Visitas ao Banco Central Europeu

Edifício principal do BCE

Se pretende saber como funciona o BCE e tem interesse na arquitetura do seu edifício principal ou na coleção de obras de arte da instituição, visite as nossas instalações na zona leste da cidade de Frankfurt am Main e participe numa sessão de informação ou numa visita guiada.

O BCE acolhe tanto indivíduos como grupos e convida os membros do público, estudantes, organizações sociais e organismos profissionais a marcar a sua visita.

Visitas educativas

Centro de visitantes

Descubra o nosso recém-inaugurado centro de visitantes, que disponibiliza informação sobre política monetária, estabilidade financeira, supervisão bancária, sistemas de pagamentos, o euro e a Europa através de uma combinação de elementos textuais, visuais e interativos. Fique a saber mais sobre o papel do BCE enquanto autoridade de política monetária responsável pelo euro (a moeda única de 19 Estados‑Membros da União Europeia) e o que fazemos para garantir a solidez dos bancos dentro e fora da área do euro.

Horário das visitas:
segundas e sextas-feiras, às 16h00
terças, quartas e quintas‑feiras, às 10h30
Duração das visitas:
90 minutos

Apresentações personalizadas

Se o seu grupo já tem conhecimentos aprofundados sobre as atribuições e responsabilidades do BCE, é possível organizar uma visita especial, que incida sobre um domínio de interesse específico. Os especialistas do BCE disponibilizarão informação pormenorizada sobre temas relacionados com a política monetária e a supervisão bancária, incluindo estatísticas e dados sobre a evolução económica. Os participantes terão oportunidade de debater os assuntos com os especialistas do BCE e colocar questões.

Horário das visitas:
segundas e sextas-feiras, às 10h30
terças, quartas e quintas‑feiras, às 16h00
Duração das visitas:
entre 90 e 180 minutos

Para solicitar uma visita ao “centro de visitantes” ou uma “apresentação personalizada”, envie uma mensagem de correio eletrónico para visitor.centre@ecb.europa.eu, especificando o tipo de visita e a(s) data(s) e hora(s) preferida(s).

Ao solicitar uma “apresentação personalizada”, deverá descrever o tipo de grupo em causa e os temas em que este está interessado. O número mínimo de participantes é 15.

É dada prioridade às pessoas que ainda não tiveram oportunidade de visitar o BCE. Pretende-se manter um equilíbrio adequado quanto às nacionalidades dos visitantes. Os pedidos de visita ao “centro de visitantes” são atendidos em função da ordem de entrada dos pedidos. No caso das “apresentações personalizadas”, serão tidos em conta os possíveis efeitos multiplicadores de um grupo (ou seja, até que ponto a informação recebida será depois transmitida a um público mais alargado).

É necessário efetuar o pedido de visita com um mínimo de quatro semanas de antecedência. Note‑se, porém, que não é possível solicitar visitas com mais de três meses de antecedência.

Visitas sobre arquitetura e arte

Visita para arquitetos e engenheiros

Os grupos de especialistas no domínio da arquitetura ou da engenharia com um interesse específico no desenho, na construção e nos pormenores técnicos do edifício principal do BCE podem participar nas visitas mensais sobre arquitetura para um público especializado.

Horário das visitas:
última terça‑feira de cada mês, entre as 16h00 e as 17h30
Duração das visitas:
90 minutos

Para solicitar uma visita, envie uma mensagem de correio eletrónico para architecture@ecb.europa.eu, especificando o mês em que pretende efetuar a visita, a dimensão do grupo (entre 10 a 25 pessoas) e o nome da empresa/do grupo. Faremos o possível por ter em conta a sua data preferida. De notar, porém, que as visitas estão esgotadas até março de 2018 (inclusive).

Esta visita é oferecida exclusivamente a grupos de especialistas e não está aberta a participantes a título individual.


Visita à coleção de obras de arte do BCE

A coleção de obras de arte do BCE inclui mais de 400 pinturas, desenhos, fotografias, esculturas e objetos de arte, incidindo principalmente sobre a arte contemporânea. Os visitantes poderão participar numa visita e apreciar algumas dessas obras de arte.

Horário das visitas:
primeira terça-feira de cada mês, às 17h30
Duração das visitas:
60 minutos

Será disponibilizada oportunamente informação sobre a marcação de visitas à coleção de obras de arte do BCE.

Outras visitas

Visita ao memorial judaico

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Gestapo utilizou a cave do edifício da ala leste do Großmarkthalle (parte do atual edifício principal do BCE) como espaço para agrupamento da população judaica – aproximadamente 10 mil judeus foram daí deportados, em comboios, para campos de concentração. O memorial que agora se encontra no local só pode ser visitado no contexto de uma visita guiada.

Caso pretenda participar numa visita ao memorial, consulte o sítio Web do Jüdisches Museum (disponível apenas em alemão).


Exposição sobre Martin Elsaesser

O Großmarkthalle, que constitui o cerne do edifício principal do BCE, foi projetado pelo arquiteto Martin Elsaesser e construído entre 1926 e 1928. Na altura, era um dos maiores complexos de edifícios da cidade e também a estrutura de betão armado com o maior vão livre do mundo.

Para mais informações referentes à exposição sobre Martin Elsaesser, contacte diretamente a Fundação Martin Elsaesser (sítio Web disponível apenas em alemão).