COMUNICADO

BCE adota parecer sobre a nomeação da sua futura presidente

25 de julho de 2019

  • O Conselho do BCE não tem objeções à candidata proposta, Christine Lagarde.

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) adotou hoje um parecer sobre a recomendação do Conselho da União Europeia relativa à nomeação da futura presidente do BCE.

O Conselho do BCE não tem objeções à candidata proposta, Christine Lagarde, que é uma pessoa de reconhecida competência e com experiência profissional nos domínios monetário ou bancário, conforme exigido pelo artigo 283.º, n.º 2, do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia. Christine Lagarde assumiu o cargo de diretora executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI) em julho de 2011.

Na sequência do parecer do Conselho do BCE e da adoção de um parecer pelo Parlamento Europeu, o Conselho Europeu nomeará a nova presidente. O parecer do Conselho do BCE será publicado em breve no Jornal Oficial da União Europeia e disponibilizado no sítio do BCE em todas as línguas oficiais da União Europeia.

Uma vez nomeada, Christine Lagarde sucederá a Mario Draghi, cujo mandato de oito anos como presidente do BCE termina em 31 de outubro de 2019.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Peter Ehrlich (tel.: +49 69 1344 8320).

Contactos de imprensa