Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

Decisões de política monetária

10 de março de 2016

Na reunião de hoje, o Conselho do BCE tomou as seguintes decisões de política monetária:

(1) A taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento do Eurosistema será reduzida em 5 pontos base, passando para 0.00%, com efeitos a partir da operação a liquidar em 16 de março de 2016.

(2) A taxa de juro aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez será reduzida em 5 pontos base, passando para 0.25%, com efeitos a partir de 16 de março de 2016.

(3) A taxa de juro aplicável à facilidade permanente de depósito será reduzida em 10 pontos base, passando para -0.40%, com efeitos a partir de 16 de março de 2016.

(4) As aquisições mensais realizadas ao abrigo do programa de compra de ativos aumentarão para €80 mil milhões, a partir de abril de 2016.

(5) As obrigações denominadas em euros com grau de investimento emitidas por sociedades não bancárias estabelecidas na área do euro serão incluídas na lista de ativos elegíveis para aquisições regulares.

(6) Será lançada, a partir de junho de 2016, uma nova série de quatro operações de refinanciamento de prazo alargado direcionadas (ORPA direcionadas II), cada uma delas com um prazo de quatro anos. As condições de financiamento no âmbito destas operações podem ser tão reduzidas quanto a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de depósito.

O Presidente do BCE exporá as razões que determinaram estas decisões numa conferência de imprensa a realizar hoje às 14h30 (hora da Europa Central).

Para a formulação exata acordada pelo Conselho do BCE, consultar a versão em língua inglesa.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa