Área envolvente

A cintura verde da cidade

Projeto para completar a cintura verde de Frankfurt

Projeto para completar a cintura verde de Frankfurt

© BCE

Os terrenos da nova sede do BCE encontram-se na interseção de dois espaços verdes da zona leste de Frankfurt: o Mainuferpark (um parque ao longo das margens do rio Meno) e o GrünGürtel (a cintura verde da cidade). Com a construção da sede do BCE, será preenchido o último espaço verde em falta, entre o Ostpark e as margens do rio, da cintura verde de Frankfurt.

O Hafenpark

Arranjo temporário do cais ao longo do Ruhrorter Werft

Arranjo temporário do cais ao longo do Ruhrorter Werft

© Robert Metsch

Está previsto o prolongamento do Mainuferpark ao longo do Hochkai (cais superior) do Ruhrorter Werft diretamente através do Hafenpark e até à ponte rodoviária Honsellbrücke. A Câmara de Frankfurt lançou um concurso para o arranjo paisagístico do Hafenpark.

Desporto e movimento

O objetivo do concurso do Hafenpark é criar uma área paisagística que tenha em conta o enquadramento pós-industrial e combine as suas diversas utilizações previstas de acordo com um conceito moderno. Por exemplo, o parque será consagrado ao tema “desporto e movimento” e disponibilizará instalações destinadas a diversos tipos de utilizadores que não sejam membros de nenhum clube e/ou ginásio. Em princípio, o Hafenpark permitirá a todas as pessoas que vivem e trabalham na zona desfrutarem de um espaço verde para se descontraírem e passarem os tempos livres.

Café no Ruhrorter Werft

Em 2011, abrirá um novo complexo de restauração, que funcionará durante todo o ano no Ruhrorter Werft, a cerca de 250 m da extremidade oeste do Hafenpark. O novo edifício formará um conjunto com os guindastes classificados como património cultural, que refletem o importante passado industrial da área das docas. Esta fusão será realçada em especial pela integração na estrutura do edifício de uma plataforma panorâmica acessível ao público, instalada sobre a via do guindaste.