Lista de dispositivos de autenticação de notas testados com êxito

Introdução

Esta página fornece uma lista de dispositivos de autenticação de notas testados, a fim de ajudar os utilizadores de notas a selecionar o equipamento de deteção de contrafações mais adequado às suas necessidades. A lista é atualizada regularmente. Os dispositivos de autenticação de notas foram testados com as notas contrafeitas identificadas em circulação com maior frequência à data dos testes.

É possível descarregar a lista completa (como ficheiro PDF) ou utilizar a função de pesquisa disponibilizada abaixo.

Resultados dos testes

Lista completa de dispositivos de autenticação testados (última atualização: 22 de julho de 2016)

Dispositivos de autenticação – Pesquisa de texto livre

Para procurar um determinado dispositivo de autenticação, basta efetuar uma pesquisa na base de dados.

É possível pesquisar por:

  • Número de identificação do dispositivo
  • Nome do dispositivo
  • Tipo do dispositivo
  • Nome do fabricante
  • Localidade do fabricante
  • País do fabricante

e obter uma lista de resultados.

Antes da aquisição de um novo dispositivo, é recomendável verificar junto do fabricante se o dispositivo em causa pode ser adaptado no sentido de aceitar as notas da série “Europa”.

Termo de pesquisa:

Ao fazer a pesquisa por país, escrever o nome do país em língua inglesa.

Observações

  1. Não é claro se o dispositivo está em conformidade com eventual legislação nacional ou da União Europeia em matéria de saúde e segurança.
  2. O dispositivo não aceita todas as denominações. Contactar o fornecedor para obter informação sobre as denominações aceites.
  3. O dispositivo permite todas as orientações de inserção possíveis.
  4. O dispositivo permite apenas uma orientação de inserção.
    1. A orientação correta é indicada claramente no dispositivo.
    2. A orientação correta não é indicada (claramente) no dispositivo.
  5. A empresa não especificou quais os elementos de autenticação verificados pelo dispositivo.
  6. Contactar o fornecedor para obter informação sobre a possibilidade de disponibilização de um manual do utilizador na língua pretendida.
  7. O manual do utilizador não contém instruções sobre o método e a frequência de manutenção para que o dispositivo funcione devidamente.
  8. A versão atual do software do dispositivo não pode ser verificada pelo utilizador.

Utilização de dispositivos e máquinas de tratamento de notas

Os dispositivos listados não são considerados máquinas de tratamento de notas na aceção da Decisão BCE/2010/14 relativa à verificação da autenticidade e qualidade e à recirculação das notas de euro. Por conseguinte, não podem ser utilizados pelas instituições de crédito ou por outros profissionais que operam com numerário na autenticação automática de notas de euro para efeitos de recirculação através de caixas automáticos e de outras máquinas de distribuição de numerário operadas pelo cliente.

Para informação sobre os resultados dos testes das máquinas de tratamento de notas, consultar a lista de tipos de máquinas de tratamento de notas testados com êxito (como referido no n.º 1-A do artigo 6.º do Regulamento (CE) n.º 1338/2001 do Conselho, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Regulamento (CE) n.º 44/2009).

Declaração de exoneração de responsabilidade relativa aos testes e aos resultados

Declaração de exoneração de responsabilidade
  1. As contrafações de notas de euro utilizadas nos testes são, tendo em conta as informações de que dispõem o BCE e os BCN, as mais frequentemente detetadas em circulação na área do euro aquando da última atualização do conjunto de documentos de teste utilizado. Dado que o BCE e os BCN não podem prever ou excluir a possibilidade de surgirem novos tipos de contrafações após a atualização do conjunto de documentos de teste, é da responsabilidade dos fabricantes submeterem regularmente a teste os vários tipos de dispositivos. Além disso, é da responsabilidade dos distribuidores e dos utilizadores dos dispositivos procederem à atualização regular dos sensores de autenticação incorporados nos respetivos dispositivos, a fim de poderem detetar novas contrafações.
  2. Na medida do permitido pela legislação aplicável, o BCE e os BCN não assumem qualquer responsabilidade i) por quaisquer danos diretos ou indiretos relacionados com a realização dos testes ou com a publicação, não publicação ou eliminação desta página do sítio do BCE dos resultados dos testes, nem ii) pelos resultados dos testes. Consultar as declarações de exoneração de responsabilidade separadas do Deutsche Bundesbank e do Banco de Portugal1.
  3. Os resultados publicados dos testes não contêm, nem implicam, qualquer recomendação por parte do BCE ou dos BCN no sentido de terceiros deverem, ou não, utilizar o tipo de dispositivo testado.
  4. A presente declaração não implica qualquer garantia, expressa ou implícita, por parte do BCE ou dos BCN, de que os tipos de dispositivos testados podem detetar contrafações de notas de euro continuamente e sem erros, nem no que se refere à sua idoneidade ou finalidade, independentemente de os utilizadores dos dispositivos seguirem as especificações de utilização.

1 N.º 2 da declaração de exoneração de responsabilidade do Deutsche Bundesbank

O Deutsche Bundesbank não assume qualquer responsabilidade i) por quaisquer danos diretos ou indiretos relacionados com a realização dos testes ou com a publicação, não publicação ou eliminação desta página do sítio do BCE dos resultados dos testes, nem ii) pelos resultados dos testes, exceto se os danos tiverem sido causados intencionalmente ou forem devidos a negligência grave por parte do Deutsche Bundesbank. As restrições de responsabilidade previstas na declaração de exoneração de responsabilidade geral do Deutsche Bundesbank são igualmente aplicáveis.

1 N.º 2 da declaração de exoneração de responsabilidade do Banco de Portugal

A realização dos testes e a publicação, não publicação ou eliminação desta página do sítio do BCE dos resultados dos testes não implicam que será assumida qualquer responsabilidade por quaisquer danos diretos ou indiretos relacionados com esses factos.