COMUNICADO

Decisões de política monetária

3 de Janeiro de 2002

Na reunião de hoje, o Conselho do BCE decidiu que a taxa mínima de proposta aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito permanecerão sem alterações em 3.25%, 4.25% e 2.25%, respectivamente.

O Conselho do BCE decidiu igualmente fixar em EUR 20 mil milhões o montante de cada colocação para as operações de refinanciamento de prazo alargado que serão efectuadas em 2002. Este montante tem em consideração as necessidades de liquidez previstas para o sistema bancário da área do euro em 2002, assim como a intenção do Eurosistema de continuar a realizar a maior parte do refinanciamento do sector financeiro através das suas operações principais de refinanciamento. O Conselho do BCE poderá ajustar o referido montante ao longo do ano, no caso de se verificar uma evolução inesperada das necessidades de liquidez.

O Presidente do BCE exporá as razões que determinaram estas decisões numa conferência de imprensa a realizar hoje, às 15h00 (hora do BCE).

Contactos de imprensa