Síntese da declaração de política monetária – outubro de 2024
O que decidimos?
Reduzimos as nossas taxas de juro diretoras em 0,25 pontos percentuais
Tomámos esta decisão porque a inflação está a descer mais rapidamente do que o esperado para o nosso objetivo de 2% e a economia está mais fraca. As nossas futuras decisões dependerão da evolução da economia e da inflação.
O que se passa na economia?
O desempenho da economia é pior do que o esperado
A indústria transformadora e as exportações apresentam-se fracas. As empresas não estão a investir muito. Contudo, os serviços apresentam um desempenho um pouco melhor, em virtude de uma boa época turística de verão.
As pessoas estão a poupar mais em vez de gastar
Embora muitas pessoas tenham mais dinheiro para gastar, preferem poupá-lo – mais até do que antes da pandemia.
A inflação é a mais baixa desde há anos
Os preços dos produtos energéticos, em particular, desceram muito. É provável que a inflação suba nos próximos meses, mas espera-se que regresse ao nosso objetivo de 2% em 2025.
Muitas pessoas têm emprego
O desemprego permanece o mais baixo de sempre desde a introdução do euro. Todavia, as empresas estão a anunciar menos postos de trabalho. O crescimento dos salários ainda é bastante forte.
As empresas estão a pedir mais empréstimos
As pessoas também se sentem mais encorajadas a pedir crédito hipotecário, devido às taxas de juro mais baixas e às melhores perspetivas para o mercado da habitação.
Para mais pormenores
DECISÕES DE POLÍTICA MONETÁRIA
Neste comunicado, encontra o que o Conselho do BCE decidiu sobre as taxas de juro e os instrumentos de política monetária na sua reunião mais recente.
ComunicadoDECLARAÇÃO DE POLÍTICA MONETÁRIA
Leia a explicação das razões subjacentes às mais recentes decisões de política monetária.
Declaração de política monetária