Acreditação de fabricantes de notas

Garantir notas de euro que respeitem as normas mais exigentes

O BCE tem o dever de assegurar a integridade do euro como meio de pagamento, aplicando as normas mais exigentes em termos ambientais, de saúde e segurança, de proteção e de qualidade ao longo das fases de investigação e desenvolvimento, conceção, produção e distribuição das notas de euro.

As notas de euro têm, por conseguinte, de ser produzidas de acordo com normas específicas do setor, nomeadamente as normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, e de cumprir requisitos de segurança rigorosos.

Fabricantes de elementos do euro têm de estar acreditados

O fabrico de elementos do euro e de elementos protegidos do euro também está sujeito a um processo de acreditação pelo BCE, cujas condições estão definidas na Decisão BCE/2013/54.

Apenas fabricantes acreditados podem participar nos concursos de adjudicação e celebrar contratos para atividades relacionadas com elementos do euro ou atividades que requeiram a proteção do euro.

Domínios dos fabricantes acreditados

O BCE pode conceder acreditação a fabricantes nos seguintes domínios:
  • Impressão de notas
  • Fabrico de papel de notas
  • Fabrico de tintas de impressão
  • Fabrico de folhas metálicas holográficas
  • Fabrico de filetes de segurança de notas
  • Mais informação sobre os procedimentos de acreditação pelo BCE

    Para mais informação, descarregar o documento de perguntas e respostas (disponível apenas em língua inglesa) sobre os procedimentos de acreditação.

    Pedidos de acreditação

    Se pretende solicitar acreditação, envie uma mensagem de correio eletrónico com uma breve descrição em inglês (no máximo, duas páginas A4) dos produtos que fabrica para QEHS.accreditation@ecb.europa.eu. Em regra, respondemos no prazo de um mês.

    Com vista a assegurar uma comunicação segura, recorremos a encriptação PGP. Descarregue a chave de encriptação PGP (PGP key of QEHS.accreditation) que deverá utilizar para transmissão de informação sensível.

    Outras oportunidades de cooperação com o BCE

    Se pretende propor novos elementos de segurança ou tecnologias de produção e processamento de notas, consulte a secção “Investigação e desenvolvimento no domínio das notas de banco – oportunidades de cooperação com o BCE”.