EUR-Lex Access to European Union law

Back to EUR-Lex homepage

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 52009AB0076

Parecer do Banco Central Europeu, de 29 de Setembro de 2009 , sobre uma proposta de regulamento do Conselho relativo à introdução do euro (CON/2009/76)

OJ C 246, 14.10.2009, p. 1–2 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

14.10.2009   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

C 246/1


PARECER DO BANCO CENTRAL EUROPEU

de 29 de Setembro de 2009

sobre uma proposta de regulamento do Conselho relativo à introdução do euro

(versão codificada)

(CON/2009/76)

2009/C 246/01

Introdução e base jurídica

Em 15 de Julho de 2009 o Banco Central Europeu (BCE) recebeu do Conselho da União Europeia um pedido de parecer sobre uma proposta de regulamento do Conselho relativo à introdução do euro (versão codificada) (1) (a seguir «regulamento proposto»).

A competência do BCE para emitir o presente parecer baseia-se no terceiro período do n.o 4 do artigo 123.o do Tratado que institui a Comunidade Europeia. O presente parecer foi aprovado pelo Conselho do BCE nos termos do artigo 17.o-5, primeiro período, do regulamento interno do BCE.

De uma forma geral o BCE encara favoravelmente a codificação do acervo comunitário, e em especial no domínio da união económica e monetária, o que contribui para um quadro jurídico mais claro, eficaz e transparente.

Do anexo consta uma proposta de redacção específica, acompanhada da respectiva explicação.

Feito em Frankfurt am Main, em 29 de Setembro de 2009.

O Presidente do BCE

Jean-Claude TRICHET


(1)  COM(2009) 323 final.


ANEXO

Proposta de redacção

Texto proposto pela Comissão

Alterações propostas pelo BCE (1)  (2)

Alteração 1

Disposição final

«O presente regulamento é obrigatório em todos os seus elementos e directamente aplicável em todos os Estados-Membros, nos termos do artigo 249.o do Tratado, sob reserva do disposto no Protocolo relativo a certas disposições relacionadas com o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte e no Protocolo relativo a certas disposições respeitantes à Dinamarca e no n.o 1 do artigo 122.o do Tratado.»

«O presente regulamento é obrigatório em todos os seus elementos e directamente aplicável em todos os Estados-Membros, nos termos do artigo 249.o do Tratado, sob reserva do disposto no Protocolo relativo a certas disposições relacionadas com o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte e no Protocolo relativo a certas disposições respeitantes à Dinamarca e no n.o 1 do artigo 122.o do Tratado que institui a Comunidade Europeia

Explicação

A alteração de redacção sugerida segue a orientação fornecida pelo Formulário dos actos estabalecidos no quadro do Conselho da União Europeia (doc. SN 1315/1/08 Rev 1, pág. 3) disponível em inglês em http://ec.europa.eu, segundo o qual«(E)sta fórmula é inserida em substituição da fórmula habitual sempre que o regulamento não se aplicar a ou em todos os Estados-Membros (por exemplo, Estados-Membros que não participem no euro…)».


(1)  O texto a aditar por proposta do BCE figura em negrito no corpo do artigo.

(2)  As palavras riscadas no corpo dos artigos indicam o texto a suprimir a por proposta do BCE.


Top