European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
Ver a versão em língua inglesa desta página, para obter a informação mais atualizada disponível.

Comité de Governadores dos Bancos Centrais dos Estados‑Membros da Comunidade Económica Europeia (1964 – 1993)

O Comité de Governadores (“CdG” ou “Comité”) foi instituído em 1964 com o intuito de promover a cooperação entre os bancos centrais dos Estados‑Membros, mediante a realização de consultas e o intercâmbio de informações sobre as políticas monetárias e as medidas pertinentes a adotar sobre a matéria, com especial incidência nos mercados de crédito, monetário e cambial.

Em 1990, o Comité de Governadores viu o seu papel reforçado no quadro da Primeira Fase da União Económica e Monetária (UEM). O seu mandato foi alargado no sentido de incluir o contributo para a coordenação das políticas monetárias e cambiais, consideradas essenciais para garantir a estabilidade de preços e assegurar o bom funcionamento do Sistema Monetário Europeu (SME).

O Comité reunia habitualmente em Basileia nas instalações do Banco de Pagamentos Internacionais (Bank for International Settlements – BIS), que proporcionava apoio logístico e de secretariado. Diversos grupos de trabalho e de ação contribuíram com as suas competências analíticas até 1990, ano em que a Unidade de Estudos Económicos foi integrada no Secretariado e foram instituídos, como subestruturas formais, o Subcomité de Política Monetária, o Subcomité de Política Cambial e o Subcomité de Supervisão Bancária.

Em janeiro de 1994, o Comité de Governadores deu lugar ao Instituto Monetário Europeu (IME) e, pouco depois, a sede oficial foi transferida para Frankfurt am Main.

Os registos do Comité de Governadores, em suporte de papel, estão distribuídos por 581 caixas. Abrangem sobretudo documentação de reuniões, documentos de trabalho e relatórios do Comité de Governadores e do respetivo Comité de Suplentes, bem como dos subcomités e dos grupos de peritos em política monetária, divisas e movimentos de capitais, supervisão bancária e outras matérias da competência dos bancos centrais. Integram também documentos ligados às relações com instituições e fóruns europeus e internacionais. Os documentos – redigidos, na sua maioria, em inglês, francês e alemão – dizem respeito predominantemente ao período de 1964 a 1993 (incluindo algumas cópias de documentos da década de 1950).

CdG 1 Estatuto e organização

A secção 1 abrange a instituição e a organização interna do Comité de Governadores. Inclui igualmente questões relacionadas com recursos humanos, administração financeira, comunicação e sistemas de comunicação.

1962, 1964 – 1994

CdG 1.1 Fundação, questões internas e constituição

Esta subsecção abrange o enquadramento institucional e organizativo utilizado para estabelecer o Comité de Governadores e descreve o trabalho realizado pelo Secretariado e pela Unidade de Estudos Económicos para apoiar o Comité. Inclui ainda o regulamento interno, os programas de trabalho, as eleições para a presidência, a composição dos grupos de trabalho e dos subcomités e documentação relacionada com recursos humanos e a política de recrutamento.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1964 – 1994

CdG 1.2 Administração financeira

Esta subsecção abrange a partilha de despesas e de custos pelo Comité de Governadores e o Fundo Europeu de Cooperação Monetária, assim como os registos do Comité de Assuntos Financeiros no período de 1990 a 1994.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1964 – 1993 (em particular, 1982 – 1993)

CdG 1.3 Comunicação e sistemas de comunicação

Esta subsecção reúne os comunicados de imprensa e os discursos proferidos pelos governadores e altos funcionários entre 1985 e 1993, bem como a instalação do sistema de telecomunicações em 1971.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
CdG 2 Reuniões e pareceres profissionais

A secção 2 contém documentação das reuniões do Comité de Governadores e do Comité de Suplentes, assim como os relatórios anuais do Comité de Governadores e da Unidade de Estudos Económicos.

1964 – 1993

CdG 2.1 Reuniões do Comité de Governadores

Esta subsecção contém ordens de trabalho, atas e documentos das reuniões do Comité de Governadores que tiveram lugar entre 6 de julho de 1964 e 14 de dezembro de 1993 e cuja divulgação pública foi autorizada.

1973 – 1993

CdG 2.2 Reuniões e relatórios do Comité de Suplentes

Esta subsecção contém documentação das reuniões do Comité de Suplentes que tiveram lugar entre 1973 e 1993, programas de trabalho e uma série de relatórios e documentos preparatórios da Primeira e Segunda Fases da UEM, a partir de 1990.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1989 – 1994

CdG 2.3 Relatórios da Unidade de Estudos Económicos

Esta subsecção inclui os programas de trabalho da Unidade de Estudos Económicos e uma série de relatórios, notas, memorandos e outras contribuições sobre políticas monetárias e orçamentais, competitividade internacional e agregados monetários.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1991 – 1993

CdG 2.4 Relatórios anuais do Comité de Governadores

Esta subsecção contém o primeiro (1990/1991) e o segundo (1992) relatórios anuais, bem como os trabalhos preparatórios associados.

CdG 3 Coordenação das operações e políticas monetárias

A secção 3 inclui os princípios da política, das operações e da harmonização monetárias a partir do início da década de 1960 até 1993, além das atividades relacionadas com a chamada “Serpente no Túnel”, ou seja, a primeira tentativa de redução das taxas de câmbio entre as moedas da Comunidade, na sequência do declínio do sistema de Bretton Woods (1972 – 1974). Inclui igualmente as operações referentes ao SME e à Unidade de Conta Europeia (European Currency Unit – ECU) de 1979 até ao termo do mandato do Comité, em 1993. Os documentos contidos nesta secção não estão estritamente relacionados com certos grupos de peritos ou fóruns, sendo também incluído um número considerável de documentos que não foram produzidos pelo Comité, como é o caso dos documentos elaborados pela Comissão Europeia.

1964 – 1993

CdG 3.1 Integração monetária europeia desde a década de 1960

Esta subsecção contém documentos que enunciam as grandes orientações para a cooperação e a convergência das políticas monetárias e económicas europeias, os esforços preliminares para realizar a UEM e as discussões sobre a Primeira Fase da UEM. Abrange também questões relacionadas com o alargamento da Comunidade Económica Europeia (CEE) e a cooperação entre os bancos centrais.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1968 – 1993 (em particular, 1970 – 1993)

CdG 3.2 Intervenções e taxas de câmbio durante o período da “Serpente Monetária” e do SME

Esta subsecção inclui documentação relacionada com a assistência a curto e a médio prazo prestada à Comunidade e o respetivo quadro de empréstimos. Compreende ainda documentação sobre intervenções em moedas da Comunidade no âmbito do SME.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1978 – 1993

CdG 3.3 Desenvolvimento e manutenção do SME

Esta subsecção reúne documentos relativos à instituição do SME, como o acordo que estabelece os procedimentos operacionais (1979), além de propostas, discussões, relatórios, trabalhos académicos e discursos sobre o seu desenvolvimento. Inclui ainda um conjunto de documentos sobre a utilização do ECU e o funcionamento e a crise do mecanismo de taxas de câmbio (MTC).

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1982 – 1994 (em particular, 1989 – 1993)

CdG 3.4 Trabalhos preparatórios para o IME e o Sistema Europeu de Bancos Centrais

Esta subsecção reúne os trabalhos preparatórios realizados para a Segunda e Terceira Fases da UEM e as disposições organizativas no contexto da transição do Comité de Governadores para o IME. Compreende também os anteprojetos dos Estatutos do IME e dos Estatutos do Sistema Europeu de Bancos Centrais e do Banco Central Europeu, bem como a nomeação do primeiro presidente do IME, Alexandre Lamfalussy.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
CdG 4 Questões e grupos de peritos sobre divisas/movimentos de capitais

A secção 4 inclui observações, dossiês de reuniões, propostas de políticas, práticas e estatísticas relativas a divisas e movimentos de capitais. Abrange igualmente as primeiras tentativas no sentido de desenvolver uma abordagem europeia harmonizada, organizadas principalmente por grupos de peritos. Alguns destes grupos funcionaram ao longo de muitos anos, tendo produzido numerosos relatórios.

