Em mais pormenor

Procura mais informação?
Novas perspetivas sobre as atividades do BCE

Porque são tão importantes as taxas de referência?

21 de setembro de 2017

As taxas de juro de referência desempenham um papel fundamental no sistema financeiro, no sistema bancário e na economia. São utilizadas por diferentes agentes que concedem crédito a empresas, particulares e outros. Fique a saber como são calculadas, porque são importantes e qual o papel do BCE.
Mais informação


A área do euro em termos comparativos

25 de agosto de 2017

A área do euro une 340 milhões de pessoas de 19 países que partilham uma moeda única. Como compara a área do euro com outras economias importantes? Que papel desempenha em termos de comércio internacional? E o que significa isso para os cidadãos europeus?
Mais informação


Como contribui a inovação para o crescimento?

27 de junho de 2017

A inovação é essencial como fator impulsionador do progresso económico, sendo benéfica para os consumidores, as empresas e o conjunto da economia. De que forma desempenha essa função, como contribui para o crescimento económico e o que pode ser feito para a promover?
Mais informação


Guia rápido sobre as políticas macroprudenciais

24 de maio de 2017

O BCE publica semestralmente um relatório sobre a análise da estabilidade financeira, intitulado Financial Stability Review. O BCE e outras autoridades asseguram a estabilidade financeira através de políticas macroprudenciais. Fique a saber mais sobre as mesmas.
Mais informação


Por que razão a estabilidade de preços é importante?

8 de maio de 2017

O objetivo primordial do BCE consiste em manter os preços estáveis. Tal implica que o nível das taxas de inflação permaneça “abaixo, mas próximo, de 2% no médio prazo”. Porquê 2% e não 4% ou 0%? Que problemas acarreta uma inflação elevada? Fique a saber aqui.
Mais informação


Como pode uma nova tecnologia transformar os mercados financeiros?

19 de abril de 2017

A tecnologia de registo descentralizado de transações, designada “tecnologia de livro‑razão distribuído” (Distributed Ledger Technology – DLT) ou “tecnologia de cadeia de blocos” (blockchain), é o foco do debate sobre a inovação nos mercados financeiros. No que consiste e porque é objeto da atenção do BCE?
Mais informação


O BCE tem lucros?

16 de fevereiro de 2017

Repondendo sucintamente: em regra, sim. Em 2016, os lucros do BCE foram superiores a 1 000 milhões de euros. A forma como este montante é utilizado pode constituir uma surpresa, pois pode até ser utilizado de forma benéfica para si. Fique a saber como.
Mais informação


Cinco factos que precisa de saber sobre o Tratado de Maastricht

15 de fevereiro de 2017

O Tratado de Maastricht foi assinado há 25 anos, em 7 de fevereiro de 1992. O que representa e como mudou a Europa?
Mais informação


Por que razão o BCE é independente?

12 de janeiro de 2017

A independência política do BCE é essencial para o bom funcionamento do sistema monetário da área do euro. Descubra os motivos pelos quais o BCE foi criado como instituição independente, de que forma é salvaguardada a sua independência e como assegura a prestação de contas.
Mais informação


Em que consistem os empréstimos de títulos?

8 de dezembro de 2016

O Eurosistema está a comprar montantes consideráveis de títulos para fazer face aos riscos de a inflação permanecer excessivamente baixa durante demasiado tempo. Por conseguinte, poderá haver menos títulos disponíveis no mercado. Os empréstimos de títulos permitem, assim, ao mercado continuar a ter acesso a esses títulos.
Mais informação


O que são margens de avaliação?

3 de novembro de 2016

As margens de avaliação (haircuts) constituem uma forma de minimizar o risco associado à concessão de empréstimos. O Eurosistema aplica margens de avaliação sempre que concede empréstimos aos bancos comerciais. Mas o que são exatamente e como funcionam?
Mais informação


Por que razão as estatísticas são importantes?

19 de outubro de 2016

Conheça a importância das estatísticas para o BCE e para os cidadãos dos 19 países que adotaram o euro.
Mais informação


Porque realiza o BCE estudos económicos?

28 de setembro de 2016

O desenvolvimento de estudos económicos de alta qualidade pelos bancos centrais é mais importante do que nunca. Fique a saber por que razão o BCE efetua estudos económicos, em que medida estes apoiam a política monetária e como são escolhidos os temas a investigar.
Mais informação


O que são linhas de swap de divisas?

O que são linhas de swap de divisas?

27 de setembro de 2016

Os bancos centrais em todo o mundo estão ligados entre si através de uma rede de linhas de swap de divisas. Em que consistem exatamente estas linhas, porque são necessárias e como funcionam?
Mais informação


Pagamentos imediatos

26 de setembro de 2016

Porque é que, num mundo em que existem smartphones e serviços de mensagens instantâneas, um pagamento eletrónico ainda pode demorar um dia ou mais a ser processado? Atualmente, está a ser desenvolvido um sistema pan‑europeu de pagamentos imediatos, que possibilitará o processamento de pagamentos num ápice.
Mais informação


Qual é o papel das taxas de câmbio?

28 de junho de 2016

As taxas de câmbio afetam o nosso quotidiano de muitas formas. Por exemplo, quando fazemos férias fora da área do euro, quando compramos produtos produzidos no estrangeiro ou quando atestamos o depósito numa estação de serviço. As taxas de câmbio influenciam os preços e o crescimento. Fique a saber quais são as implicações para a política monetária.
Mais informação


Estabilidade financeira em destaque

24 de maio de 2016

Um sistema financeiro estável é resistente a choques. O que significa isto na prática? E como é que o BCE apoia a estabilidade financeira?
Mais informação


Em que consiste o Acordo sobre Ativos Financeiros Líquidos?

5 de fevereiro de 2016

O Acordo sobre Ativos Financeiros Líquidos (do inglês, “Agreement on Net Financial Assets” – ANFA) foi celebrado entre os bancos centrais nacionais (BCN) da área do euro e o BCE. Define as regras e os limites para as detenções de ativos não relacionados com a política monetária, associados às atribuições nacionais dos BCN que integram o Eurosistema.
Mais informação


Funcionamento do programa de compra de ativos lançado pelo BCE

22 de janeiro de 2016

Um ano após o lançamento, o impacto do programa alargado de compra de ativos já é visível. Fique a saber como o programa funciona e quais são os benefícios.
Mais informação


O que é a moeda?

24 de novembro de 2015

As notas e moedas de euro são dinheiro, tal como o saldo de uma conta bancária. O que é realmente o dinheiro ou, por outras palavras, a moeda? Como é criado e que papel desempenha o BCE?
Mais informação


O que é a AnaCredit?

11 de novembro de 2015

A AnaCredit será uma nova base de dados com informação detalhada e a nível individual sobre empréstimos bancários na área do euro. A designação deriva da expressão inglesa “analytical credit datasets ” (conjuntos de dados analíticos relativos ao crédito).
Mais informação


Cinco factos a saber sobre o BCE

10 de julho de 2015

Se lhe pedíssemos para referir alguns factos básicos sobre o BCE, o que diria? Esta secção permite-lhe ficar a conhecer cinco aspetos fundamentais.
Mais informação


O BCE está a “expropriar” os aforradores?

18 de maio de 2015

As taxas de juro baixas do BCE funcionam como um imposto sobre os aforradores? Um novo estudo revela que, no médio a longo prazo, o fator decisivo para os aforradores não é o nível das taxas de juro do banco central, mas o estado da economia.
Mais informação


Em que consiste o programa alargado de compra de ativos?

22 de janeiro de 2015

O programa alargado de compra de ativos, anunciado pelo BCE em 22 de janeiro de 2015, adiciona a aquisição de obrigações de dívida pública aos já existentes programas de compra de ativos do setor privado, com o objetivo de fazer face aos riscos de um período demasiado prolongado de inflação baixa.
Mais informação


Sistema de rotatividade dos direitos de voto no Conselho do BCE

1 de dezembro de 2014

Os governadores dos bancos centrais nacionais exercem o direito de voto no Conselho do BCE de acordo com um sistema de rotatividade. Fique a saber como as decisões são tomadas e por que motivo o sistema foi adotado.
Mais informação


Taxa de juro negativa do BCE

12 de junho de 2014

Em 5 de junho de 2014, o Conselho do BCE decidiu introduzir uma taxa de juro negativa para a facilidade permanente de depósito. Por que razão o fez? Como é que esta decisão afeta as suas poupanças?
Mais informação