Síntese da declaração de política monetária – outubro de 2023
O que decidimos?
Mantivemos as taxas de juro diretoras do BCE inalteradas
Os anteriores aumentos das taxas de juro já estão a ajudar a reduzir a inflação. As nossas futuras decisões dependerão da evolução da economia e da inflação.
O que se passa na economia?
A inflação desceu bastante, mas ainda é demasiado alta
Os preços dos bens e serviços já não estão a subir tanto. Nos próximos meses, a inflação deverá descer mais. Contudo, novos conflitos e tensões em algumas regiões do mundo tornaram o futuro mais incerto.
A economia apresenta-se fraca até ao final do ano
Uma menor procura de fora da área do euro e as taxas de juro mais altas estão a arrefecer a economia. Porém, com uma inflação mais baixa, rendimentos mais elevados e um aumento das exportações, a economia deverá recuperar.
Muitas pessoas têm emprego
O nível de desemprego é o mais baixo desde o início do euro. Estão, contudo, a ser criados menos postos de trabalho, incluindo no setor dos serviços.
As taxas de juro mais elevadas estão a encarecer o crédito
Em resultado, menos pessoas estão a planear comprar casa. As empresas reduziram os novos investimentos e os bancos tornaram mais difícil obter um empréstimo.
Para mais pormenores
DECISÕES DE POLÍTICA MONETÁRIA
Neste comunicado, encontra o que o Conselho do BCE decidiu sobre as taxas de juro e os instrumentos de política monetária na sua reunião mais recente.
ComunicadoDECLARAÇÃO DE POLÍTICA MONETÁRIA
Leia a explicação das razões subjacentes às mais recentes decisões de política monetária.
Declaração de política monetária