O que é o TARGET2?

29 de junho de 2016

O TARGET2 é um sistema de pagamentos detido e operado pelo Eurosistema. É a principal plataforma europeia para o processamento de pagamentos de grande montante, sendo utilizada tanto por bancos centrais como por bancos comerciais para processar pagamentos em euros em tempo real.

O que são sistemas de pagamentos?

As economias modernas estão dependentes do fluxo seguro e eficiente de operações. Os sistemas de pagamentos proporcionam os canais para o fluxo de moeda na economia. O TARGET2 é um sistema de pagamentos que permite aos bancos da União Europeia transferirem dinheiro entre si em tempo real. É a designada “liquidação por bruto em tempo real”.

Por que razão é que o TARGET2 é importante?

O BCE visa assegurar o bom funcionamento e a eficácia dos sistemas de pagamentos e de outras infraestruturas de mercado, a fim de manter a estabilidade financeira na área do euro. Nessa medida, o TARGET2 é um elemento constitutivo essencial da integração financeira na União Europeia. Permite a livre circulação de moeda entre países e apoia a execução da política monetária única definida pelo BCE.

Como funciona?

A plataforma é detida e gerida pelo Eurosistema. Em termos simples, funciona do seguinte modo:

  • O banco A e o banco B têm contas num banco central
  • O banco A tem de fazer um pagamento em euros ao banco B
  • O banco A dá as instruções de pagamento no TARGET2
  • A conta do banco A é debitada e a do banco B creditada – o pagamento é liquidado
  • O TARGET2 transfere a informação relativa ao pagamento para o banco B

Quem o pode utilizar?

O TARGET2 pode ser utilizado pelos bancos centrais dos países da União Europeia e pelas respetivas comunidades nacionais de bancos comerciais. Mais de 1 700 bancos utilizam o TARGET2 para efetuar operações em euros, quer em seu nome, quer no dos respetivos clientes. Tendo em conta sucursais e filiais, o TARGET2 serve mais de 55 mil bancos a nível mundial (e todos os seus clientes).

O que é o TARGET2?