COMUNICADO

Lançamento de um novo jogo didático

17 de abril de 2013

O Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais nacionais (BCN) do Eurosistema lançaram hoje um novo jogo didático online, designado “ Top Floor – A Caminho do Topo!”.

O jogo é dirigido a jovens entre os 18 e os 25 anos e consiste num questionário interativo, que tem como cenário os elevadores de uma versão fictícia da futura sede do BCE.

A missão dos jogadores é entregar um total de sete relatórios ao Conselho do BCE, que irá reunir no último andar do edifício. À medida que os jogadores vão subindo nos elevadores, têm de responder a uma série de perguntas de escolha múltipla sobre o quadro institucional, a organização e as funções do BCE, do Eurosistema e do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC). Por cada resposta certa, recolhem um dos relatórios de que necessitam.

O jogo explica, de forma lúdica mas informativa, o complexo trabalho do BCE, do Eurosistema e do SEBC. Os jogadores adquirem, em particular, uma perspetiva geral dos dados e das análises, com base nos quais o Conselho do BCE decide sobre as taxas de juro na área do euro.

Trata-se do terceiro jogo didático criado pelo BCE e pelos BCN do Eurosistema e surge na sequência dos jogos “ €conomia – O Jogo da Política Monetária” e “ Inflation Island”, lançados em 2010. Tal como os jogos anteriores, foi produzido em 22 línguas oficiais da União Europeia e encontra-se disponível na secção “Material didático” do sítio do BCE (http://www.ecb.europa.eu/ecb/educational/html/index.pt.html) e nos sítios dos BCN do Eurosistema.

Educational

Contactos de imprensa