Como o BCE presta contas pelas suas ações?

10 de julho de 2015

As ações do BCE afetam 340 milhões de pessoas e milhões de empresas na área do euro. Mais especificamente, influenciam as suas decisões de poupança e investimento, bem como a contração e disponibilização de empréstimos. Por esta razão, o BCE presta, e precisa de prestar, contas pelas suas ações e esforça-se por explicar a sua atuação ao público, aos representantes eleitos dos cidadãos europeus e a outros interessados, tais como os meios de comunicação social e os mercados financeiros.

Enquanto instituição da União Europeia, o BCE presta formalmente contas aos cidadãos da Europa através do Parlamento Europeu. Este requisito está consagrado nos tratados da União Europeia, os quais especificam igualmente os diferentes canais de prestação de informação, que incluem um diálogo regular entre o Presidente do BCE e o Parlamento Europeu.

Responsabilização

Os membros da Comissão Executiva do BCE não só cumprem as obrigações estatutárias, como também abordam regularmente a evolução económica, a política monetária e outras questões importantes em discursos e entrevistas concedidas aos meios de comunicação social. Os textos destas intervenções são publicados no sítio Web do BCE maioritariamente em inglês, sendo alguns traduzidos para uma ou mais línguas. Desde o início de 2015, além de realizar uma conferência de imprensa imediatamente a seguir às reuniões do Conselho do BCE dedicadas à política monetária, o BCE publica também relatos das mesmas, a fim de aumentar a transparência das suas ações.