Concurso “Euro Video Challenge”

Concurso “Euro Video Challenge”

Últimas notícias

O Concurso “Euro Video Challenge” terminou e o júri está agora a avaliar os vídeos apresentados. Agradecemos a todos os que participaram! Os participantes elegíveis para receber um prémio serão contactados no início de outubro.

Os indivíduos ou equipas que realizaram o(s) melhor(es) vídeo(s) serão convidados para a cerimónia de entrega de prémios em Lyon (França), que terá lugar na quinta-feira, 9 de novembro de 2017 – o 10.º aniversário da conferência sobre economia “Les Journées de l’économie” ou “Jéco”.

O vídeo vencedor é premiado com 4 mil euros. Dependendo da decisão do júri sobre a qualidade dos vídeos, poderão também ser atribuídos um segundo e terceiro prémios, no montante de, respetivamente, 3 e 2 mil euros. Além disso, os melhores vídeos poderão ser exibidos nas redes sociais do BCE e da Jéco.

A seleção do(s) melhor(es) vídeo(s) será efetuada com base nos seguintes critérios:

  • conteúdo: manifesta capacidade de transmissão de mensagens claras e conhecimentos demonstrados sobre a matéria
  • capacidade comunicativa (a utilização de elementos visuais/animados será considerada uma mais-valia): originalidade das técnicas de comunicação utilizadas
  • valor lúdico-didático: mérito educacional e facilitação da experiência dos espetadores

Desafio

Convidámos jovens de 18 a 30 anos a apresentar, entre 6 de julho e 24 de setembro de 2017, um vídeo sobre um tema económico relacionado com a atividade do BCE. O desafio consistia em realizar um breve vídeo cativante e fácil de entender, adequado a um público jovem, possivelmente sem quaisquer conhecimentos sobre a matéria.

Era necessário apresentar um vídeo original (com uma duração não superior a 2 minutos e 20 segundos) e o guião correspondente (que não podia exceder 1 500 palavras).

Júri

  • Benoît Cœuré: Membro da Comissão Executiva, BCE
  • Christine Graeff: Diretora-Geral de Comunicação, BCE
  • Agnès Bénassy-Quéré: Professora, École d’Économie de Paris, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne
  • Luis Garicano: Professor, London School of Economics
  • Francesco Giavazzi: Professor, Innocenzo Gasparini Institute for Economic Research, Università Bocconi
  • Jan Pieter Krahnen: Professor, Loewe-Zentrum SAFE, Goethe-Universität