Programa de Parcerias

Com vista a facilitar a preparação para a entrada em circulação das novas notas de euro da série “Europa”, o BCE e os bancos centrais nacionais do Eurosistema criaram um programa de parcerias. Este oferece aos fabricantes e fornecedores de equipamento de notas, às organizações profissionais e associações, assim como aos respetivos clientes e associados, um conjunto variado de informação sobre as novas notas, disponibilizado gratuitamente.

O programa destina-se também a bancos comerciais, comerciantes, profissionais do setor de viagens e operadores de agências de câmbio, bem como a outros profissionais que utilizam equipamento de notas ou lidam com numerário numa base diária.

Para aderir ao Programa de Parcerias, envie uma mensagem de correio eletrónico para o endereço partnership-programme@ecb.europa.eu com os dados de contacto e uma breve descrição do domínio de atividade da sua empresa. Mais especificamente, indique quais os planos da sua empresa relativamente à introdução das novas notas de €100 e €200.

No âmbito do Programa de Parcerias, o BCE e os bancos centrais nacionais irão:

  • destacar a importância de adaptar as máquinas de tratamento de numerário e os dispositivos de autenticação às novas notas
  • organizar uma série de atividades e eventos relacionados com o lançamento das novas notas
  • disponibilizar informação digital, audiovisual e impressa sobre as novas notas, em 23 línguas oficiais da União Europeia, para ajudar os parceiros na comunicação com os respetivos grupos-alvo

Espera-se dos parceiros que:

  • informem as respetivas partes interessadas e o público em geral atempadamente
  • assegurem que o seu equipamento aceita as novas notas

Adaptação de equipamento para que aceite as novas notas

São disponibilizados exemplares das novas notas, nos bancos centrais nacionais dos países da área do euro e em outras localizações, a fabricantes e fornecedores de equipamento de notas e a proprietários de máquinas de tratamento de numerário e dispositivos de autenticação, para fins de teste e adaptação do respetivo equipamento. Além disso, são organizados seminários em todos os países da área do euro sobre os pormenores da introdução das novas notas.

É ainda disponibilizada uma lista de dispositivos de autenticação e máquinas de tratamento de numerário, cuja compatibilidade com as novas notas foi testada pelos bancos centrais do Eurosistema. A lista é atualizada regularmente.

Lista de dispositivos de autenticação de notas testados com êxito

Em caso de dúvidas ou questões, contacte o seu banco central nacional ou o BCE.

Outras instituições