Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Concurso “Euro Video Challenge”

O concurso “Euro Video Challenge” destina‑se a jovens entre os 18 e os 30 anos. O objetivo consiste em explicar um tema económico relacionado com a atividade do BCE de forma simples e lúdica.

Os vencedores do concurso foram anunciados na cerimónia de entrega de prémios realizada em Lyon (França) na quinta‑feira, 9 de novembro de 2017, por ocasião do 10.º aniversário da conferência sobre economia “Les Journées de l’économie” (Jéco). Vê o vídeo com os destaques da cerimónia de entrega de prémios e ouve as impressões dos finalistas do concurso.

Vê os vídeos premiados!

O primeiro prémio foi atribuído a “Bitcoin, money of the future?”, um vídeo da autoria de Jason Halbgewachs e Michiel van Aarnhem, que receberam 4 mil euros.

O segundo prémio (3 mil euros) foi atribuído a Marina Quenan, pelo vídeo “Faut‑il avoir confiance dans sa monnaie?”.

O terceiro prémio (2 mil euros) foi concedido a Arnaud Gantier e Valentin Levetti, pelo vídeo “Le bitcoin peut‑il remplacer l’€uro?”.

Podes também ver os vídeos realizados pelos restantes finalistas: Vid Kregar (“Market ninjas, inflation and euroman”) e Théo Petrignet e Jules Marie (“La BCE doit‑elle aider les États en difficultés?”).

Desafio

Convidámos jovens de 18 a 30 anos a apresentar, entre 6 de julho e 24 de setembro de 2017, um vídeo sobre um tema económico relacionado com a atividade do BCE. O desafio consistia em realizar um breve vídeo cativante e fácil de entender, adequado a um público jovem, possivelmente sem quaisquer conhecimentos sobre a matéria.

Era necessário apresentar um vídeo original (com uma duração não superior a 2 minutos e 20 segundos) e o guião correspondente.

Recebemos 53 vídeos muito criativos de 15 países da União Europeia. Os melhores vídeos foram selecionados com base nos seguintes critérios:

  • Conteúdo: manifesta capacidade de transmissão de mensagens claras e conhecimentos demonstrados sobre a matéria
  • Capacidade comunicativa: originalidade das técnicas de comunicação utilizadas
  • Valor lúdico‑didático: mérito educacional e facilitação da experiência dos espetadores

Agradecemos a todos os participantes!

Júri

  • Benoît Cœuré: antigo membro da Comissão Executiva, BCE
  • Christine Graeff: antiga diretora‑geral da Direção-Geral de Comunicação, BCE
  • Agnès Bénassy‑Quéré: professora, École d’Économie de Paris, Université Paris 1 Panthéon‑Sorbonne
  • Luis Garicano: professor, London School of Economics
  • Francesco Giavazzi: professor, Innocenzo Gasparini Institute for Economic Research, Università Bocconi
  • Jan Pieter Krahnen: professor, Loewe‑Zentrum SAFE, Goethe Universität

Todas as páginas desta secção