1969 – 1994

CdG 4.1 Concertação e acompanhamento

Esta subsecção contém documentação de reuniões do Grupo de Concertação (1973 – 1993) e do Grupo de Acompanhamento (1987 – 1993). Abrange igualmente os princípios e os quadros relativos às intervenções e às taxas de juro e de câmbio, bem como os relatórios mensais sobre a evolução dos mercados cambiais dos países cujos bancos centrais participaram no processo de concertação entre 1974 e 1994.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1960 – 1963, 1965 – 1969, 1974 – 1976

CdG 4.2 Questões relativas a movimentos de capitais, reuniões e relatórios de grupos de peritos sobre movimentos de capitais a curto prazo

Esta subsecção inclui documentação de reuniões e relatórios do Comité de Peritos sobre Movimentos de Capitais a Curto Prazo (1967 – 1969) e do Grupo de Trabalho sobre Movimentos de Capitais a Curto Prazo (1974 – 1976). Compreende também uma série de documentos sobre questões relacionadas com movimentos de capitais.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1970 – 1990

CdG 4.3 Reuniões e relatórios dos grupos de peritos presididos por Hubert Ansiaux, Marcel Théron, Pierre Barre, François Heyvaert e Henning Dalgaard

Esta subsecção abrange documentação de reuniões e o relatório final do Grupo de Peritos presidido por Hubert Ansiaux, incumbido de responder a diversas questões suscitadas pelo então primeiro‑ministro do Luxemburgo, Pierre Werner, sobre a redução das margens de flutuação entre as moedas dos Estados‑Membros da Comunidade e a criação de um fundo destinado a regularizar os câmbios (1970), além de outras matérias. Esta subsecção inclui ainda documentação de reuniões e relatórios do Grupo de Peritos constituído em 1970 e presidido por Marcel Théron (1970 – 1974), Pierre Barre (1974), François Heyvaert (1974 – 1982) e Henning Dalgaard (1983 – 1990). Os relatórios incidem sobre diversos problemas de ordem técnica colocados pela concertação, a redução das margens de flutuação entre as moedas dos Estados‑Membros da Comunidade, o funcionamento do acordo de Basileia, o sistema de intervenções multidivisas, a mobilização das reservas de ouro, a liquidação intracomunitária de saldos, o sistema intracomunitário de taxas de câmbio e os procedimentos operacionais do SME e do ECU.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1985 – 1993

CdG 4.4 Reuniões e relatórios do Subcomité de Política Cambial

Esta subsecção contém documentação de reuniões (1990 – 1992) e os trabalhos preparatórios realizados com vista à elaboração de relatórios periódicos e especiais. Os 14 relatórios periódicos incluem a análise anual da evolução do SME.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
CdG 5 Questões e grupos de peritos sobre política e oferta monetárias

A secção 5 inclui dossiês de reuniões e relatórios de grupos de peritos em assuntos monetários desde a década de 1970.

1970 – 1981

CdG 5.1 Reuniões e relatórios do Grupo de Trabalho sobre Harmonização dos Instrumentos de Política Monetária

Esta subsecção inclui documentação de reuniões e relatórios do Grupo de Trabalho sobre Harmonização dos Instrumentos de Política Monetária (1970 – 1981).

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1973 – 1993

CdG 5.2 Reuniões e relatórios do Grupo de Peritos presidido por Adriaan Willem Bastiaanse e Robert Raymond

Esta subsecção contém documentação de reuniões do Grupo de Peritos constituído em 1973 e presidido por Adriaan Willem Bastiaanse (1973 – 1980) e Robert Raymond (1981 – 1990). Este grupo centrou‑se na evolução da oferta de moeda nos países da Comunidade em 1973 e 1974, bem como na evolução monetária em 1974 e 1975, na situação monetária entre 1975 e 1978 e nas políticas monetárias nos Estados‑Membros da CEE entre 1978 e 1990, tendo elaborado relatórios periódicos sobre estas matérias. Elaborou também relatórios especiais, nomeadamente o relatório sobre as finanças e os défices públicos (1981 – 1990).

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1989 – 1993

CdG 5.3 Reuniões e relatórios do Subcomité de Política Monetária

Esta subsecção reúne documentação de reuniões e os trabalhos preparatórios realizados com vista à elaboração de relatórios periódicos e especiais. Dos relatórios periódicos fazem parte o relatório anual sobre as intenções de política monetária e a análise anual das políticas monetárias na Comunidade. Inclui igualmente a análise mensal dos principais desenvolvimentos macroeconómicos nos países da CEE (também designada por “Pequeno Livro Verde”) entre novembro de 1987 e dezembro de 1993.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
CdG 6 Questões e grupos de peritos sobre supervisão bancária

A secção 6 abrange as fases iniciais de coordenação das questões de supervisão bancária, as discussões relativas à legislação nacional e internacional, bem como as atividades do Subcomité de Supervisão Bancária e respetivas subestruturas nos inícios da década de 1990. Compreende ainda as atividades do Comité de Basileia de Supervisão Bancária neste domínio.

1932, 1964 – 1993

CdG 6.1 Aspetos e iniciativas em matéria de supervisão

Esta subsecção reúne documentos relativos à coordenação de iniciativas no domínio da legislação sobre supervisão bancária e do intercâmbio de dados entre bancos centrais em matéria de créditos externos e riscos. Abrange também os trabalhos do Grupo Ad Hoc sobre Legislação Bancária Americana (1974 – 1978).

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1978, 1986 – 1993

CdG 6.2 Reuniões e relatórios do Subcomité de Supervisão Bancária

Esta subsecção inclui documentação de reuniões e os trabalhos preparatórios realizados para a elaboração de relatórios. Compreende ainda um conjunto de artigos e documentos referentes à supervisão bancária nos Estados‑Membros da CEE e em países terceiros, bem como documentos relacionados com a transposição da Segunda Diretiva de Coordenação Bancária para o direito interno dos Estados‑Membros e a cooperação entre as autoridades de supervisão bancária.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1974 – 1975, 1987 – 1994

CdG 6.3 Reuniões e relatórios de grupos de peritos em supervisão bancária

Esta subsecção inclui documentação de reuniões e relatórios das subestruturas do Subcomité de Supervisão Bancária, nomeadamente o Grupo de Trabalho sobre Registos de Crédito, o Grupo de Trabalho sobre Fragilidade Financeira e o Grupo de Trabalho sobre Conglomerados Financeiros. Abrange ainda as relações com o Grupo de Contacto das Autoridades de Supervisão Bancária a partir da década de 1970.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1975 – 1994

CdG 6.4 Atividades do Comité de Basileia de Supervisão Bancária

Esta subsecção inclui documentação relativa a reuniões, contactos e diversas questões de supervisão bancária, como os riscos de mercado, a adequação dos fundos próprios das instituições de crédito e a definição de normas mínimas.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
CdG 7 Questões e grupos de peritos sobre a contabilidade dos bancos centrais

A secção 7 abrange as reuniões e as atividades do Grupo de Trabalho sobre Assuntos Contabilísticos e das respetivas subestruturas no início da década de 1990.

1991 – 1993

CdG 7.1 Reuniões e relatórios do Grupo de Trabalho sobre Assuntos Contabilísticos

Esta subsecção inclui documentação de reuniões e os trabalhos preparatórios realizados para a elaboração de relatórios. Compreende também os inquéritos sobre as metodologias contabilísticas aplicadas pelos bancos centrais.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1990 – 1991

CdG 7.2 Reuniões e relatórios de grupos de peritos sobre assuntos contabilísticos

Esta subsecção reúne documentação de reuniões e relatórios do Grupo de Ação para os Assuntos Contabilísticos e do Grupo de Trabalho Ad Hoc sobre a Distribuição de Rendimentos.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
CdG 8 Questões técnicas e organizativas e grupos de peritos sobre a moeda europeia

A secção 8 abrange as reuniões e as atividades do Grupo de Trabalho sobre a Impressão e a Emissão de uma Nota de Banco Europeia e das respetivas subestruturas no início da década de 1990.

1991 – 1993

CdG 8.1 Reuniões e relatórios do Grupo de Trabalho sobre a Impressão e a Emissão de uma Nota de Banco Europeia

Esta subsecção inclui documentação de reuniões e os trabalhos preparatórios realizados com vista à elaboração de relatórios (1993), bem como documentos sobre as relações com o Grupo dos Diretores das Casas da Moeda e a União Europeia de Cegos.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1992 – 1994

CdG 8.2 Reuniões e relatórios dos grupos de peritos sobre uma moeda europeia

Esta subsecção contém documentação de reuniões e documentos de trabalho, assim como relatórios elaborados pelas subestruturas do Grupo de Trabalho sobre a Impressão e a Emissão de uma Nota de Banco Europeia, designadamente pelo Grupo de Ação para o Desenho, o Grupo de Ação para a Emissão, o Grupo de Ação para a Tecnologia de Segurança, o Grupo de Ação para Inquéritos, o Grupo de Ação para Cenários e o Grupo de Ação para o Cálculo de Custos.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
CdG 9 Questões e grupos de peritos sobre sistemas de pagamentos e liquidação de títulos

A secção 9 reúne as atividades analíticas e de coordenação relacionadas com os sistemas de pagamentos nos países da Comunidade, predominantemente no final da década de 1980 e no início da década de 1990, centrando‑se sobretudo no Grupo de Trabalho sobre Sistemas de Pagamentos na Comunidade Europeia. Inclui também documentos não elaborados pelo Comité de Governadores.

1990 – 1994

CdG 9.1 Reuniões e relatórios do Grupo de Trabalho Ad Hoc / Grupo de Trabalho sobre Sistemas de Pagamentos na Comunidade Europeia

Esta subsecção compreende documentação de reuniões e os trabalhos preparatórios realizados com vista à elaboração de relatórios. Abrange igualmente documentação relacionada com as reuniões efetuadas com representantes de bancos privados.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1984 – 1985, 1989 – 1993

CdG 9.2 Iniciativas e coordenação de sistemas de pagamentos pelo Grupo de Trabalho Ad Hoc / Grupo de Trabalho sobre Sistemas de Pagamentos na Comunidade Europeia

Esta subsecção inclui documentação sobre iniciativas de coordenação dos sistemas de pagamentos – ao nível, por exemplo, da infraestrutura técnica e do processamento de dados – e de harmonização dos pagamentos a nível nacional e transfronteiras. Abarca também os trabalhos sobre o Sistema Privado de Compensação e Liquidação do ECU.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1991 – 1994

CdG 9.3 Elaboração do “Livro Azul”

Esta subsecção abrange a elaboração, tradução e publicação do “Livro Azul” sobre sistemas de pagamentos nos países da Comunidade.

1991 – 1994

CdG 9.4 Reuniões e relatórios de grupos de peritos sobre sistemas de pagamentos

Esta subsecção abrange documentação de reuniões e documentos de trabalho, assim como relatórios elaborados pelas subestruturas do Grupo de Trabalho sobre Sistemas de Pagamentos na Comunidade Europeia, nomeadamente o Grupo de Coordenação, o Grupo de Edição, o Grupo de Redação, o Grupo de Ação para o ECU, o Grupo de Ação de Peritos Jurídicos para o Sistema de Pagamentos da Comunidade Europeia, o Grupo de Ação para a Recomendação 3 e o Grupo de Ação para os Cartões Pré‑Pagos. Inclui documentos sobre as relações com grupos de peritos externos – tais como o Grupo de Desenvolvimento Técnico de Sistemas de Pagamentos, o Comité de Sistemas de Pagamentos e de Liquidação e o Comité Europeu de Normalização Bancária –, bem como contribuições para as iniciativas da Comissão Europeia.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
CdG 10 Questões e grupos de peritos sobre tecnologias da informação e redes informáticas

A secção 10 inclui principalmente questões relacionadas com tecnologias da informação associadas à preparação para a criação do IME (Segunda Fase da UEM). Abrange também o Cebamail, o sistema de transferência de dados protegidos entre os bancos centrais.

