Arranha-céus

Execução do ensoleiramento da torre dupla de escritórios

Ao longo de 2010, foram realizadas obras de remoção no edifício do Großmarkthalle e foi executado o ensoleiramento da torre dupla de escritórios. A oeste do arranha-céus encontra-se o parque de estacionamento subterrâneo destinado ao pessoal do BCE.

O ensoleiramento tem aproximadamente três metros de espessura. No reforço do betão, mediante a incorporação de varões de aço, foram utilizadas aproximadamente 4200 toneladas deste material. O ensoleiramento foi executado em segmentos, que exigiram betonagem contínua.

Construção dos pisos em subsolo

No inverno de 2010-2011, foram construídos os dois pisos em subsolo da torre dupla de escritórios e o parque de estacionamento subterrâneo independente, situado a oeste do arranha-céus e com capacidade para cerca de 600 viaturas, distribuídas por dois níveis.

Prossecução da construção dos pisos acima do solo

Em julho de 2011, a estrutura do arranha-céus ultrapassou em altura o Großmarkthalle. As duas torres de escritórios estão a crescer ao ritmo de um andar por semana, mas, em termos de altura, uma das torres é mais alta do que a outra. A estrutura do topo do arranha-céus está rodeada por uma malha amarela, que tem funcionado como proteção e permitido o avanço dos trabalhos de cofragem e betonagem em períodos de mau tempo e vento forte, sem colocar em risco a segurança dos trabalhadores – mesmo a grande altura. Os núcleos de betão das torres, juntamente com as instalações técnicas e os poços dos elevadores, estão a ser edificados com recurso a uma plataforma elevatória de mastro vertical, enquanto os pisos estão a ser construídos com utilização de mesas de cofragem. A construção dos núcleos de betão apresenta um avanço de um a três pisos em relação à construção dos pavimentos.

Instalação da primeira plataforma de ligação

Em novembro de 2011, foi montada a primeira armação em aço, de um total de 14, no átrio entre as duas torres de escritórios. Estas armações, juntamente com as plataformas de ligação, irão escorar as duas torres de escritórios e estão ancoradas a grandes nós de fixação. A primeira placa de ligação foi instalada em julho de 2011. As armações em aço são entregues no estaleiro em segmentos e colocadas na zona do átrio. Os vários segmentos são depois soldados entre si, de forma a que cada armação seja constituída por duas partes iguais.