Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • Comunicado

Declaração após a reunião ad hoc do Conselho do BCE

15 de junho de 2022

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) reuniu-se hoje para debater a atual situação nos mercados. Desde que o processo gradual de normalização da política monetária foi iniciado em dezembro de 2021, o Conselho do BCE comprometeu-se a atuar contra o ressurgimento de riscos de fragmentação. A pandemia deixou vulnerabilidades duradouras na economia da área do euro, as quais estão efetivamente a contribuir para uma transmissão desigual da normalização da nossa política monetária entre jurisdições.

Com base nesta avaliação, o Conselho do BCE decidiu aplicar flexibilidade no reinvestimento dos reembolsos previstos no âmbito da carteira do programa de compra de ativos devido a emergência pandémica (pandemic emergency purchase programme – PEPP), com vista a preservar o funcionamento do mecanismo de transmissão da política monetária, uma condição prévia para que o BCE possa cumprir o seu mandato de manutenção da estabilidade de preços. Além disso, o Conselho do BCE decidiu mandatar os comités do Eurosistema pertinentes, bem como os serviços do BCE, para acelerar a conclusão da conceção de um novo instrumento contra a fragmentação para apreciação pelo Conselho do BCE.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Paul Gordon (tel.: +49 69 1344 23476).

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa