European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • COMUNICADO

BCE seleciona “Cultura europeia” e “Rios e aves” como possíveis temas para as futuras notas de euro

30 de novembro de 2023

  • Os temas “Cultura europeia” e “Rios e aves” foram escolhidos como possíveis temas.
  • Um grupo consultivo proporá motivos até ao final de 2024.
  • Está previsto que, em 2026, o Conselho do BCE escolha os desenhos finais e decida a data de início da produção e emissão das novas notas.

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) selecionou os temas “Cultura europeia” e “Rios e aves” como possíveis temas para as futuras notas de euro. A decisão tem em conta os resultados, publicados hoje num relatório, dos inquéritos realizados no verão de 2023 para o público europeu exprimir as suas preferências relativamente aos sete temas pré‑selecionados.

No inquérito encomendado pelo BCE, o tema “Cultura europeia” foi o mais popular (21%) entre as pessoas da área do euro, seguindo‑se “Rios: as águas da vida na Europa” (18%) e “Aves: livres, resilientes e inspiradoras” (17%). O inquérito abrangeu uma amostra representativa de 23 377 pessoas.

O BCE realizou o mesmo inquérito online em julho e agosto de 2023, atraindo um número recorde de mais de 365 mil respostas de pessoas na Europa. Os resultados desse inquérito complementam as conclusões do inquérito representativo. Os temas identificados como preferidos foram os mesmos três, mas com uma ordem de preferência diferente. Em ambos os inquéritos, os restantes quatro temas tiveram uma adesão substancialmente mais baixa.

A fim de refletir as preferências do público o mais amplamente possível, o Conselho do BCE aprovou a combinação dos temas “Rios: as águas da vida na Europa” e “Aves: livres, resilientes e inspiradoras” num só tema relacionado com a natureza.

“Estamos muito satisfeitos com a forte participação no nosso inquérito online”, afirmou a presidente do BCE, Christine Lagarde. “Ambos os temas escolhidos têm em comum a ideia de interligar a Europa e os europeus, o que está em consonância com o nosso objetivo de tornar as notas mais significativas para pessoas de todas as idades e origens.”

O Conselho do BCE decidiu criar um grupo consultivo que, até ao final de 2024, deverá propor motivos para os temas selecionados. Posteriormente, será realizado um concurso para o desenho das novas notas e os cidadãos e cidadãs da Europa terão novamente a oportunidade de manifestar as suas preferências quanto às opções de desenho.

“As notas são um símbolo da unidade europeia, agora e no futuro. Estamos empenhados em assegurar que toda a gente possa escolher como paga, seja com numerário ou através de pagamentos digitais”, afirmou Piero Cipollone, membro da Comissão Executiva do BCE.

Está previsto que o BCE decida em 2026 sobre os desenhos finais e o início da produção e emissão das novas notas. Uma vez tomada a decisão de produção de novas notas, demorará ainda vários anos até serem emitidas as primeiras notas.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Belén Pérez Esteve (tel.: +49 173 533 4269) ou Nicos Keranis (tel.: +49 172 758 7237).

Notas

  1. O BCE e os bancos centrais nacionais da área do euro têm o dever de assegurar que as notas de euro permanecem um meio de pagamento inovador, seguro e eficiente. O desenvolvimento, com regularidade, de novas séries de notas é uma prática corrente de todos os bancos centrais. Num mundo em que as tecnologias de reprodução de notas evoluem rapidamente e em que os falsificadores conseguem aceder facilmente a informação e materiais, é necessário emitir notas novas regularmente. Além das considerações de segurança, o BCE está empenhado em reduzir o impacto ambiental das notas de euro ao longo de todo o seu ciclo de vida, tornando‑as também mais significativas e inclusivas para europeus de todas as idades e origens, incluindo grupos vulneráveis, como pessoas cegas e amblíopes. Para mais pormenores, ver a página do sítio do BCE dedicada às futuras notas de euro.
  2. O tema das notas de euro atualmente em circulação é “Épocas e estilos” e os motivos principais de cada nota são janelas, pórticos e pontes que ilustram os estilos arquitetónicos de vários períodos da história europeia. Para mais informações, ver a página do sítio do BCE dedicada aos elementos do desenho das notas de euro.
  3. Os dois temas selecionados são definidos da seguinte forma:
  • “Cultura europeia” – A riqueza do património cultural europeu e a dinâmica dos setores culturais e criativos reforçam a identidade europeia, forjando um sentimento partilhado de pertença. A cultura promove os valores comuns, a inclusão e o diálogo na Europa e no resto do mundo. Une as pessoas.
  • “Rios e aves” – Os rios e as aves não reconhecem fronteiras, simbolizando a liberdade e a unidade entre os europeus, assim como a nossa ligação com a natureza. A Europa dispõe de uma grande variedade de rios e aves que nos inspiram e nos recordam a nossa responsabilidade de proteger o ambiente.
CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa