Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Síntese da declaração de política monetária – julho de 2022

O que decidimos?

Aumentámos as taxas de juro 0,5 pontos percentuais

É um novo passo no sentido da normalização da nossa política monetária. Seguir‑se‑ão mais aumentos, que dependerão da evolução da economia e da inflação. Os aumentos das taxas ajudarão a fazer a inflação regressar ao nosso objetivo de 2%.

Chegámos a acordo sobre um novo instrumento para assegurar uma transmissão uniforme da nossa política monetária em toda a área do euro

Fará parte do nosso conjunto de instrumentos e pode ser ativado para resistir a perturbações nos mercados financeiros, passíveis de afetar gravemente a forma como a nossa política monetária chega às pessoas e às empresas nos países da área do euro.

O que se passa na economia?

A inflação permanecerá elevada no curto prazo

Os preços muito elevados dos produtos energéticos continuam a ser a principal razão, mas os estrangulamentos da oferta, a procura elevada e uma taxa de câmbio mais baixa também estão a fazer subir a inflação. Os preços estão a aumentar em muitos segmentos da economia.

A economia apresenta um crescimento mais lento...

Tal deve‑se à inflação elevada, à maior incerteza e às dificuldades de abastecimento sentidas pelas empresas. Estes fatores ensombram significativamente as perspetivas para este ano e os anos seguintes.

... mas os efeitos estão a ser amortecidos, porque as pessoas ainda estão a gastar

A economia está a reabrir e as pessoas começaram novamente a viajar. Um número recorde de pessoas tem emprego, podendo utilizar a poupança acumulada durante a pandemia. As políticas dos governos também estão a ajudar.

Os empréstimos estão a tornar‑se mais caros para as empresas e as famílias

As taxas de juro dos empréstimos estão a subir gradualmente, em particular para as famílias. Os bancos estão igualmente a ser mais cautelosos na concessão de empréstimos, pois os seus clientes enfrentam riscos maiores.

VEJA TAMBÉM

Para mais pormenores

DECISÕES DE POLÍTICA MONETÁRIA

Neste comunicado, encontra o que o Conselho do BCE decidiu sobre as taxas de juro e os instrumentos de política monetária na sua reunião mais recente.

Comunicado

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA MONETÁRIA

Leia a explicação das razões subjacentes às mais recentes decisões de política monetária.

Declaração de política monetária
NÃO É ESPECIALISTA? VEJA A NOSSA NOTA EXPLICATIVA
SAIBA MAIS
Em que consiste a política monetária?