Sobre o Banco Central Europeu

O Banco Central Europeu é o banco central da área do euro

O Banco Central Europeu (BCE) é o banco central dos 19 países da União Europeia que adotaram o euro. O seu objetivo primordial é manter a estabilidade de preços na área do euro e, desse modo, preservar o poder de compra da moeda única.



Que tipo de organização é o BCE?

O BCE é uma instituição oficial da União Europeia e constitui o cerne do Eurosistema e do Mecanismo Único de Supervisão. Conheça a sua estrutura organizacional e fique a saber quem é quem no Conselho do BCE, o principal órgão de decisão da instituição.

Órgãos de decisão
Organograma do BCE




A missão do BCE

A nossa missão é servir os cidadãos da Europa, salvaguardando o valor do euro e mantendo a estabilidade de preços. Informe-se sobre a missão do BCE, do Eurosistema e do Mecanismo Único de Supervisão.

Declaração de missão




Quais são as atribuições do BCE?

Definimos e implementamos a política monetária da área do euro e desempenhamos várias outras funções, entre as quais se inclui a supervisão bancária.

Atribuições do BCE
BCE, SEBC e Eurosistema




Responsabilização perante os cidadãos da Europa

Trabalhamos para os cidadãos da Europa, aos quais prestamos formalmente contas através do Parlamento Europeu. Os tratados da União Europeia especificam os diferentes canais de prestação de informação, que incluem a publicação de um relatório anual.

Responsabilização
Relatórios anuais