COMUNICADO

Decisões de política monetária

21 de Junho de 2000

Na reunião de hoje, o Conselho do BCE decidiu que a taxa de juro da facilidade de cedência de liquidez e a taxa de juro da facilidade de depósito permanecerão sem alterações em 5.25% e 3.25%, respectivamente.

Tal como anunciado no dia 8 de Junho de 2000, as futuras operações principais de refinanciamento do Eurosistema serão realizadas como leilões de taxa variável, utilizando o procedimento de leilão de taxa múltipla, com uma taxa mínima de proposta de 4.25%. Esta taxa é a mesma que vigorou para as duas operações principais de refinanciamento, realizadas como leilões de taxa fixa, liquidadas no dia 15 e 21 de Junho de 2000.

O Conselho do BCE decidiu igualmente que o Eurosistema atribuirá um montante de EUR 15 mil milhões a cada uma das operações de refinanciamento de prazo alargado a realizar no segundo semestre de 2000. Este montante tem em consideração as necessidades de liquidez previstas para o sistema bancário da área do euro, no segundo semestre de 2000, assim como o desejo do Eurosistema de continuar a realizar a maior parte do financiamento do sector financeiro através das suas operações principais de refinanciamento.

Contactos de imprensa