Acreditação de fabricantes de notas
Garantia de notas de euro que respeitam as normas mais exigentes
O BCE tem o dever de assegurar a integridade do euro como meio de pagamento, aplicando as normas mais exigentes em termos ambientais, de saúde e segurança, ética, proteção e qualidade ao longo das fases de investigação e desenvolvimento, conceção, produção e distribuição das notas de euro.
As notas de euro têm, por conseguinte, de ser produzidas de acordo com normas específicas do setor, nomeadamente as normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001, e de cumprir requisitos de segurança rigorosos.
Fabricantes de elementos do euro têm de estar acreditados
O fabrico de elementos do euro e de elementos protegidos do euro também está sujeito a procedimentos de acreditação pelo BCE. Apenas os fabricantes acreditados podem participar nos concursos de adjudicação e celebrar contratos para atividades relacionadas com elementos do euro ou elementos protegidos do euro.
As condições dos procedimentos de acreditação são definidas na Decisão BCE/2020/24, aplicável desde 18 de maio de 2021.
Domínios dos fabricantes acreditados
- Impressão de notas
- Fabrico de papel de notas
- Fabrico de tintas de impressão
- Fabrico de bandas e elementos laminados holográficos
- Fabrico de filetes de segurança
- Fabrico de outros elementos protegidos
Mais informação sobre os procedimentos de acreditação pelo BCE
Para mais informação, descarregar as perguntas e respostas sobre os procedimentos de acreditação.
Pedidos de acreditação
Se pretender solicitar acreditação, envie uma mensagem de correio eletrónico com uma breve descrição em inglês (no máximo, duas páginas A4) dos produtos que fabrica para: QEHS.accreditation@ecb.europa.eu. Em regra, respondemos no prazo de um mês.
Utilizamos encriptação PGP, com vista a assegurar uma comunicação segura. Descarregue a chave de encriptação (PGP key of QEHS.accreditation) a utilizar para a transmissão de informação sensível.
Outras oportunidades de cooperação com o BCE
Se pretender propor novos elementos de segurança ou tecnologias de produção ou processamento de notas, consulte a secção “Investigação e desenvolvimento no domínio das notas de banco – oportunidades de cooperação com o BCE”.