Síntese da declaração de política monetária – outubro de 2022
O que decidimos?
Aumentámos de novo as taxas de juro em 0,75 pontos percentuais
O nosso objetivo é reduzir a inflação, que continua a ser demasiado alta. Seguir‑se‑ão mais aumentos, que dependerão da evolução da economia e da inflação.
Ajustámos também alguns dos nossos outros instrumentos
Para ajudar a combater a inflação, tornámos as operações de refinanciamento de prazo alargado direcionadas menos atrativas para os bancos.
O que se passa na economia?
A inflação é demasiado elevada e permanecerá alta durante algum tempo
Os preços estão a subir no conjunto da economia. Os preços muito elevados dos produtos energéticos continuam a ser a principal razão. Os problemas de abastecimento estão a diminuir, mas ainda estão a fazer subir os preços. A taxa de câmbio também contribuiu para a inflação, ao encarecer as importações.
A economia enfraquecerá nos próximos meses...
A fraqueza da economia durará provavelmente até ao final do ano e continuará no início de 2023. A inflação elevada, os problemas de abastecimento de gás e as preocupações com o futuro significam que as pessoas estão a comprar menos e as empresas a reduzir a produção.
...embora muitas pessoas tenham emprego
O desemprego ainda é baixo e estão a ser criados novos postos de trabalho. Contudo, esta situação pode mudar com o enfraquecimento da economia.
A economia mundial também apresenta um crescimento mais lento
As perspetivas são mais incertas, sobretudo devido à guerra da Rússia contra a Ucrânia. Em todo o mundo, os bancos centrais também estão a aumentar as taxas de juro para combater a inflação.
Para mais pormenores
DECISÕES DE POLÍTICA MONETÁRIA
Neste comunicado, encontra o que o Conselho do BCE decidiu sobre as taxas de juro e os instrumentos de política monetária na sua reunião mais recente.
ComunicadoDECLARAÇÃO DE POLÍTICA MONETÁRIA
Leia a explicação das razões subjacentes às mais recentes decisões de política monetária.
Declaração de política monetária