European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

Adesão da Letónia à área do euro

1 de janeiro de 2014
  • O euro entra em circulação na Letónia
  • O Latvijas Banka passa a ser membro do Eurosistema

O euro foi hoje introduzido com êxito na Letónia, aumentando, assim, para 18 o número de Estados-Membros da União Europeia (UE) que utilizam a moeda única e para cerca de 333 milhões os cidadãos europeus que partilham a mesma moeda.

“Em nome do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), acolho com agrado este novo alargamento da área do euro. A Letónia ganhou o seu lugar como parte integrante da União Económica e Monetária”, declarou Mario Draghi, Presidente do BCE.

Em resultado da adoção do euro pela Letónia, o Latvijas Banka (o banco central nacional letão) passa a ser membro do Eurosistema, o sistema de bancos centrais da área do euro, que compreende o BCE e, a partir de hoje, os 18 bancos centrais nacionais dos Estados-Membros da UE que adotaram o euro. Em conformidade com os Estatutos do Sistema Europeu de Bancos Centrais e do BCE, o Latvijas Banka efetuou o pagamento do remanescente da sua subscrição do capital do BCE e procedeu à transferência da respetiva contribuição para os ativos de reserva do BCE.

A integração das instituições financeiras monetárias (IFM) letãs no sistema bancário da área do euro, em 1 de janeiro de 2014, já foi tomada em consideração na informação divulgada em 27 de dezembro de 2013 sobre as necessidades de liquidez da área do euro e a colocação de referência. As contrapartes letãs do Eurosistema poderão participar nas operações de mercado aberto do BCE anunciadas após 1 de janeiro de 2014.

A lista de IFM localizadas na Letónia sujeitas a reservas mínimas será brevemente disponibilizada no sítio do BCE, tal como as listas de IFM localizadas em outros Estados-Membros da UE que adotaram o euro. Foi igualmente estabelecido um período de manutenção transitório, de 1 a 14 de janeiro de 2014, para a imposição de reservas mínimas às IFM letãs. Os ativos localizados na Letónia elegíveis como garantia em operações de crédito do Eurosistema serão também adicionados à lista de ativos transacionáveis elegíveis da área do euro, a qual se encontra disponível no sítio do BCE.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Niels Bünemann (tel.: +49 69 1344 6594).

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa