COMUNICADO

Decisões de política monetária

13 de Setembro de 2001

O Conselho do BCE gostaria de exprimir o seu profundo pesar pelos trágicos e sem precedentes eventos, resultantes de actos de terrorismo, ocorridos nos Estados Unidos. Apresenta as suas sentidas condolências e estende a sua solidariedade a todos os atingidos por estes terríveis actos. A força e resistência intrínsecas do sistema económico dos Estados Unidos não serão afectadas pelos recentes acontecimentos.

Na reunião de hoje, o Conselho do BCE decidiu que a taxa mínima de proposta aplicada às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicadas à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito permanecerão sem alterações em 4.25%, 5.25% e 3.25%, respectivamente.

O Conselho do BCE irá acompanhar de perto a evolução da economia nos Estados Unidos e a nível mundial.

O Conselho do BCE volta a confirmar que o Eurosistema apoiará o funcionamento normal dos mercados. Neste contexto, o Eurosistema realizou, ontem e hoje, operações de regularização de cedência de liquidez. Apesar de as expectativas serem de que as condições normais irão prevalecer num futuro próximo, o Eurosistema irá continuar a acompanhar de perto a evolução nos mercados financeiros e, se necessário, intervirá. O Eurosistema está a coordenar a respectiva actividade com o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos e com outros importantes bancos centrais a nível mundial.

Contactos de imprensa