Assuntos internacionais

Assuntos internacionais

O BCE é uma instituição fundamental no domínio dos assuntos económicos e financeiros internacionais. É o banco central da segunda maior economia do mundo, a área do euro, e emite a segunda moeda mais utilizada a nível internacional – o euro.

Além disso, constitui o cerne da supervisão bancária europeia, sendo uma das maiores autoridades de supervisão a nível mundial.

A área do euro está extremamente integrada na economia mundial e, por conseguinte, a sua prosperidade também depende da conjuntura internacional. Por seu turno, a evolução económica e as políticas da área do euro podem afetar países terceiros.

Um bom conhecimento da economia mundial e do sistema monetário e financeiro internacional é essencial para a conceção da política monetária e a salvaguarda da estabilidade financeira na área do euro. Para o efeito, o BCE:

  • acompanha e analisa a evolução económica e financeira mundial, a arquitetura financeira internacional e o papel internacional do euro
  • participa em instituições e fóruns internacionais que lidam com questões económicas, financeiras e monetárias
  • estabelece relações com os bancos centrais de todo o mundo, trocando pontos de vista e conhecimentos e explicando as suas políticas