Sobre o Banco Central Europeu


Euro map

O Banco Central Europeu (BCE) é o banco central responsável pela moeda única europeia – o euro. A sua principal função é manter o poder de compra do euro e a estabilidade de preços na área do euro. A área do euro é constituída pelos 19 países da União Europeia que, desde 1999, adotaram o euro.



A missão do BCE

A nossa missão é servir os cidadãos europeus, mantendo a estabilidade de preços e salvaguardando o valor do euro. Informe-se sobre a missão do BCE, do Eurosistema e do Mecanismo Único de Supervisão.

Declaração de missão



Quais são as atribuições do BCE?

O BCE define e implementa a política monetária da área do euro e desempenha várias outras funções, entre as quais se inclui a supervisão bancária.

Atribuições do BCE
BCE, SEBC e Eurosistema



Como está organizado o BCE?

O BCE é uma instituição oficial da União Europeia e constitui o cerne do Eurosistema e do Mecanismo Único de Supervisão. Conheça a sua estrutura organizacional e de governação e fique a saber quem é quem no Conselho do BCE, o principal órgão de decisão da instituição.

Organização
Quadro jurídico



Responsabilização perante os cidadãos europeus

O BCE trabalha para os cidadãos europeus, aos quais presta formalmente contas através do Parlamento Europeu. Os tratados da União Europeia especificam os diferentes canais de prestação de informação, que incluem a publicação de um relatório anual.

Responsabilização
Relatórios anuais