Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Decisões tomadas pelo Conselho do BCE (para além das decisões sobre as taxas de juro)

Agosto de 2006

Questões operacionais

Calendários indicativos para as operações de leilão do Eurosistema e para os períodos de manutenção de reservas mínimas

Em 26 de Julho de 2006, o Conselho do BCE aprovou os calendários indicativos para as operações de leilão do Eurosistema e para os períodos de manutenção de reservas mínimas em 2007. Os pormenores são fornecidos em dois comunicados de imprensa divulgados, em todas as línguas oficiais comunitárias, a 28 de Julho de 2006 no site do BCE.

Sistemas de pagamentos e infra-estruturas de mercado

A ligação do Banka Slovenije ao TARGET

Em 3 de Agosto de 2006, o Conselho do BCE aprovou a ligação do Banka Slovenije ao sistema TARGET, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2007. Neste contexto, foi adoptada uma nova orientação do BCE que altera a Orientação BCE/2005/16, de 30 de Dezembro de 2005, relativa a um sistema de transferências automáticas transeuropeias de liquidações pelos valores brutos em tempo real (TARGET) (BCE/2006/11). A orientação foi publicada no Jornal Oficial da UE em 12 de Agosto de 2006 e pode ser consultada também no site do BCE.

Utilização de garantias transfronteiras

Em 3 de Agosto de 2006, o Conselho do BCE decidiu prolongar para além de 2007 o modelo de banco central correspondente (MBCC) utilizado para a transferência transfronteiras de garantias nas operações de política monetária e de crédito intra-diário do Eurosistema.

Pareceres sobre legislação

Parecer do BCE sobre legislação grega relativa à protecção do consumidor

Em 25 de Julho de 2006, a pedido do banco central grego, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre o estabelecimento de um regime de protecção do consumidor no âmbito das funções de supervisão prudencial do Bank of Greece e outras disposições relacionadas com esta matéria (CON/2006/38). O parecer está disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre a supervisão bancária na Polónia

Em 2 de Agosto de 2006, a pedido da assembleia nacional polaca, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre uma alteração da composição da Comissão de Supervisão Bancária (CON/2006/39). O parecer, juntamente com o comunicado relacionado, estão disponíveis no site do BCE.

Parecer do BCE sobre a aceitação do penhor de activos como garantia junto do Nationale Bank van België/Banque Nationale de Belgique

Em 3 de Agosto de 2006, a pedido do Ministério das Finanças belga, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre uma alteração aos Estatutos do Nationale Bank van België/Banque Nationale de Belgique relativamente à aceitação do penhor de activos como garantia das suas operações de crédito. (CON/2006/40). O parecer está disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre a imposição de reservas mínimas na Eslovénia

Em 10 de Agosto de 2006, e a pedido do Banka Slovenije, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre reservas mínimas (CON/2006/41). O parecer está disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre as condições de filiação das cooperativas de crédito cipriotas

Em 23 de Agosto de 2006, a pedido da autoridade para o desenvolvimento e supervisão das sociedades cooperativas de Chipre, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre as condições de filiação de cooperativas de crédito num organismo central  (CON/2006/42). O parecer está disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre a transição para o euro na Eslovénia

Em 25 de Agosto de 2006, a pedido do Banka Slovenije, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre a base jurídica da passagem para o euro fiduciário e do fornecimento e sub-fornecimento prévios de notas e moedas de euro (CON/2006/43). O parecer está disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre a alteração dos estatutos do Banque d’Italia

Em 25 de Agosto de 2006, e a pedido do Banca d’Italia, o BCE adoptou um parecer sobre uma revisão geral dos Estatutos do Banca d’Italia (CON/2006/44). O parecer está disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre as regras de reprodução de notas na República Checa

Em 28 de Agosto de 2006, a pedido do Ceská národní banka, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre a reprodução de notas, moedas e outros símbolos monetários na República Checa (CON/2006/45). O parecer está disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre legislação húngara relativa a pagamentos

Em 30 de Agosto de 2006, a pedido do Magyar Nemzeti Bank e do Ministério das Finanças húngaro, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre projectos de disposições legislativas húngaras relativas ao regime das operações de pagamento e aos serviços de pagamento e instrumentos de pagamento electrónico (CON/2006/46. O parecer será disponibilizado em breve no site do BCE.

Notas de banco

Orientação do BCE relativa ao câmbio de notas

Em 24 de Julho de 2006, o Conselho do BCE adoptou uma orientação relativa ao câmbio de notas de banco após a fixação irrevogável das taxas de conversão com vista à introdução do euro (BCE/2006/10). A orientação foi publicada no Jornal Oficial da UE em 5 de Agosto de 2006 e pode ser consultada também no site do BCE.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa