Quadro institucional

Conselho do BCE

O Conselho do BCE é responsável pela tomada de decisões macroprudenciais. Estas aplicam-se a todos os países e bancos abrangidos pelo Mecanismo Único de Supervisão, ou seja, os países da área do euro e outros países da União Europeia cujas autoridades nacionais tenham assinado acordos de cooperação estreita com o BCE.

Fórum Macroprudencial

O Fórum Macroprudencial é composto pelo Conselho do BCE e pelo Conselho de Supervisão do BCE. É uma plataforma para discussões regulares a alto nível, que reúne perspetivas microprudenciais e macroprudenciais de toda a Europa.

Comité de Estabilidade Financeira

O Conselho do BCE e o Fórum Macroprudencial são apoiados pelo Comité de Estabilidade Financeira, composto por representantes do BCE, dos bancos centrais nacionais e das autoridades de supervisão. O Comité de Estabilidade Financeira proporciona uma plataforma para a realização de avaliações de risco conjuntas e a coordenação de políticas entre o BCE e as autoridades nacionais.

Cooperação com autoridades e organismos europeus e internacionais

O BCE coopera estreitamente com outras instituições e organismos europeus, tais como as Autoridades Europeias de Supervisão, incluindo a Autoridade Bancária Europeia, e o Comité Europeu do Risco Sistémico, no desenvolvimento dos quadros europeus de supervisão, regulamentação e resolução.

O BCE contribui também para os debates sobre políticas regulamentares e de supervisão, tanto na esfera internacional (por exemplo, no âmbito do Conselho de Estabilidade Financeira e do Comité de Basileia de Supervisão Bancária), como na esfera europeia (por exemplo, ao nível da Comissão Europeia).