Ostend

Ponto de encontro da cidade e do rio

O Großmarkthalle na zona leste de Frankfurt, 2002

O Großmarkthalle na zona leste de Frankfurt, 2002

© BCE/KingAir Luftfoto

As novas instalações do BCE estão a ser construídas nos terrenos do Großmarkthalle, o antigo mercado abastecedor de fruta e produtos hortícolas, na zona leste de Frankfurt, conhecida como “Ostend”. A localização da futura sede marca a fusão entre a cidade e o rio. A multifacetada zona leste de Frankfurt tem sido objeto de um desenvolvimento constante desde os anos 90, no contexto da reorganização do tecido urbano das zonas circundantes. No outro lado da linha férrea que atravessa o local, encontram-se as docas do Osthafen, que ainda apresentam marcas da época industrial, até há pouco tempo também visíveis em torno do Großmarkthalle. Classificados como património cultural, os dois conjuntos de guindastes no cais junto ao Großmarkthalle evocam esse passado industrial.

Mudanças estruturais

Por baixo dos guindastes do Ruhrorter Werft

Por baixo dos guindastes no Ruhrorter Werft

© Robert Metsch

A antiga zona industrial ao longo das margens do rio Meno, a oeste do Großmarkthalle, está gradualmente a transformar-se numa atrativa área residencial repleta de espaços verdes. É aqui que a renovação das estruturas e da paisagem urbana desta zona é mais evidente.

Paisagem urbana em transformação

Novos edifícios no Weseler Werft

Novos edifícios no Weseler Werft

© Robert Metsch

A transformação estrutural em curso de zona industrial em zona de serviços alterou a paisagem urbana da zona leste de Frankfurt nos últimos anos. O eixo principal do seu desenvolvimento é a Hanauer Landstrasse, que tem atraído um número crescente de empresas de serviços e espaços culturais.