Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

Decisões de política monetária

8 de Outubro de 2008

No contexto da actual crise financeira, os bancos centrais encetaram um processo estreito de consulta contínua e têm cooperado em medidas conjuntas sem precedentes, tais como a cedência de liquidez com vista a reduzir as tensões nos mercados financeiros.

As pressões inflacionistas começaram a registar uma moderação em vários países, reflectindo, em parte, uma descida acentuada dos preços dos produtos energéticos e de outras matérias-primas. As expectativas de inflação estão a diminuir e permanecem ancoradas à estabilidade de preços. A recente intensificação da crise financeira aumentou os riscos descendentes para o crescimento e, por conseguinte, reduziu ainda mais os riscos ascendentes para a estabilidade de preços.

Assim, é necessário que as condições monetárias sejam um pouco mais acomodatícias a nível mundial. Nessa conformidade, o Bank of Canada, o Bank of England, o BCE, a Federal Reserve, o Sveriges Riksbank e o Swiss National Bank anunciam hoje reduções nas respectivas taxas de juro. O banco central do Japão comunicou que apoia fortemente essas medidas.

O Conselho do BCE tomou, por teleconferência, as seguintes decisões de política monetária:

  • A taxa mínima de proposta aplicável às operações principais de refinanciamento do Eurosistema será reduzida em 50 pontos base, passando para 3.75 %, com efeitos a partir da operação a liquidar em 15 de Outubro de 2008.
  • A taxa de juro aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez será reduzida em 50 pontos base, passando para 4.75 %, com efeitos imediatos.
  • A taxa de juro aplicável à facilidade permanente de depósito será reduzida em 50 pontos base, passando para 2.75 %, com efeitos imediatos.

Na área do euro, os riscos inflacionistas ascendentes registaram recentemente um novo decréscimo. Continua a ser imperativo evitar efeitos de segunda ordem generalizados na fixação dos preços e dos salários. A manutenção das expectativas de inflação firmemente ancoradas em níveis compatíveis com o nosso objectivo de assegurar a estabilidade de preços a médio prazo apoiará um crescimento sustentável e o emprego e contribuíra para a estabilidade financeira.

Para obter informação sobre as medidas tomadas pelos outros bancos centrais, consultar os seguintes sites:

Bank of Canada: www.bank-banque-canada.ca

Bank of England: www.bankofengland.co.uk

Federal Reserve Board: www.federalreserve.gov

Sveriges Riksbank: www.riksbank.com

Swiss National Bank: www.snb.ch

Bank of Japan: www.boj.or.jp

Para a formulação exata acordada pelo Conselho do BCE, consultar a versão em língua inglesa.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa