Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Decisões tomadas pelo Conselho do BCE (para além das decisões sobre as taxas de juro)

Política monetária

Observância por parte dos bancos centrais da proibição do financiamento monetário e do acesso privilegiado

Em 16 de Março de 2006, em conformidade com o Tratado que institui a Comunidade Europeia, que atribui ao BCE a função de acompanhar o cumprimento por parte dos bancos centrais das proibições referidas nos artigos 101.º e 102.º e nos regulamentos relacionados, o Conselho do BCE aprovou o relatório referente ao ano de 2005. É fornecida mais informação sobre esta matéria numa das secções do Relatório Anual do BCE relativo a 2005, que será publicado no dia 25 de Abril de 2006.

Pareceres sobre legislação

Parecer do BCE sobre o regime húngaro relativo a câmaras de compensação

Em 20 de Fevereiro de 2006 e a pedido do Magyar Nemzeti Bank, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre as modalidades genéricas e regulamentos internos das instituições que funcionem como câmaras de compensação (CON/2006/7). O parecer encontra-se disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre a revogação da legislação relativa ao Sistema Monetário Europeu

Em 21 de Fevereiro de 2006 e a pedido do Conselho da UE, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre a revogação de legislação obsoleta relativa ao Sistema Monetário Europeu (CON/2006/8). O parecer foi publicado no Jornal Oficial da UE em 28 de Fevereiro de 2006 e está igualmente disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre legislação cipriota em matéria de valores mobiliários

Em 22 de Fevereiro de 2006 e a pedido do Ministério das Finanças cipriota, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre alterações ao regime regulamentar do Depositário Central e do Registo Central de Valores Mobiliários (CON/2006/9). O parecer encontra-se disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre os preparativos por parte de Malta para a adopção do euro

Em 23 de Fevereiro de 2006 e a pedido do Central Bank of Malta/Bank Centrali ta' Malta, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre o regime jurídico previsto para a adopção do euro (CON/2006/10). O parecer encontra-se disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre as reservas mínimas obrigatórias na Letónia

Em 23 de Fevereiro 2006 e a pedido do Latvijas Banka, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre a ampliação da base de incidência das reservas mínimas obrigatórias e a introdução de rácios de reservas diferenciados (CON/2006/11). O parecer encontra-se disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre legislação comunitária relativa aos dados das contas nacionais

Em 24 de Fevereiro de 2006 e a pedido do Conselho da UE, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre a revisão do programa de transmissão de dados das contas nacionais no contexto do SEC95 (CON/2006/12). O parecer foi publicado no Jornal Oficial da UE em 7 de Março de 2006 e está igualmente disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre legislação comunitária relativa ao índice harmonizado de preços no consumidor

Em 27 de Fevereiro de 2006 e a pedido do Conselho da UE, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre a cobertura temporal da recolha de preços do índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC) (CON/2006/13). O parecer foi publicado no Jornal Oficial da UE em 7 de Março de 2006 e está igualmente disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre a nomeação de um novo membro da Comissão Executiva do BCE

Em 2 de Março de 2006 e a pedido do Conselho da UE, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre a nomeação de um membro da Comissão Executiva do BCE (CON/2006/14). O parecer foi publicado no Jornal Oficial da UE em 10 de Março de 2006 e está igualmente disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre a integração da supervisão na Polónia

Em 9 de Março de 2006 e a pedido do ministro das Finanças polaco, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre a integração da supervisão do sector bancário, dos mercados de capitais, dos seguros e dos fundos de pensões (CON/2006/15). O parecer encontra-se disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre legislação lituana em matéria de valores mobiliários

Em 10 de Março de 2006 e a pedido do Lietuvos bankas, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre a criação de uma base jurídica permitindo ao Lietuvos bankas aderir ao modelo de banco central correspondente (CON/2006/16). O parecer encontra-se disponível no site do BCE.

Parecer do BCE sobre os preparativos por parte da Eslovénia para a adopção do euro

Em 13 de Março de 2006 e a pedido do Ministério das Finanças esloveno, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre alterações aos Estatutos do Banka Slovenije com vista à adopção do euro (CON/2006/17). O parecer encontra-se disponível no site do BCE.

Gestão

Contas Anuais do BCE relativas a 2005

Em Março de 2006, o Conselho do BCE aprovou as contas anuais auditadas do BCE relativas a 2005. As contas foram publicadas, juntamente com um comunicado, no site do BCE em 16 de Março de 2006.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa