Opções de procura
Home Sala de imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Em poucas palavras

Perde‑se na terminologia? Encontra aqui alguns conceitos‑chave explicados de forma simples.

Quem são os proprietários do BCE?

30 de janeiro de 2020

Todos os países da União Europeia são proprietários do BCE, o que significa que cada um contribui com uma determinada quantia para o capital do BCE. Assim sendo, como é que essa contribuição é calculada?

Mais informação

Quais são os benefícios do euro?

14 de novembro de 2018

Como a nossa moeda, o euro faz parte do nosso quotidiano e torna mais fácil fazer negócios, viajar, estudar, viver e trabalhar no estrangeiro. É, porém, muito mais do que um meio de pagamento conveniente.

Mais informação

Em que consiste a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez?

13 de setembro de 2018

A facilidade permanente de cedência de liquidez permite aos bancos contrair empréstimos pelo prazo overnight (a um dia) junto do BCE. A taxa de juro aplicada a estes empréstimos é uma das três taxas de juro fixadas de seis em seis semanas pelo BCE.

Mais informação

Em que consiste a taxa de juro das operações principais de refinanciamento?

13 de setembro de 2018

A taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento é a taxa que os bancos pagam quando contraem empréstimos pelo prazo de uma semana junto do BCE. É uma das três taxas de juro fixadas de seis em seis semanas pelo BCE.

Mais informação

Por que razão a ciber‑resiliência é importante?

10 de abril de 2018

Os ciberataques não só representam uma ameaça para indivíduos e organizações, como também podem ter consequências mais abrangentes. Fique a saber como o BCE promove a ciber‑resiliência e os motivos pelos quais temos de permanecer vigilantes.

Mais informação

O que é a Bitcoin?

13 de fevereiro de 2018

A Bitcoin é muitas vezes chamada “moeda virtual”, mas, na verdade, não é uma moeda por várias razões. Quais são essas razões e porque deve pensar duas vezes antes de comprar Bitcoin?

Mais informação

Em que consistem as indicações sobre a orientação futura da política monetária?

15 de dezembro de 2017

Ao fornecer indicações sobre a orientação futura da política monetária, o BCE comunica as suas intenções em termos de política monetária. Por que razão o faz e como isso afeta a economia em geral?

Mais informação

O que são “reformas estruturais”?

18 de outubro de 2017

Na sequência da crise financeira, políticos e decisores de políticas apelaram muitas vezes à introdução de reformas estruturais, a fim de promover o crescimento económico. Mas, o que são “reformas estruturais”? Por que razão o BCE se interessa por reformas estruturais, quando o seu mandato consiste em manter os preços estáveis?

Mais informação

O que significa “senhoriagem”?

7 de abril de 2017

A nova nota de 50 euros já está em circulação. Sabe quais são os rendimentos daí resultantes para os bancos centrais que emitem as notas? Fique a saber como os proveitos de senhoriagem funcionam na área do euro.

Mais informação

O que são “ativos de garantia”?

2 de novembro de 2016

Em que consistem os ativos de garantia e por que motivo os bancos centrais os exigem?

Mais informação

O que são “créditos não produtivos”?

12 de setembro de 2016

Um empréstimo é classificado como “crédito não produtivo” quando passaram mais de 90 dias sem que o mutuário tenha procedido ao pagamento das prestações acordadas. Por que razão os créditos não produtivos constituem um problema para os bancos e de que forma afetam a política monetária?

Mais informação

Em que consistem as reservas mínimas obrigatórias?

11 de agosto de 2016

Os bancos estão obrigados a deter um determinado montante de fundos nas suas contas correntes junto do banco central. Qual é a razão de ser do regime de reservas mínimas e como funciona?

Mais informação

O que é o TARGET2?

29 de junho de 2016

O TARGET2 é um sistema de pagamentos detido e operado pelo Eurosistema. Porque é importante e como funciona?

Mais informação

O que são as ORPA direcionadas II?

24 de junho de 2016

A segunda série de operações de refinanciamento de prazo alargado direcionadas (ORPA direcionadas II) é um dos instrumentos de política monetária não convencionais do BCE. Como é que ajudam os consumidores, as empresas e a economia e em que se distinguem das operações de refinanciamento regulares?

Mais informação

Em que consistem as taxas de juro nominais e reais?

25 de maio de 2016

Qual é a diferença entre taxas de juro nominais e reais? Por que razão essa diferença é importante?

Mais informação

O que significa o designado “período de recato”?

14 de abril de 2016

Os membros do Conselho do BCE respeitam um “período de recato” antes das reuniões em que é debatida a política monetária. O que significa isto na prática?

Mais informação

Em que consiste a taxa de juro da facilidade permanente de depósito?

10 de março de 2016

A taxa de juro aplicável à facilidade permanente de depósito é uma das três taxas de juro fixadas de seis em seis semanas pelo BCE no âmbito da sua política monetária.

Mais informação

O que é um banco central?

10 de julho de 2015

Um banco central é um banco como outro qualquer? Que papel desempenham os bancos centrais na economia e que particularidades têm?

Mais informação

Como é que o BCE presta contas pelas suas ações?

10 de julho de 2015

O que implicam os princípios da responsabilização para o BCE? De que modo este explica a sua atuação ao público?

Mais informação

Em que consiste a política monetária?

10 de julho de 2015

Por que razão é importante a política monetária? Porque tem um impacto direto nas taxas de juro e um impacto indireto na inflação, na economia e no emprego.

Mais informação

Todas as páginas desta secção