Comité de Governadores dos Bancos Centrais dos Estados-Membros da Comunidade Económica Europeia (1964 – 1993)

O Comité de Governadores (“CdG” ou “Comité”) foi instituído em 1964 com o intuito de promover a cooperação entre os bancos centrais dos Estados-Membros, mediante a realização de consultas e o intercâmbio de informações sobre as políticas monetárias e as medidas pertinentes a adotar sobre a matéria, com especial incidência nos mercados de crédito, monetário e cambial.

Em 1990, o Comité de Governadores viu o seu papel reforçado no quadro da Primeira Fase da União Económica e Monetária. O seu mandato foi alargado no sentido de incluir o contributo para a coordenação das políticas monetárias e cambiais, consideradas essenciais para garantir a estabilidade de preços e assegurar o bom funcionamento do Sistema Monetário Europeu.

O Comité reunia habitualmente em Basileia nas instalações do Banco de Pagamentos Internacionais (BIS), que proporcionava apoio logístico e de secretariado. Diversos grupos de trabalho e de missão foram incumbidos de disponibilizar as suas competências analíticas até 1990, ano em que a Unidade de Estudos Económicos foi integrada no Secretariado e foram instituídos, como subestruturas formais, o Subcomité de Política Monetária, o Subcomité de Política Cambial e o Subcomité de Supervisão Bancária.

Em janeiro de 1994, o Comité de Governadores deu lugar ao Instituto Monetário Europeu (IME) e, pouco depois, a sede oficial foi transferida para Frankfurt am Main.

Os registos do Comité de Governadores, em suporte de papel, estão distribuídos por 581 caixas. Consistem principalmente em documentação de reuniões, documentos de trabalho e relatórios do Comité de Governadores e do respetivo Comité de Suplentes, bem como de subcomités e grupos de peritos de política monetária, divisas e movimentos de capitais, supervisão bancária e outras matérias da competência dos bancos centrais. Por último, integram ainda documentos ligados às relações com instituições e fóruns europeus e internacionais. Os documentos – redigidos, na sua maioria, em inglês, francês e alemão – dizem respeito predominantemente ao período de 1964 a 1993 (incluindo algumas cópias de documentos da década de 1950).

Navegar no catálogo para ver os documentos publicados

CdG 1 Estatuto e organização

A secção 1 abrange a instituição e a organização interna do Comité de Governadores. Inclui igualmente questões relacionadas com recursos humanos, administração financeira, comunicação e sistemas de comunicação.

1962,
1964 – 1994

CdG 1.1 Fundação, questões internas e constituição

Esta subsecção abrange o enquadramento institucional e organizativo utilizado para estabelecer o Comité de Governadores e descreve o trabalho realizado pelo Secretariado e pela Unidade de Estudos Económicos para apoiar o Comité. Inclui ainda o regulamento interno, os programas de trabalho, as eleições para a presidência, a composição dos grupos de trabalho e dos subcomités, documentação relacionada com recursos humanos e a política de recrutamento.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1964 – 1994

CdG 1.2 Administração financeira

Esta subsecção abrange a partilha de despesas e de custos pelo Comité de Governadores e o Fundo Europeu de Cooperação Monetária, bem como os registos do Comité de Assuntos Financeiros no período de 1990 a 1994.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1964 – 1993
(em particular,
1982 – 1993)

CdG 1.3 Comunicação e sistemas de comunicação

Esta subsecção reúne os comunicados de imprensa e os discursos proferidos pelos governadores e altos funcionários entre 1985 e 1993, bem como a instalação do sistema de telecomunicações em 1971.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

CdG 2 Reuniões e pareceres profissionais

A secção 2 contém a documentação relativa às reuniões do Comité de Governadores e do Comité de Suplentes, assim como os relatórios anuais do Comité de Governadores e da Unidade de Estudos Económicos.

1964 – 1993

CdG 2.1 Reuniões do Comité de Governadores

Esta subsecção contém as ordens de trabalhos, atas e documentos das reuniões do Comité de Governadores que tiveram lugar entre 6 de julho de 1964 e 14 de dezembro de 1993 e cuja divulgação pública foi autorizada.

1973 – 1993

CdG 2.2 Reuniões e relatórios do Comité de Suplentes

Esta subsecção contém a documentação relativa às reuniões do Comité de Suplentes que tiveram lugar entre 1973 e 1993, os programas de trabalho e uma série de relatórios e documentos preparatórios da Primeira e Segunda Fases da União Económica e Monetária, a partir de 1990.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1989 – 1994

CdG 2.3 Relatórios da Unidade de Estudos Económicos

Esta subsecção inclui os programas de trabalho da Unidade de Estudos Económicos e uma série de relatórios, notas, memorandos e outras contribuições sobre políticas monetárias e orçamentais, competitividade internacional e agregados monetários.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1991 – 1993

CdG 2.4 Relatórios anuais do Comité de Governadores

Esta subsecção contém o primeiro (1990/1991) e o segundo (1992) relatórios anuais, bem como os trabalhos preparatórios que lhes dizem respeito.

CdG 3 Coordenação das operações e políticas monetárias

A secção 3 inclui os princípios da política, das operações e da harmonização monetárias a partir do início da década de 1960 até 1993, além das atividades relacionadas com a chamada “Serpente no Túnel”, ou seja, a primeira tentativa de redução das taxas de câmbio entre as moedas da Comunidade Europeia, na sequência do declínio do sistema de Bretton Woods (1972 – 1974). Inclui igualmente as operações referentes ao Sistema Monetário Europeu e à Unidade de Conta Europeia (European Currency Unit – ECU) de 1979 até ao termo do mandato do Comité, em 1993. Os documentos contidos nesta secção não estão estritamente relacionados com certos grupos de peritos ou fóruns, sendo também incluído um número considerável de documentos que não foram produzidos pelo Comité, como é o caso dos documentos elaborados pela Comissão Europeia.

1964 – 1993

CdG 3.1 Integração monetária europeia desde a década de 1960

Esta subsecção contém os documentos que enunciam as grandes orientações para a cooperação e a convergência das políticas monetárias e económicas europeias, os esforços preliminares para realizar a União Económica e Monetária e as discussões sobre a Primeira Fase da União Económica e Monetária. Abrange também as questões relacionadas com o alargamento da Comunidade Económica Europeia e a cooperação entre os bancos centrais.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1968 – 1993
(em particular,
1970 – 1993)

CdG 3.2 Intervenções e taxas de câmbio durante o período da “Serpente Monetária” e do Sistema Monetário Europeu

Esta subsecção inclui documentação relacionada com a assistência a curto e a médio prazo prestada à Comunidade e o respetivo quadro de empréstimos. Inclui ainda documentação sobre intervenções em moedas da Comunidade no âmbito do Sistema Monetário Europeu.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1978 – 1993

CdG 3.3 Desenvolvimento e manutenção do Sistema Monetário Europeu

Esta subsecção reúne documentos relativos à instituição do Sistema Monetário Europeu, como o Acordo que estabelece os procedimentos operacionais (1979), além de propostas, discussões, relatórios, trabalhos académicos e discursos sobre o seu desenvolvimento. Inclui ainda um conjunto de documentos sobre a utilização do ECU e o funcionamento e a crise do Mecanismo de Taxas de Câmbio.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1982 – 1994
(em particular,
1989 – 1993)

CdG 3.4 Trabalhos preparatórios para o Instituto Monetário Europeu e o Sistema Europeu de Bancos Centrais

Esta subsecção reúne os trabalhos preparatórios realizados para a Segunda e Terceira Fases da União Económica e Monetária e as disposições organizativas no contexto da transição do Comité de Governadores para o Instituto Monetário Europeu (IME). Inclui igualmente os anteprojetos dos Estatutos do IME e dos Estatutos do Sistema Europeu de Bancos Centrais e do Banco Central Europeu, bem como a nomeação do primeiro Presidente do IME, Alexandre Lamfalussy.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

CdG 4 Questões sobre divisas/movimentos de capitais e grupos de peritos

A secção 4 inclui observações, dossiês de reuniões, propostas de políticas, práticas e estatísticas relativas a divisas e movimentos de capitais. Inclui igualmente as primeiras tentativas no sentido de desenvolver uma abordagem europeia harmonizada, organizadas principalmente por grupos de peritos. Alguns destes grupos funcionaram ao longo de muitos anos, tendo produzido numerosos relatórios.

1969 – 1994

CdG 4.1 Concertação e acompanhamento

Esta subsecção contém a documentação das reuniões do Grupo de Concertação (1973 – 1993) e do Grupo de Acompanhamento (1987 – 1993). Abrange igualmente os princípios e os quadros relativos às intervenções e às taxas de juro e de câmbio, bem como os relatórios mensais sobre a evolução dos mercados cambiais dos países cujos bancos centrais participaram no processo de concertação entre 1974 e 1994.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1960 – 1963,
1965 – 1969,
1974 – 1976

CdG 4.2 Questões relativas a movimentos de capitais, reuniões e relatórios de grupos de peritos sobre movimentos de capitais a curto prazo

Esta subsecção inclui a documentação relativa às reuniões e os relatórios do Comité de Peritos sobre Movimentos de Capitais a Curto Prazo (1967 – 1969) e do Grupo de Trabalho sobre Movimentos de Capitais a Curto Prazo (1974 – 1976). Inclui igualmente uma série de documentos sobre questões relacionadas com movimentos de capitais.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1970 – 1990

CdG 4.3 Reuniões e relatórios dos grupos de peritos presididos por Hubert Ansiaux, Marcel Théron, Pierre Barre, François Heyvaert e Henning Dalgaard

Esta subsecção abrange a documentação relativa às reuniões e o relatório final do Grupo de Peritos presidido por Hubert Ansiaux, incumbido de responder a diversas questões suscitadas pelo Primeiro-Ministro do Luxemburgo, Pierre Werner, sobre a redução das margens de flutuação entre as moedas dos Estados-Membros da Comunidade e a criação de um fundo destinado a regularizar os câmbios (1970), bem como sobre outras matérias. Esta subsecção inclui ainda a documentação relativa às reuniões e os relatórios do Grupo de Peritos constituído em 1970 e presidido por Marcel Théron (1970 – 1974), Pierre Barre (1974), François Heyvaert (1974 – 1982) e Henning Dalgaard (1983 – 1990). Os relatórios incidem sobre diversos problemas de ordem técnica colocados pela concertação, a redução das margens de flutuação entre as moedas dos Estados-Membros da Comunidade, o funcionamento do acordo de Basileia, o sistema de intervenções multidivisas, a mobilização das reservas de ouro, a liquidação intracomunitária de saldos, o sistema intracomunitário de taxas de câmbio e os procedimentos operacionais do Sistema Monetário Europeu e do ECU.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1985 – 1993

CdG 4.4 Reuniões e relatórios do Subcomité de Política Cambial

Esta subsecção contém a documentação relativa às reuniões (1990 – 1992) e aos trabalhos preparatórios realizados com vista à elaboração de relatórios periódicos e especiais. Os 14 relatórios periódicos incluem a análise anual da evolução do Sistema Monetário Europeu.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

CdG 5 Questões sobre política e oferta monetárias e grupos de peritos

A secção 5 inclui dossiês de reuniões e relatórios de grupos de peritos em assuntos monetários desde a década de 1970.

1970 – 1981

CdG 5.1 Reuniões e relatórios do Grupo de Trabalho sobre Harmonização dos Instrumentos de Política Monetária

Esta subsecção inclui a documentação relativa às reuniões e os relatórios do Grupo de Trabalho sobre Harmonização dos Instrumentos de Política Monetária (1970 – 1981).

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1973 – 1993

CdG 5.2 Reuniões e relatórios do Grupo de Peritos presidido por Adriaan Willem Bastiaanse e Robert Raymond

Esta subsecção contém a documentação relativa às reuniões do Grupo de Peritos constituído em 1973 e presidido por Adriaan Willem Bastiaanse (1973 – 1980) e Robert Raymond (1981 – 1990). Este grupo centrou-se na evolução da oferta de moeda nos países da Comunidade em 1973 e 1974, bem como na evolução monetária em 1974 e 1975, na situação monetária entre 1975 e 1978 e nas políticas monetárias nos Estados-Membros da Comunidade entre 1978 e 1990, tendo elaborado relatórios periódicos sobre estas matérias. Elaborou também relatórios especiais, nomeadamente o relatório sobre as finanças e os défices públicos (1981 – 1990).

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1989 – 1993

CdG 5.3 Reuniões e relatórios do Subcomité de Política Monetária

Esta subsecção contém documentação de reuniões e os trabalhos preparatórios realizados com vista à elaboração dos relatórios periódicos e especiais. Dos relatórios periódicos fazem parte o relatório anual sobre as intenções de política monetária e a análise anual das políticas monetárias na Comunidade. Contém igualmente a análise mensal dos principais desenvolvimentos macroeconómicos nos países da Comunidade (também designada por “Pequeno Livro Verde”) entre novembro de 1987 e dezembro de 1993.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

CdG 6 Questões sobre supervisão bancária e grupos de peritos

A secção 6 abrange as fases iniciais de coordenação das questões de supervisão bancária, as discussões relativas à legislação nacional e internacional, bem como as atividades do Subcomité de Supervisão Bancária e respetivas subestruturas nos inícios da década de 1990. Inclui igualmente as atividades do Comité de Basileia de Supervisão Bancária neste domínio.

1932,
1964 – 1993

CdG 6.1 Aspetos e iniciativas em matéria de supervisão

Esta subsecção reúne os documentos relativos à coordenação de iniciativas no domínio da legislação sobre supervisão bancária e do intercâmbio de dados entre bancos centrais em matéria de créditos externos e riscos. Abrange igualmente os trabalhos do Grupo Ad Hoc sobre Legislação Bancária Americana (1974 – 1978).

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1978,
1986 – 1993

CdG 6.2 Reuniões e relatórios do Subcomité de Supervisão Bancária

Esta subsecção inclui a documentação relativa às reuniões e aos trabalhos preparatórios realizados para a elaboração de relatórios. Abrange ainda um conjunto de artigos e documentos referentes à supervisão bancária nos Estados‑Membros da Comunidade e em países terceiros, bem como os documentos relacionados com a transposição da Segunda Diretiva de Coordenação Bancária para o direito interno dos Estados-Membros e a cooperação entre as autoridades de supervisão bancária.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1974 – 1975,
1987 – 1994

CdG 6.3 Reuniões e relatórios de grupos de peritos em supervisão bancária

Esta subsecção inclui a documentação relativa às reuniões e os relatórios das subestruturas do Subcomité de Supervisão Bancária, nomeadamente o Grupo de Trabalho sobre Registos de Crédito, o Grupo de Trabalho sobre Fragilidade Financeira e o Grupo de Trabalho sobre Conglomerados Financeiros. Abrange ainda as relações com o Grupo de Contacto das Autoridades de Supervisão Bancária a partir da década de 1970.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1975 – 1994

CdG 6.4 Atividades do Comité de Basileia de Supervisão Bancária

Esta subsecção inclui a documentação relativa às reuniões e aos contactos, assim como a diversas questões de supervisão bancária, designadamente os riscos de mercado, a adequação dos fundos próprios das instituições de crédito e a elaboração de normas mínimas.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

CdG 7 Questões sobre a contabilidade dos bancos centrais e grupos de peritos

A secção 7 abrange as reuniões e as atividades do Grupo de Trabalho sobre Assuntos Contabilísticos e das respetivas subestruturas no início da década de 1990.

1991 – 1993

CdG 7.1 Reuniões e relatórios do Grupo de Trabalho sobre Assuntos Contabilísticos

Esta subsecção inclui a documentação relativa às reuniões e aos trabalhos preparatórios realizados para a elaboração de relatórios. Abrange também os inquéritos sobre as metodologias contabilísticas aplicadas pelos bancos centrais.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1990 – 1991

CdG 7.2 Reuniões e relatórios de grupos de peritos sobre assuntos contabilísticos

Esta subsecção inclui a documentação relativa às reuniões e os relatórios do Grupo de Missão para os Assuntos Contabilísticos e do Grupo de Trabalho Ad Hoc sobre a Distribuição de Rendimentos.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

CdG 8 Questões técnicas e organizativas sobre a moeda europeia e grupos de peritos

A secção 8 abrange as reuniões e as atividades do Grupo de Trabalho sobre a Impressão e a Emissão de uma Nota de Banco Europeia e das respetivas subestruturas no início da década de 1990.

1991 – 1993

CdG 8.1 Reuniões e relatórios do Grupo de Trabalho sobre a Impressão e a Emissão de uma Nota de Banco Europeia

Esta subsecção inclui a documentação relativa às reuniões e aos trabalhos preparatórios realizados com vista à elaboração de relatórios (1993), bem como os documentos sobre as relações com o Grupo dos Diretores das Casas da Moeda e a União Europeia de Cegos.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1992 – 1994

CdG 8.2 Reuniões e relatórios dos grupos de peritos sobre uma moeda europeia

Esta subsecção contém a documentação relativa às reuniões e aos trabalhos, assim como os relatórios elaborados pelas subestruturas do Grupo de Trabalho sobre a Impressão e a Emissão de uma Nota de Banco Europeia, designadamente pelo Grupo de Missão para o Desenho, o Grupo de Missão para a Emissão, o Grupo de Missão para a Tecnologia de Segurança, o Grupo de Missão para Inquéritos, o Grupo de Missão para Cenários e o Grupo de Missão para o Cálculo de Custos.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

CdG 9 Sistemas de pagamentos, questões sobre liquidação de títulos e grupos de peritos

A secção 9 reúne as atividades analíticas e de coordenação relacionadas com os sistemas de pagamentos nos países da Comunidade, predominantemente no final da década de 1980 e no início da década de 1990, centrando-se sobretudo no Grupo de Trabalho sobre Sistemas de Pagamentos na Comunidade Europeia. Esta secção inclui igualmente documentos não elaborados pelo Comité de Governadores.

1990 – 1994

CdG 9.1 Reuniões e relatórios do Grupo de Trabalho Ad Hoc/Grupo de Trabalho sobre Sistemas de Pagamentos na Comunidade Europeia

Esta subsecção inclui a documentação relativa às reuniões e aos trabalhos preparatórios realizados com vista à elaboração de relatórios. Abrange igualmente a documentação relacionada com as reuniões efetuadas com representantes de bancos privados.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1984 – 1985,
1989 – 1993

CdG 9.2 Iniciativas e coordenação de sistemas de pagamentos pelo Grupo de Trabalho Ad Hoc/Grupo de Trabalho sobre Sistemas de Pagamentos na Comunidade Europeia

Esta subsecção inclui a documentação sobre as iniciativas de coordenação dos sistemas de pagamentos – ao nível, por exemplo, da infraestrutura técnica e do processamento de dados – e de harmonização dos pagamentos a nível nacional e transfronteiras. Abrange também os trabalhos sobre o Sistema de Compensação e de Liquidação do ECU Privado.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1991 – 1994

CdG 9.3 Elaboração do “Livro Azul”

Esta subsecção abrange a elaboração, tradução e publicação do “Livro Azul” sobre sistemas de pagamentos nos países da Comunidade.

1991 – 1994

CdG 9.4 Reuniões e relatórios de grupos de peritos sobre sistemas de pagamentos

Esta subsecção abrange a documentação relativa às reuniões e aos trabalhos, assim como os relatórios elaborados pelas subestruturas do Grupo de Trabalho sobre Sistemas de Pagamentos na Comunidade Europeia, nomeadamente o Grupo de Coordenação, o Grupo de Edição, o Grupo de Redação, o Grupo de Missão para o ECU, o Grupo de Missão de Peritos Jurídicos para o Sistema de Pagamentos da Comunidade Europeia, o Grupo de Missão para a Recomendação 3 e o Grupo de Missão para os Cartões Pré-Pagos. Inclui os documentos sobre as relações com grupos de peritos externos – tais como o Grupo de Desenvolvimento Técnico de Sistemas de Pagamentos, o Comité de Sistemas de Pagamentos e de Liquidação e o Comité Europeu de Normalização Bancária –, bem como as contribuições para as iniciativas da Comissão Europeia.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

CdG 10 Tecnologias da informação, redes de computadores e grupos de peritos

A secção 10 inclui principalmente as questões relacionadas com as tecnologias da informação associadas à preparação para a criação do Instituto Monetário Europeu (Segunda Fase da União Económica e Monetária). Abrange também o Cebamail, o sistema de transferência de dados protegidos entre os bancos centrais.

1989 – 1993

CdG 10.1 Reuniões e relatórios do Grupo de Peritos presidido por Jean-Baptiste Bourguignon (o “Grupo Bourguignon”) e respetivas subestruturas

Esta subsecção inclui documentação e relatórios do Grupo Bourguignon, constituído com o propósito de estudar a transmissão de informação não verbal entre os bancos centrais da Comunidade Económica Europeia. Abrange igualmente documentos do respetivo Subgrupo sobre Encriptação, que tinha como objetivo fazer investigação sobre produtos de encriptação.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1990 – 1993

CdG 10.2 Reuniões e relatórios do Grupo de Trabalho sobre Sistemas de Informação e questões relacionadas com o Cebamail

Esta subsecção inclui a documentação relativa às reuniões e aos trabalhos, bem como os relatórios do Grupo de Trabalho sobre Sistemas de Informação e do respetivo Subgrupo sobre o Cebamail.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

CdG 11 Questões estatísticas e grupos de peritos

A secção 11 reúne as séries estatísticas e as contribuições para as iniciativas de harmonização em matéria de estatísticas e para diversos comités liderados pelo Eurostat. Inclui ainda documentos relativos às reuniões e atividades do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas no início da década de 1990.

1962 – 1993

CdG 11.1 Coordenação de questões estatísticas desde a década de 1960

Esta subsecção reúne a documentação sobre as iniciativas relacionadas com a harmonização de abordagens estatísticas e sobre o sistema estatístico da Comunidade. Contém ainda a série de documentos de trabalho (dados estatísticos respeitantes aos países da Comunidade Económica Europeia (1973 – 1979)) e as séries estatísticas mensais (o “Grande Livro Verde” (1979 – 1993)).

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1992 – 1994

CdG 11.2 Reuniões e relatórios do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas

Esta subsecção abrange a documentação das reuniões e dos trabalhos, bem como relatórios.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1988 – 1993

CdG 11.3 Reuniões e relatórios de outros grupos e comités de peritos em questões estatísticas

Esta subsecção abrange a documentação relativa às reuniões e aos trabalhos, assim como os relatórios elaborados pelos diversos comités e subestruturas criados pelo Eurostat, nomeadamente o Comité de Estatísticas Monetárias, Financeiras e de Balanças de Pagamentos, o Grupo de Missão para as Estatísticas Monetárias e Bancárias e o Grupo de Missão para as Estatísticas de Fluxos de Capital e Saldos da Balança de Pagamentos.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

CdG 12 Comissão Europeia

A secção 12 reúne principalmente documentos produzidos pela Comissão Europeia e respetivas subestruturas. Em muitos casos, nem o Comité de Governadores nem os bancos centrais participaram nas operações que conduziram à elaboração destes documentos. Grande parte dos documentos foi enviada ao Secretariado do Comité de Governadores em Basileia apenas para informação.

1964 – 1993

CdG 12.1 Pareceres e iniciativas sobre assuntos monetários e económicos e legislação europeia

Esta subsecção abrange um conjunto de projetos, propostas e versões finais de diretivas respeitantes a assuntos económicos, bancários e financeiros, bem como relatórios elaborados pela Comissão Europeia, nomeadamente o relatório anual sobre a situação económica nas Comunidades Europeias (1971 – 1982 e 1989), e os relatórios ligados ao Grupo de Estudo “Problemas da Inflação” (1975 – 1977). Abrange igualmente a documentação relativa às reuniões de um grupo de peritos nacionais sobre previsões (1991 – 1993) e do Comité Consultivo Bancário (1986 – 1993).

Pesquisar no Registo Público de Documentos

CdG 13 Comité Monetário

A secção 13 reúne principalmente os documentos elaborados pelo Comité Monetário em Bruxelas e enviados ao Secretariado do Comité de Governadores em Basileia para informação. As atividades do Comité Monetário contaram com a participação de representantes dos bancos centrais.

1969 – 1993

CdG 13.1 Reuniões do Comité Monetário e respetivas subestruturas

Esta subsecção contém a documentação (incompleta) relativa às reuniões do Comité Monetário (1969 – 1993), do respetivo Comité de Suplentes (em particular, 1981 – 1993) e do Grupo Ad Hoc para a Itália (em especial, 1973 – 1978).

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1959 – 1993

CdG 13.2 Pareceres profissionais sobre assuntos monetários e financeiros

Esta subsecção contém relatórios sobre as atividades do Comité Monetário (a série está incompleta entre 1959 e 1988), as condições e propostas de assistência da Comunidade sob a forma de empréstimos (1981 – 1993) e pareceres e notas sobre diversas questões de política monetária, como os movimentos de capitais, a disciplina orçamental e a convergência.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

CdG 14 Outros grupos e fóruns europeus

A secção 14 abrange os documentos produzidos por organizações e fóruns europeus permanentes e temporários referentes à política e à cooperação em matéria monetária e financeira. Os documentos relativos ao Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros (Conselho ECOFIN) e ao Conselho Europeu disponibilizados nesta secção não estão completos. No que respeita aos trabalhos no sentido da criação da União Económica e Monetária, os documentos elaborados pela Conferência Intergovernamental revestem-se de particular interesse.

1970 – 1993

CdG 14.1 Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros (Conselho ECOFIN)

Esta subsecção abrange a documentação relativa às reunião do Conselho ECOFIN (de 1970 a 1993), bem como os relatórios e notas ao Conselho ECOFIN sobre a cooperação com países terceiros em matéria de política monetária e de políticas cambiais e de taxas de juro.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1969 – 1994

CdG 14.2 Conselho Europeu

Esta subsecção contém a documentação (incompleta) relativa às reuniões e as conclusões da Presidência, além de documentos de trabalho sobre diversas questões de política, tais como integração orçamental, inflação e livre circulação de capitais. Contém igualmente as contribuições para o Comité Ad Hoc sobre Questões Internacionais (1984 – 1985).

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1989 – 1993

CdG 14.2 Conferência Intergovernamental sobre a União Económica e Monetária

Esta subsecção inclui as contribuições no âmbito das negociações do Comité de Governadores a respeito do Tratado da União Europeia.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

CdG 15 Bancos centrais e associações bancárias

A secção 15 reúne principalmente os acervos relacionados com os bancos centrais nacionais e a política monetária e financeira dos países da Comunidade Económica Europeia e dos países terceiros. Esta secção reúne ainda os documentos relativos à organização interna das instituições supranacionais e das associações privadas, assim como às relações das mesmas com o Comité de Governadores.

1937,
1960 – 1995
(em particular,
1990 – 1993)

CdG 15.1 Assuntos (internos) relativos aos bancos centrais nacionais

Esta subsecção contém séries de documentos sobre vários assuntos relacionados com os bancos centrais nacionais, como é caso dos respetivos estatutos jurídicos.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1969 – 1993
(em particular,
1985 – 1993)

CdG 15.2 Política monetária nacional

Esta subsecção contém séries de documentos sobre questões de política monetária e económica relativas a diversos países da Comunidade Económica Europeia e países terceiros. Abrange igualmente documentos relacionados com os empréstimos concedidos pela Comunidade Europeia à Grécia e à Itália.

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1950 – 1993
(em particular,
1972 – 1993)

CdG 15.3 Organizações monetárias supranacionais

Esta subsecção contém documentação relativa à organização do Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) e uma série de discursos e contribuições de Alexandre Lamfalussy, conselheiro económico do BIS entre 1976 e 1985 e Diretor-Geral desta instituição entre 1985 e 1993. Abrange igualmente a documentação relativa às reuniões e iniciativas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e à instituição do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD).

Pesquisar no Registo Público de Documentos

1966 – 1994
(em particular,
1985 – 1993)

CdG 15.4 Associações de bancos privados

Esta subsecção abrange as relações com a Associação Bancária para o ECU, a Associação Económica Internacional, a Associação Económica Europeia e a Federação Bancária Europeia.

Pesquisar no Registo Público de Documentos