Obras de remoção

Desmantelamento de edifícios – tijolo a tijolo

Demolição do anexo situado a oeste

Demolição do anexo situado a oeste

© Robert Metsch

Entre a primavera e o outono de 2008, foram efetuadas obras de construção preliminares na área do antigo Großmarkthalle e da nova sede do BCE, a fim de preparar o terreno para as obras de construção principais. Procedeu-se à demolição da antiga plataforma de caminhos de ferro e dos dois anexos de quatro andares. Algumas partes dos anexos foram cuidadosamente desmanteladas à mão para que os tijolos pudessem ser utilizados na renovação da fachada do edifício do Großmarkthalle. Esta reutilização deve-se ao facto de a cor dos novos tijolos não ser idêntica à dos antigos, em virtude dos diferentes materiais e técnicas de fabricação.

Preparação do terreno

Remoção manual da alvenaria de tijolo e demolição do anexo situado a oeste

Remoção manual da alvenaria de tijolo e demolição do anexo situado a oeste

© Robert Metsch

A Câmara de Frankfurt am Main procedeu à limpeza e preparação do terreno antes da transferência da propriedade para o BCE. Estas obras decorreram entre a primavera e o outono de 2004 e envolveram a demolição de edifícios que não mereciam ser preservados, designadamente o “blaue Halle”, o “Importhalle” (que servia sobretudo de armazém para frutos tropicais importados) e o “Ami-Halle” (utilizado pelas tropas dos Estados Unidos com bases na região), a sul do Großmarkthalle, bem como as “Hallenhütten”, de dimensões mais pequenas, situadas a norte do Großmarkthalle, entre o pavilhão do mercado e a Sonnemannstrasse.

Reciclagem

O entulho resultante das obras de demolição, como madeira, tijolos, vidro e materiais de cobertura, foi criteriosamente separado e acondicionado, sendo depois reciclado ou eliminado.