeste, o cavalo de Paulo empina‑se e Paulo cai. À esquerda da imagem, figura o nome do Estado emissor (CITTÀ DEL VATICANO) e, à direita, a inscrição “ANNO SANCTO PAULO DICATO”, bem como o ano de emissão (2008), o monograma da casa da moeda (R) e o nome do desenhador (VEROI). As iniciais da gravadora Luciana De Simoni (L.D.S. INC.) surgem abaixo da imagem. Na coroa circular externa, figuram as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 100 mil moedas

Data de emissão: outubro de 2008

Finlândia

Desenho: 60.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Descrição: Desenhada pelo escultor Tapio Kettunen, a moeda exibe um ser humano dentro de um coração e, abaixo, a inscrição “HUMAN RIGHTS” (direitos humanos). O código do país emissor (FI), a inicial do gravador (K) e a insígnia da casa da moeda surgem na parte inferior do núcleo da moeda, figurando o ano de emissão (2008) na parte superior. As 12 estrelas da União Europeia são apresentadas em torno da coroa circular externa.

Volume de emissão: 1,5 milhões de moedas

Data de emissão: outubro de 2008

Portugal

Desenho: 60.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Descrição: A moeda apresenta, no topo do núcleo, a esfera armilar e o escudo português e, imediatamente abaixo, o nome do país emissor (PORTUGAL) e o ano de emissão (2008). Na parte inferior do núcleo, figura um desenho geométrico e a legenda “60 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS”, seguida da inscrição “Esc. J. Duarte INCM” em carateres de dimensão reduzida. Na coroa circular externa, figuram as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 1 milhão de moedas

Data de emissão: setembro de 2008

França

Desenho: Presidência francesa do Conselho da União Europeia no segundo semestre de 2008

Descrição: A moeda exibe a inscrição “PRÉSIDENCE FRANÇAISE UNION EUROPÉENNE” (Presidência francesa da União Europeia), flanqueada pelo ano de emissão (2008), à esquerda, e as iniciais do país emissor (RF, de República Francesa), à direita. A insígnia da casa da moeda e a marca do gravador figuram abaixo da inscrição, respetivamente à esquerda e à direita. As 12 estrelas da União Europeia são apresentadas em torno da coroa circular externa.

Volume de emissão: 20 milhões de moedas

Data de emissão: julho de 2008

Eslovénia

Desenho: 500 anos do nascimento de Primož Trubar

Descrição: A moeda exibe a efígie de Primož Trubar de perfil. Em semicírculo, surgem, à esquerda da efígie, o nome “PRIMOŽ TRUBAR” e a inscrição “1508 – 1586” e, abaixo à direita, o nome do país emissor em esloveno (SLOVENIJA) e o ano de emissão (2008). A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 1 milhão de moedas

Data de emissão: maio de 2008

Bélgica

Desenho: 60.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Descrição: A moeda apresenta linhas curvas em torno de um retângulo, onde figura o número 60. Acima do retângulo, vê‑se o ano de emissão (2008) e, abaixo, a inscrição “UNIVERSAL DECLARATION OF HUMAN RIGHTS” (Declaração Universal dos Direitos Humanos). Na parte inferior, surge o nome do país nas três línguas oficiais (BELGIE – BELGIQUE – BELGIEN). A insígnia da casa da moeda e a marca do gravador figuram, respetivamente, à esquerda e à direita. A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 5 milhões de moedas

Data de emissão: maio de 2008

São Marino

Desenho: Ano Europeu do Diálogo Intercultural

Descrição: A moeda exibe cinco silhuetas humanas como símbolo das culturas das cinco regiões da Europa, bem como os textos sagrados das diferentes comunidades. Abaixo da imagem, vê‑se a inscrição “ANNO EUROPEO DEL DIALOGO INTERCULTURALE” (Ano Europeu do Diálogo Intercultural) e, no topo, a designação do Estado emissor (SAN MARINO) e o ano de emissão (2008). As iniciais do artista Ettore Lorenzo Frapiccini (E.L.F.) figuram na parte direita do núcleo e o monograma da casa da moeda (R) na parte esquerda. A coroa circular externa apresenta as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 130 mil moedas

Data de emissão: abril de 2008

Itália

Desenho: 60.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Descrição: O núcleo da moeda apresenta um homem e uma mulher e os símbolos do direito à paz (ramo de oliveira), do direito à alimentação (espiga de trigo), do direito ao trabalho (roda dentada) e do direito à liberdade (arame farpado). O monograma da República Italiana (RI) e o ano de emissão (2008) surgem entre as duas figuras. A parte inferior da imagem exibe aros quebrados formando o número 60 e a inscrição “DIRITTI UMANI” (direitos humanos). As iniciais da artista Maria Carmela Colaneri (MCC) e o monograma da casa da moeda (R) surgem à direita. A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 5 milhões de moedas

Data de emissão: abril de 2008

Luxemburgo

Desenho: Grão‑Duque Henri e o Château de Berg

Descrição: A moeda tem com o motivo a efígie do Grão‑Duque Henri e o Château de Berg, a residência oficial. No topo, é exibido o ano de emissão (2008), flanqueado pela insígnia da casa da moeda e a marca do gravador. O nome do país emissor em luxemburguês (LËTZEBUERG) figura na parte inferior do núcleo. A coroa circular externa reproduz as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 1,3 milhões de moedas

Data de emissão: fevereiro de 2008

Alemanha

Desenho: Hamburgo – série dedicada aos estados federados alemães

Descrição: A moeda exibe a igreja barroca de St. Michaelis, popularmente conhecida como “Michel”, que, tal como a inscrição abaixo da imagem indica, é um dos símbolos da cidade e estado federado de Hamburgo. Na coroa circular externa, figuram o ano de emissão (2008), as 12 estrelas da União Europeia e a designação do país emissor em alemão (BUNDESREPUBLIK DEUTSCHLAND). A insígnia da casa da moeda é exibida à direita, na parte superior do núcleo da moeda.

Volume de emissão: 30 milhões de moedas

Data de emissão: fevereiro de 2008