1989 – 1993

CdG 10.1 Reuniões e relatórios do Grupo de Peritos presidido por Jean‑Baptiste Bourguignon (o “Grupo Bourguignon”) e respetivas subestruturas

Esta subsecção reúne documentação e relatórios do Grupo Bourguignon, constituído com o propósito de estudar a transmissão de informação não verbal entre os bancos centrais da CEE. Compreende igualmente documentos do respetivo Subgrupo sobre Encriptação, que tinha como objetivo investigar produtos de encriptação.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1990 – 1993

CdG 10.2 Reuniões e relatórios do Grupo de Trabalho sobre Sistemas de Informação e questões relacionadas com o Cebamail

Esta subsecção inclui documentação de reuniões e documentos de trabalho, assim como os relatórios do Grupo de Trabalho sobre Sistemas de Informação e do respetivo Subgrupo sobre o Cebamail.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
CdG 11 Questões e grupos de peritos sobre estatísticas

A secção 11 reúne séries de dados estatísticos e contribuições para as iniciativas de harmonização em matéria de estatística e para diversos comités liderados pelo Eurostat. Inclui ainda documentos relativos às reuniões e atividades do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas no início da década de 1990.

1962 – 1993

CdG 11.1 Coordenação de questões estatísticas desde a década de 1960

Esta subsecção reúne documentação sobre iniciativas relacionadas com a harmonização de abordagens estatísticas e sobre o sistema estatístico da Comunidade. Contém ainda a série de documentos de trabalho (dados estatísticos respeitantes aos países da CEE (1973 – 1979)) e as séries estatísticas mensais (o “Grande Livro Verde” (1979 – 1993)).

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1992 – 1994

CdG 11.2 Reuniões e relatórios do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas

Esta subsecção abrange documentação de reuniões e documentos de trabalho, bem como relatórios.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1988 – 1993

CdG 11.3 Reuniões e relatórios de outros grupos e comités de peritos em questões estatísticas

Esta subsecção compreende documentação de reuniões e documentos de trabalho, assim como relatórios elaborados pelos diversos comités e subestruturas criados pelo Eurostat, nomeadamente o Comité de Estatísticas Monetárias, Financeiras e de Balança de Pagamentos, o Grupo de Ação para as Estatísticas Monetárias e Bancárias e o Grupo de Ação para as Estatísticas de Fluxos de Capital e Saldos da Balança de Pagamentos.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
CdG 12 Comissão Europeia

A secção 12 reúne sobretudo documentos produzidos pela Comissão Europeia e respetivas subestruturas. Em muitos casos, nem o Comité de Governadores nem os bancos centrais participaram nas operações que conduziram à elaboração destes documentos. Grande parte dos documentos foi enviada ao Secretariado do Comité de Governadores em Basileia apenas para informação.

1964 – 1993

CdG 12.1 Pareceres e iniciativas sobre questões e legislação europeia do foro económico e monetário

Esta subsecção abrange um conjunto de projetos, propostas e versões finais de diretivas respeitantes a assuntos económicos, bancários e financeiros; relatórios elaborados pela Comissão Europeia, designadamente o relatório anual sobre a situação económica nas Comunidades Europeias (1971 – 1982 e 1989); e relatórios ligados ao Grupo de Estudo sobre Problemas da Inflação (1975 – 1977). Inclui também documentação das reuniões de um grupo de peritos nacionais sobre previsões (1991 – 1993) e do Comité Consultivo Bancário (1986 – 1993).

Pesquisar no Registo Público de Documentos
CdG 13 Comité Monetário

A secção 13 reúne principalmente documentos elaborados pelo Comité Monetário em Bruxelas e enviados ao Secretariado do Comité de Governadores em Basileia para informação. As atividades do Comité Monetário contaram com a participação de representantes dos bancos centrais.

