Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

Posição do Conselho do Banco Central Europeusobre questões cambiais relativas aos países aderentes

18 de Dezembro de 2003

O Conselho de BCE publicou hoje a sua posição sobre questões cambiais relativas aos países aderentes, que passarão a fazer parte da União Europeia em Maio de 2004.

Os dez novos Estados-Membros irão todos aderir � União Europeia com o estatuto de Estados-Membros que beneficiam de uma derrogação no âmbito da União Económica e Monetária (UEM). Tal significa que, embora não adoptem imediatamente o euro, terão de realizar todos os esforços necessários no sentido da sua adopção quando cumprirem os critérios de convergência estabelecidos no Tratado que institui a Comunidade Europeia. Este prevê que, a determinada altura, após a adesão, os novos Estados-Membros passarão a participar no Mecanismo de Taxas de Câmbio II (MTC II).

A posição hoje publicada destina-se a ajudar a orientar o processo de integração monetária dos futuros Estados-Membros e encontra-se disponível nas actuais e futuras línguas oficiais da Comunidade Europeia no site do BCE (www.ecb.europa.eu).

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa