COMUNICADO

Lançamento do Concurso “Geração Euro” para alunos do ensino secundário

21 de Outubro de 2011

O Banco Central Europeu (BCE) e 11 bancos centrais nacionais da área do euro (Nationale Bank van België/Banque Nationale de Belgique, Deutsche Bundesbank, Banco de España, Central Bank of Ireland/Banc Ceannais na hÉireann, Banca d’Italia, De Nederlandsche Bank, Oesterreichische Nationalbank, Banco de Portugal, Banka Slovenije, Národná banka Slovenska e Suomen Pankki – Finlands Bank) lançaram em conjunto um concurso dirigido a alunos do ensino secundário. O Concurso “Geração €uro” dará à primeira “geração do euro” – jovens que cresceram com o euro – a oportunidade de, interactivamente, compreender o funcionamento da política monetária na área da moeda única e a sua relação com o conjunto da economia. Os alunos poderão, deste modo, aprofundar os seus conhecimentos sobre banca central.

Composto por três fases, o concurso desenrolar-se-á em 11 países da área do euro no ano lectivo de 2011/2012 e prevê-se que se realize anualmente. A equipa vencedora de cada país participante e a equipa vencedora das escolas internacionais e europeias serão convidadas para um evento a nível europeu, que terá lugar no BCE, em Frankfurt am Main, e durante o qual receberão um prémio das mãos do Presidente do BCE.

Os bancos centrais nacionais são responsáveis pela organização do concurso a nível nacional. O BCE organizará, por seu lado, o concurso para as escolas internacionais e europeias nos moldes a seguir descritos. A primeira fase do concurso arrancou no início deste mês com um questionário online. A segunda fase, que consiste na redacção de um ensaio, implica um esforço de equipa. Nesta fase, as equipas têm de prever a decisão de Março de 2012 do Conselho do BCE sobre a taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento e expor as razões subjacentes sob a forma de um ensaio. As cinco equipas que passarem à terceira (e última) fase serão convidadas a apresentar oralmente a sua decisão relativa à taxa de juro de Junho de 2012 perante um júri composto por especialistas, nas instalações do BCE, em Frankfurt am Main. Para mais informações, consultar o sítio do concurso em www.generationeuro.eu ou enviar uma mensagem de correio electrónico para o seguinte endereço: generationeuro@ecb.europa.eu.

Generation Euro

Contactos de imprensa