Em que consiste a taxa de juro das operações principais de refinanciamento?

13 de setembro de 2018

Em que consiste a taxa de juro das operações principais de refinanciamento?

A taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento é a taxa que os bancos pagam quando contraem empréstimos pelo prazo de uma semana junto do BCE. Ao participarem neste tipo de operações, têm de apresentar ativos de garantia para assegurar que os empréstimos serão reembolsados.

A taxa de juro das operações principais de refinanciamento é uma das três taxas de juro fixadas de seis em seis semanas pelo BCE no âmbito da sua missão de manter a estabilidade de preços na área do euro.

As outras duas taxas são as aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito. A taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez é a taxa à qual os bancos podem contrair empréstimos junto do BCE pelo prazo overnight (com um custo superior ao dos empréstimos por uma semana). A taxa de juro da facilidade permanente de depósito estabelece os juros que os bancos recebem – ou pagam, em períodos de taxas de juro negativas – pelos depósitos realizados junto do BCE pelo prazo overnight.