Estatísticas

Finalidade

O objetivo das estatísticas do BCE consiste em proporcionar os dados necessários para o cumprimento das funções do Sistema Europeu de Bancos Centrais. Embora sirvam à execução da principal atribuição de condução da política monetária na área do euro, as estatísticas do BCE são igualmente fornecidas ao Comité Europeu do Risco Sistémico para fins de supervisão macroprudencial do sistema financeiro. Além disso, o BCE disponibiliza essas estatísticas e a respetiva informação de base ao público em geral e aos participantes no mercado.

Quem as produz?

Um memorando de acordo estabelece as responsabilidades do BCE e da Comissão Europeia (ou seja, do Eurostat) relativamente às estatísticas económicas e financeiras ao nível da União Europeia:

  • o BCE é o principal responsável pelas estatísticas monetárias e financeiras, as estatísticas relativas às reservas internacionais do Eurosistema e as estatísticas referentes às taxas de câmbio nominais e efetivas do euro;
  • o Eurostat é o principal responsável pelas estatísticas económicas gerais;
  • ambos partilham a responsabilidade pelas estatísticas relativas à balança de pagamentos e às contas não financeiras desagregadas por setor institucional.

Onde podem ser consultadas?

As estatísticas do BCE são disponibilizadas gratuitamente na secção: Statistics, do sítio do BCE, e podem ser descarregadas nas páginas do serviço de divulgação de estatísticas online do BCE, o Statistical Data Warehouse.