Iniciativa “ECB Youth Dialogue”: #AskDraghi

Está a decorrer a terceira edição da iniciativa “ECB Youth Dialogue”, desta vez realizada em parceira com a plataforma “Debating Europe” – uma plataforma digital onde os jovens podem discutir questões atuais com líderes europeus.

No âmbito desta edição, solicitámos que, entre 17 e 23 de janeiro de 2018, fossem enviadas perguntas ao Presidente Mario Draghi, através do Twitter e do Facebook, sobre qualquer um dos temas seguintes:

  • Recuperação económica da Europa e desemprego dos jovens
  • Criptomoedas e tecnologia de cadeia de blocos ou Blockchain
  • Possibilidade de uma nova crise económica mundial

Veja os vídeos com a resposta do Presidente Mario Draghi às cinco perguntas selecionadas e participe no debate, fazendo um comentário nas páginas da iniciativa nas redes sociais ou no sítio Web da plataforma “Debating Europe”.

Recuperação económica da Europa e desemprego dos jovens

O Presidente Mario Draghi confirma que a economia europeia regista uma expansão contínua há já vários anos e que o emprego é mais elevado do que antes, mas é necessário prosseguir a melhoria e assegurar que todos beneficiam.

Quando é que a Europa recuperará plenamente da recessão?

Imaginando que a inteligência artificial e os robôs provocam um enorme desemprego entre os jovens, como reagiria o BCE?

Criptomoedas e tecnologia de cadeia de blocos ou Blockchain

A tecnologia Blockchain é inovadora e poderá aumentar a eficiência. Estamos a analisar a possibilidade de a utilizar nos nossos serviços no futuro. No que respeita à Bitcoin e à questão se devemos confiar nela, o Presidente Mario Draghi recomenda cautela, dado que esta não é protegida por qualquer banco central ou governo, acrescentando que não compete ao BCE regular a Bitcoin.

Como é que a tecnologia Blockchain pode apoiar a economia?

Se fosse um jovem estudante universitário como eu, compraria Bitcoin e mantê-la-ia como salvaguarda?

Possibilidade de uma nova crise económica a nível mundial

A última crise foi grave, mas o pior já passou. Os países europeus entraram na crise com grandes problemas e não conseguiram reagir adequadamente. Atualmente, como foram realizados progressos significativos em muitos domínios, estamos mais bem preparados para o futuro.

Pensa que a União Europeia e o BCE conseguirão introduzir reformas suficientes para lidar com outra grande crise económica antes que ela aconteça?

Mais informação

Pretende saber mais sobre os temas da terceira edição da iniciativa “ECB Youth Dialogue”? Então, consulte as páginas a seguir indicadas.

Possibilidade de uma nova crise económica mundial
Criptomoedas e e tecnologia de cadeia de blocos ou Blockchain
Recuperação económica da Europa e desemprego dos jovens
  • Youth unemployment in the euro area, discurso de abertura de Mario Draghi, Presidente do BCE, na série de conferências Henry Grattan no Trinity College Dublin, 22 de setembro de 2017 (texto disponível apenas em língua inglesa)
  • Accompanying the economic recovery, discurso de Mario Draghi, Presidente do BCE, no Fórum do BCE sobre Banca Central em Sintra, 27 de junho de 2017 (texto disponível apenas em língua inglesa)

Edições anteriores

Setembro de 2017, Dublin, Irlanda
Juventude, inovação e produtividade na Europa, Lisboa 2017

O Presidente Mario Draghi reuniu-se com jovens europeus na sexta-feira, 22 de setembro de 2017, no Trinity College Dublin.

O evento foi organizado em parceria com o banco central da Irlanda (o Banc Ceannais na hÉireann/Central Bank of Ireland) e o Trinity College Dublin.

A tecnologia Blockchain tem um papel a desempenhar no futuro? A possibilidade de virem a verificar-se bolhas especulativas imobiliárias representa uma preocupação crescente para o Conselho do BCE? Em que medida é que as indicações sobre a orientação futura da política monetária e uma comunicação clara são encaradas como uma componente essencial dos bancos centrais modernos?

Veja o vídeo com a troca de perguntas e respostas, sobre estes e outros temas, entre o Presidente do BCE e estudantes de Economia do Trinity College Dublin.

Juventude, inovação e produtividade na Europa, junho de 2017, Lisboa, Portugal
Juventude, inovação e produtividade na Europa, Lisboa 2017

O Presidente Mario Draghi foi o anfitrião da primeira edição da iniciativa “ECB Youth Dialogue” em Lisboa.

O evento foi organizado em parceria com o Banco de Portugal e o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Veja o vídeo do debate sobre o significado da inovação e da produtividade para os jovens.