- A periodicidade das reuniões do Conselho do BCE consagradas à política monetária será de seis semanas.
- Os períodos de manutenção de reservas serão alargados para seis semanas de forma a coincidirem com o novo calendário.
- O BCE pretende publicar relatos das discussões sobre a política monetária a partir de janeiro de 2015.
O Banco Central Europeu (BCE) comunica hoje que as reuniões do Conselho do BCE consagradas à política monetária passarão a realizar-se com uma periodicidade de seis semanas, a partir de janeiro de 2015. As reuniões não dedicadas à política monetária continuarão a ter lugar, pelo menos, uma vez por mês.
Os períodos de manutenção de reservas (durante os quais os bancos estão obrigados a deter, em média, um montante mínimo de reservas junto do Eurosistema) serão alargados de quatro para seis semanas, a fim de coincidirem com a nova periodicidade das reuniões consagradas à política monetária.
O BCE anuncia ao mesmo tempo o seu compromisso de publicar relatos regulares das reuniões do Conselho do BCE dedicadas à política monetária. Pretende-se que a publicação desses relatos ─ a qual será calendarizada de modo a que o relato da reunião anterior seja divulgado antes da data da reunião seguinte ─ tenha início em janeiro de 2015.
O calendário de reuniões revisto será finalizado na reunião de 16 de julho do Conselho do BCE e publicado imediatamente a seguir no sítio do BCE.
Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Niels Bünemann (tel.: +49 69 1344 6594).