1969 – 1993

CdG 13.1 Reuniões do Comité Monetário e respetivas subestruturas

Esta subsecção contém documentação (incompleta) relativa às reuniões do Comité Monetário (1969 – 1993), do respetivo Comité de Suplentes (em particular, 1981 – 1993) e do Grupo Ad Hoc para a Itália (em especial, 1973 – 1978).

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1959 – 1993

CdG 13.2 Pareceres profissionais sobre assuntos monetários e financeiros

Esta subsecção inclui relatórios sobre as atividades do Comité Monetário (a série está incompleta entre 1959 e 1988), as condições e propostas de assistência da Comunidade sob a forma de empréstimos (1981 – 1993) e pareceres e notas sobre diversas questões de política monetária, como os movimentos de capitais, a disciplina orçamental e a convergência.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
CdG 14 Outros grupos e fóruns europeus

A secção 14 abrange documentos produzidos por organizações e fóruns europeus permanentes e temporários referentes à política e à cooperação em matéria monetária e financeira. Os documentos relativos ao Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros (Conselho ECOFIN) e ao Conselho Europeu disponibilizados nesta secção não estão completos. No que respeita aos trabalhos no sentido da criação da UEM, os documentos elaborados pela Conferência Intergovernamental revestem‑se de particular interesse.

1970 – 1993

CdG 14.1 Conselho ECOFIN

Esta subsecção compreende documentação relativa às reuniões do Conselho ECOFIN (de 1970 a 1993), bem como relatórios e notas ao Conselho ECOFIN sobre a cooperação com países terceiros em matéria de política monetária e de políticas cambiais e de taxas de juro.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1969 – 1994

CdG 14.2 Conselho Europeu

Esta subsecção contém documentação (incompleta) relativa às reuniões e as conclusões da Presidência, além de documentos de trabalho sobre diversas questões de política, tais como integração orçamental, inflação e livre circulação de capitais. Abarca igualmente contribuições para o Comité Ad Hoc sobre Questões Internacionais (1984 – 1985).

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1989 – 1993

CdG 14.2 Conferência Intergovernamental sobre a UEM

Esta subsecção inclui contribuições no âmbito das negociações do Comité de Governadores a respeito do Tratado da União Europeia.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
CdG 15 Bancos centrais e associações bancárias

A secção 15 reúne principalmente os acervos relacionados com os bancos centrais nacionais e a política monetária e financeira de países da CEE e países terceiros. Reúne ainda documentos relativos à organização interna das instituições supranacionais e das associações privadas, assim como às relações das mesmas com o Comité de Governadores.

1937, 1960 – 1995 (em particular, 1990 – 1993)

CdG 15.1 Assuntos (internos) relativos aos bancos centrais nacionais

Esta subsecção contém séries de documentos sobre vários assuntos relacionados com os bancos centrais nacionais, como é caso dos respetivos estatutos jurídicos.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1969 – 1995 (em particular, 1985 – 1993)

CdG 15.2 Política monetária nacional

Esta subsecção contém séries de documentos sobre questões de política monetária e económica relativas a diversos países da CEE e países terceiros. Abrange igualmente documentos relacionados com os empréstimos concedidos pela Comunidade Europeia à Grécia e à Itália.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1950 – 1993 (em particular, 1972 – 1993)

CdG 15.3 Organizações monetárias supranacionais

Esta subsecção contém documentação relativa à organização do BIS e uma série de discursos e contribuições de Alexandre Lamfalussy, conselheiro económico do BIS entre 1976 e 1985 e diretor‑geral desta instituição de 1985 a 1993. Abrange igualmente documentação das reuniões e iniciativas do Fundo Monetário Internacional e relacionada com a instituição do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento.

Pesquisar no Registo Público de Documentos
1966 – 1994 (em particular, 1985 – 1993)

CdG 15.4 Associações de bancos privados

Esta subsecção abrange as relações com a Associação Bancária para o ECU, a Associação Económica Internacional, a Associação Económica Europeia e a Federação Bancária Europeia.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

Todas as páginas desta secção