Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

O EUROSISTEMA REALIZARÁ UMA OPERAÇÃO DE REGULARIZAÇÃO DESTINADA À ABSORÇÃO DE LIQUIDEZ NO DIA 5 DE JANEIRO DE 2000

4 de Janeiro de 2000

O BCE decidiu realizar uma operação de regularização destinada à absorção de liquidez no dia 5 de Janeiro de 2000, com liquidação no próprio dia e vencimento em 12 de Janeiro de 2000. A operação terá a forma de constituição de depósitos a prazo fixo e será realizada através de um leilão rápido de taxa variável. Serão aceites propostas a uma taxa de juro até um máximo de 3%. O montante rateado previsto, a especificar amanhã no anúncio de leilão que será emitido às 11:00 horas, será de cerca de EUR 35 mil milhões. Serão convidadas a participar as contrapartes seleccionadas para operações de regularização.

A situação de liquidez actual reflecte o empenho do BCE em evitar a ocorrência de restrições de liquidez durante a transição para o ano 2000, assim como a expansão substancial da liquidez proporcionada por factores autónomos no início do ano. Dado que a transição para o ano 2000 se realizou sem problemas, o BCE considera oportuno ajustar a situação de liquidez em conformidade. Esta decisão tem em conta o facto que a próxima operação principal de refinanciamento só será realizada no dia 12 de Janeiro de 2000, dado que o BCE decidiu em Setembro de 1999 eliminar, por razões de prudência, o vencimento e renovação de operações principais de refinanciamento durante a primeira semana deste ano.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa