Martin Elsaesser

O arquiteto do Großmarkthalle

Martin Elsaesser

Martin Elsaesser

© Martin-Elsaesser-Stiftung

O Großmarkthalle foi projetado por Martin Elsaesser no período em que, como Stadtbaudirektor da Câmara de Frankfurt, foi responsável pelo urbanismo da cidade. Construído entre 1926 e 1928, o Großmarkthalle é provavelmente a sua obra mais importante. Na época, era não só um dos maiores complexos de edifícios da cidade, como também a estrutura de betão armado com o maior vão livre do mundo. Durante o mandato de Ludwig Landmann como presidente da câmara, Frankfurt transformou-se numa metrópole. Elsaesser foi nomeado Stadtbaudirektor em 1925, por Landman, e, nessa qualidade, foi responsável por vários edifícios públicos, tais como a escola Pestalozzi em Seckbach, a escola primária de Römerstadt, a clínica psiquiátrica em Niederrad e a piscina coberta de Fechenheim. Contudo, nenhum edifício é tão simbólico do desenvolvimento de Frankfurt nessa época como o Großmarkthalle.

Biografia

Formação académica e início da carreira

Martin Elsaesser

Martin Elsaesser

© Martin-Elsaesser-Stiftung

Martin Elsaesser nasceu em Tübingen em 1884. Entre 1901 e 1906, estudou arquitetura na Universidade Técnica de Munique com Friedrich von Thiersch e na Universidade Técnica de Estugarda com Theodor Fischer. Em 1905, ganhou o concurso para o projeto de uma das igrejas luteranas de Baden-Baden, iniciando assim a sua carreira de arquiteto. Entre 1906 e 1908, trabalhou como assistente de Theodor Fischer em Munique e, de 1911 a 1913, como assistente do Professor Paul Bonatz na Universidade Técnica de Estugarda, onde, entre 1912 e 1920, também lecionou as cadeiras de Projeto, Arquitetura Medieval e Construção.

Auge da carreira

O Großmarkthalle nos anos 30

O Großmarkthalle nos anos 30

© Institut für Stadtgeschichte

Entre 1920 e 1925, Elsaesser assumiu o cargo de diretor da Escola de Artes e Ofícios em Colónia, a Kölner Werkschulen, como mais tarde ficou conhecida. Em 1925, foi nomeado Stadtbaudirektor de Frankfurt am Main, por Ludwig Landmann, o então Presidente da Câmara.


Alemanha nacional-socialista

Elsaesser desempenhou o cargo de Stadtbaudirektor até 1932, ano em que se mudou para Munique, onde prosseguiu o seu trabalho como arquiteto. Entre 1937 e 1945, viveu em Berlim. Na Alemanha nacional-socialista não lhe foi atribuído qualquer projeto, mas realizou vários na Turquia, incluindo a construção da sede do Sümerbank em Ancara.

Pós-guerra

Em 1945, Elsaesser deixou Berlim e regressou a Estugarda na esperança de ser contratado para as obras de reconstrução. No entanto, embora tenha publicado uma série de textos importantes sobre planeamento urbano, não conseguiu obter qualquer contrato. Assim, em 1948, assumiu o cargo temporário de Professor titular de Desenho na Universidade Técnica de Munique, o qual manteve até à sua reforma em 1955.

Martin Elsaesser faleceu em Estugarda em 1957.