Menu

Acreditação de fabricantes de notas

Garantia de que as notas de euro respeitam as normas mais exigentes

O BCE tem o dever de assegurar a integridade do euro como meio de pagamento, aplicando as normas mais exigentes em termos ambientais, de saúde e segurança, proteção e qualidade ao longo das fases de investigação e desenvolvimento, conceção, produção e distribuição das notas de euro.

As notas de euro têm, por conseguinte, de ser produzidas de acordo com normas específicas do setor, nomeadamente as normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 ou ISO 45001, e de cumprir requisitos de segurança rigorosos.

Os fabricantes de elementos do euro têm de estar acreditados

O fabrico de elementos do euro e de elementos protegidos do euro também está sujeito a um procedimento de acreditação pelo BCE. Só os fabricantes acreditados podem participar e obter contratos em concursos para atividades relacionadas com elementos do euro ou elementos protegidos do euro.

As condições do procedimento de acreditação encontram-se definidas na Decisão BCE/2013/54, válida até 17 de maio de 2021. A partir de 18 de maio de 2021, é aplicável o procedimento de acreditação revisto, definido na Decisão BCE/2020/24. Ambas as decisões estão disponíveis e o período de transição de 12 meses entre as duas começou em 16 de maio de 2020 e termina em 17 de maio de 2021.

Além de melhorar a clareza, coerência e aplicabilidade do procedimento de acreditação, a Decisão BCE/2020/24 adiciona a conduta profissional ética como quinto requisito de acreditação dos fabricantes, a par dos requisitos relativos à proteção, à qualidade, e às questões de ambiente, saúde e segurança.

Domínios dos fabricantes acreditados

O BCE poderá conceder acreditação a fabricantes nos seguintes domínios:

  • Impressão de notas
  • Fabrico de papel de notas
  • Fabrico de tintas de impressão
  • Fabrico de películas holográficas
  • Fabrico de filetes de segurança
  • Fabrico de outros elementos protegidos

Mais informação sobre os procedimentos de acreditação pelo BCE

Para mais informações, descarregar as perguntas e respostas (em língua inglesa) sobre os procedimentos de acreditação que são relevantes para a atual acreditação nos termos da Decisão BCE/2013/54.

Se pretender solicitar acreditação

Envie uma mensagem de correio eletrónico para QEHS.accreditation@ecb.europa.eu, com uma breve descrição, em inglês, dos produtos que fabrica (no máximo, duas páginas A4). Em regra, respondemos no prazo de um mês.

Utilizamos encriptação PGP, com vista a assegurar uma comunicação segura. Descarregue a chave de encriptação PGP a utilizar para transmissão de informação sensível.

Outras oportunidades de cooperação com o BCE

Se pretender propor novos elementos de segurança ou tecnologias de produção ou processamento de notas, consulte a secção: Investigação e desenvolvimento no domínio das notas de banco – oportunidades de cooperação com o BCE.